10:55Briga sobre incoerência

Mensagem enviada pela assessoria de imprensa do deputado estadual Ademar Traiano (PSDB), líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, em resposta à coluna do jornalista Celso Nascimento publicada na edição de domingo do jornal Gazeta do Povo (http://www.gazetadopovo.com.br/colunistas/conteudo.phtml?tl=1&id=1270702&tit=A-nau-dos-incoerentes).

Contraditório negado

(Esse artigo foi produzido pelo deputado Ademar Traiano (PSDB), líder do governo na Assembleia, para responder a coluna do jornalista Celso Nascimento, publicada na Gazeta do Povo domingo (01/07). Na visão do deputado, o colunista ataca o governador Beto Richa de forma injusta e maliciosa, baseado em informações inverídicas. Como a Gazeta não abrigou a réplica – impedindo o exercício do contraditório – Traiano decidiu distribuir o material à imprensa para que os paranaenses possam fazer suas próprias avaliações. O material foi enviado para redação do jornal na segunda-feira).

O novo passageiro da nau dos incoerentes

Ademar Traiano

Gustavo Fruet, durante o período em que foi deputado federal pelo PSDB (1998-2010), fez nome pelo combate ao Partido dos Trabalhadores, ao ex-presidente Lula e a suas práticas condenáveis.

Em 13 de julho de 2007, por exemplo, Fruet afirmou que “o presidente Lula está banalizando os atos de corrupção”. Completou afirmando que Lula estava “dando os piores exemplos para os jovens com as reiteradas manifestações de leniência com a corrupção”.

Em dezembro de 2010, Fruet afirmou que o “PAC sustentou o discurso oficial no governo Lula e foi a âncora da campanha da nova presidente. Mas a realidade mostra que é um estelionato”.

Ainda em 2010, Fruet estranhou a “história de sucesso” do filho de Lula. Lulinha era monitor de jardim zoológico. Tão logo o pai chegou a Presidência descobriu um insuspeitado tino empresarial e passou a desfrutar de um sucesso financeiro fulminante.

No dia 24 de maio último, o mesmo Fruet foi até Lula em São Paulo para pedir a benção para sua candidatura a prefeito de Curitiba em aliança com o PT. Sobre o passado de conflitos e denúncias ao PT e ao ex-presidente foi muito discreto. “Falei para ele (Lula) que, na ocasião, assumi a postura que o momento exigia: fui contundente na investigação, mas nunca entrei em desqualificação pessoal do presidente”, minimizou Fruet.

Esta evidente e chocante incoerência de Fruet, que passou de crítico hostil a amigo de infância dos petistas e de Lula, foi enfatizada no anúncio da escolha de Rubens Bueno (PPS) para vice de Luciano Ducci (PSB) para disputar a prefeitura de Curitiba. A palavra “COERÊNCIA” foi posta em destaque para se contrapor a reviravolta política e ideológica de Fruet.

O jornalista Celso Nascimento, que cultiva uma conhecida vendeta pessoal contra o governador Beto Richa (que apóia Ducci), decidiu assumir a defesa de Fruet em sua coluna de domingo na Gazeta do Povo. Nascimento tenta sustentar a tese que a incoerência política não é exclusividade de Fruet e que Beto Richa padeceria do mesmo mal.

Para dar suporte a esse argumento, o jornalista enumerou algumas circunstâncias que demonstrariam a incoerência do governador. Nenhuma delas tem sequer sombra da gravidade daquelas envolvendo Fruet e o PT. Ainda assim, Nascimento teve de recorrer a informações inverídicas para tentar fundamentar seu raciocínio.

Celso Nascimento afirma, por exemplo, que Beto foi filiado ao PFL. Ora, o governador nunca foi filiado a essa legenda. Também garante que Beto Richa teria prometido em 2008 – com registro em cartório – ficar quatro anos na prefeitura de Curitiba. Tal registro nunca ocorreu. O que Beto registrou em cartório foi o seu programa de governo, que foi e vem sendo cumprido.

O ressentimento pessoal do jornalista contra Beto Richa, que é notório e antigo, e já teve desdobramentos na Justiça (em todos os casos Celso Nascimento foi derrotado), tem levado o jornalista perder a objetividade essencial ao bom exercício de sua profissão e se tornar o mais novo passageiro na “nau dos incoerentes” – uma embarcação imaginária que criou e na qual embarcou em sua coluna de domingo. O bom profissional do jornalismo deve prezar sempre pela independência e o compromisso com a verdade. Advogar por uma candidatura não é sinônimo de imparcialidade.

