17:51Apoio ao povo palestino

Da assessoria de imprensa da liderança do PT na Assembleia Legislativa do Paraná:

Deputados aprovam moção de apoio ao povo palestino

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira,4, moção apresentada pela bancada do PT pelo reconhecimento do direito do povo palestino constituir seu Estado e pelas admissão do Estado palestino como membro pleno da Organização das Nações Unidas-ONU. O debate se deu por ocasião da visita do embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Al-Zeben.

O embaixador usou da tribuna para defender a causa palestina. Ele fez um histórico da questão, desde a partilha de 1947 até hoje, e pediu o apoio dos deputados e do povo paranaense para o reconhecimento do Estado palestino. Agradeceu ao governo brasileiro a posição assumida nos últimos anos (o governo Lula reconheceu o Estado palestino em 2010, e a presidente Dilma exigiu o mesmo da ONU na Assembleia Geral de 2011).

Al-Zeben lembrou que era 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos. Ele saudou o povo norte-americano pela data e disse esperar o mesmo empenho dos Estados Unidos em prol da independência palestina.

O discurso do embaixador foi antecedido pelo pronunciamento do deputado Ênio Verri, que, em nome da bancada do PT, saudou o representante palestino. Verri lembrou que 139 dos 193 países que compõem a ONU (72%) já reconhecem o Estado palestino. Referiu-se também à existência de 11 milhões de palestinos, dos quais 5 milhões são refugiados, e às resoluções da ONU que determinavam o retorno dos refugiados e sua indenização.

Agenda

O embaixador da Palestina permanece em Curitiba até sábado pela manhã, quando retorna a Brasília. Nesta quarta-feira à noite, ele participa de um jantar com a comunidade palestina no restaurante Le Liban.
Na quinta-feira, ele será recebido às 9 horas na Câmara Municipal e, às 10h30, participa de reunião na Associação dos Municípios do Paraná. Às 16h30, na sede da APP-Sindicato (avenida Iguaçu, 880), ele dá entrevista coletiva a assessores de comunicação de sindicatos e movimentos sociais.

À noite, o embaixador profere palestra na própria APP-Sindicato, sobre o tema “Trajetória histórica e os desafios da conjuntura palestina”.
Na sexta-feira, às 9 horas, ele será recebido pela assessora de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Lara de Lacerda Santos Rodrigues. Às 12h30, irá à mesquita muçulmana (rua Kellers, 383). À noite, participa de jantar com a comunidade árabe e convidados.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.