Ademar Traiano é deputado estadual pelo PSDB e líder do governo na Assembleia Legislativa.

Compartilhe

18 ideias sobre “Briga sobre incoerência

  1. leitor

    Que gozado, Zé: teu blog só menciona a coluna agora que publica a resposta (chapa branquíssima) do líder do governo. Entre um colega de profissão e o governo, escolhes o governo (ao qual já serviu quando o governador era outro, mas os personagens os mesmos). Vale reler o trecho final redigido pelo escriba do Traiano (porque da pena dele jamais sairia algo tão coerente): “O bom profissional do jornalismo deve prezar sempre pela independência e o compromisso com a verdade. Advogar por uma candidatura não é sinônimo de imparcialidade.”

  2. Francisdo de Assis.

    Parabéns ao CELSO NASCIMENTO.

    Esse não é venal nem TRAIA no ( novo sinonimo de idiota e arrumador de emprego para o filho ). Não tem moral o sr, TRAIAno.
    Para defender esse governicho, só alguém sem cabeça e paumandado.
    A famíia Richa é que adora , curte e faz perseguições. O finado pai do lesma do Governador , aprontou contra funcionários da COPEL e do BADEP, com os pucha-sacos de plantão. PERDEU TODAS E SUMIU DO MAPA
    Já viram como o Paraná está paralizado ? Depois do Maria Louca, merecíamos um governador, que é um fantoche
    .
    Até o Maria Louca está assanhado para voltar.
    Estaremos mortos.

  3. josué

    A arrogância da Gazeta (que tem um virtual monopólio de mídia no Paraná) e a parcialidade do jornalista Celso Nascimento, que é notória, só deixam ao leitor um espaço para saber o que acontece de fato. São veículos alternativos, como esse blog, que mantém a coerência e dá espaço para as versões contraditórias. Parabéns ao Zé Beto que, nesse episódio, marcou um tento importante. Inclusive trazendo a coluna do Celso para que o leitor possa fazer uma avaliação equilibrada dos dois lados dessa pendenga.

  4. Jucilei

    É lamentável a postura desse jornal. O bordão “A Gazeta Mente” cada dia é mais real. Esse jornal vive atacando o meu Atlético também com informações incorretas.

  5. José marinho

    A melhor forma de não saber o que está acontecendo no paraná é ler a gazeta, um jornal parcial e incoerente. saudades do doutor francisco.

  6. Três Oitão

    A gazeta não divulga direito de resposta, mas divulga o nome e endereço de policiais jurados de morte pelos malacos.

  7. curioso

    Isso é política….parabéns aos corajosos…e aos hipócritas somente o desprezo…

  8. Lidia

    O Traiano só errou a data da filiação do Fruet no PSDB. Não foi em 1998, e sim em 2004, qdo a dobradinha Beto/Ducci já estava formada. Ou seja, chegou tarde e saiu cedo.

  9. Maringas

    o povo que está no governo vai perder a eleição se ficar insistindo nesse discurso de “Coerência”. O Beto Richa, se fosse “coerênte” não seria governador; ainda estaria na Prefeitura, como assinou em cartório uma promessa de que não abandonaria o cargo na metade.
    Coerência é não cumprir promessa?
    Gustavo Fruet é o melhor candidato que a cidade oferece, e por coerência, a cidade vai eleger o melhor.

  10. Lucas Rebello

    A conhecida arrogância e prepotência da Gazeta foi enfrentada com destemor pelo deputado Traiano. Aplaudo a coragem deste blog em abrir espaço para que todos saibam o outro lado dessa história.

  11. leitor

    Nesse episódio, Zé Beto só marcou tentos com o pessoal do Palácio, seus ex-(?) patrões.

  12. Analecto Borges

    Essa Gazeta gosta de criticar os outros, mas quando é mostrada a verdade sobre ela se omite. Censurar uma resposta e lamentável. Ótimo artigo.

  13. Barão do Rio Branco

    Zé, descobri o problema do líder do Gov. BR-100(lembra da música). Ele pensa uma coisa e é outra. Dinheiro ganho com muita facilidade muda a personalidade do sujeito, que o diga o Dep. Kleiton Quielse lá no conselho desrética da Alep, onde acusou seus pares de receber alguns milhares de reais das empresas de pedágio, hoje na radio BandNews.

    http://www.g17.com.br/noticia/brasil/gato-que-pensa-que-e-tigre-esta-causando-terror-e-medo-nas-pessoas-em-uruacu.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.