9:24O bônus e o ônus da máquina de Ducci

por André Gonçalves, na coluna “Conexão Brasília” do jornal Gazeta do Povo

O prefeito Luciano Ducci (PSB) terá de fazer uma campanha para reeleição atípica neste ano. Como não tem vice (ele assumiu após a candidatura de Beto Richa a governador, em 2010), não poderá se licenciar do cargo. Pedir votos, só fora do expediente ou no horário eleitoral.

É um pequeno ônus perto do bônus de ter a máquina administrativa na mão. E não se trata de uma estrutura qualquer – Curitiba tem um invejável orçamento que supera os R$ 5 bilhões ao ano e um calendário de obras grandiosas cuja conclusão curiosamente desemboca nos próximos meses. Além disso, há o combustível extra do apoio irrestrito do governo do estado.

Apesar disso, o fato de permanecer amarrado ao trabalho de gabinete enquanto a campanha pega fogo nas ruas pesou na escolha de Rubens Bueno (PPS) como vice. A ideia é que o deputado federal percorra a cidade de dia, enquanto Ducci faz o contraturno. O problema é que Bueno também afirmou que não vai pedir licença da Câmara.

Na prática, o segundo semestre de anos com disputas eleitorais costuma ser um marasmo no Congresso Nacional. Há apenas votações esparsas, enquanto candidatos e não candidatos dedicam-se às suas “bases”. Mas nenhum parlamentar deixa de receber o salário no fim do mês.

A situação gera um subgênero do financiamento público de campanha. Você paga o congressista para elaborar leis e fiscalizar o governo, mas ele está preocupado em ganhar uma nova eleição, que não tem qualquer ligação com o Parlamento. Justiça seja feita, não foi Bueno quem inventou o costume.

Principal rival de Ducci, Gustavo Fruet (PDT) também não se licenciou do mandato de deputado federal em 2010, quando concorreu ao Senado. Outro nome forte no páreo curitibano, Ratinho Júnior (PSC) até cogitou afastar-se da Câmara dos Deputados a partir deste mês, mas ainda não formalizou a decisão.

Quanto ao uso da máquina para fazer campanha, Lula talvez tenha sido o maior exemplo de como fazer isso na cara de pau sem se dar mal. Entre 2008 e 2010, toda e qualquer inauguração serviu de palanque para promover a pouco carismática ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O sucesso de Lula fez escola.

Em suas defesas, políticos vão sempre dizer que é impossível dissociar o exercício do mandato da prática política.

Parlamentares também vão alegar que distanciar-se do cargo é uma traição aos seus eleitores. São meias-verdades.

Em primeiro lugar, porque também é perfeitamente possível interpretar como traição eleger-se para um cargo e logo depois candidatar-se a outro. Os eleitores de Campo Mourão que votaram em Bueno para deputado federal, por exemplo, não ganham absolutamente nada caso ele seja eleito vice-prefeito da capital. Está aí mais uma deturpação do sistema, que só poderia ser resolvida via reforma política (e como a reforma é um conto da carochinha, melhor esperar sentado).

Cobrar que os eleitos cumpram as atribuições para as quais foram escolhidos deveria ser uma tarefa básica dos eleitores. Pode parecer chato, mas é só um pequeno exercício de reflexão. Sem falso moralismo, fazer política não é o problema – o errado é fazer campanha eleitoral o tempo inteiro.

——————————

Nos corredores

Partido do Poder

Definido pelo presidente Gilberto Kassab como um partido que não é de direita nem de esquerda, o PSD tem uma linha clara em 2012: ficar do lado das candidaturas mais fortes. Em São Paulo, a legenda está com o PSDB de José Serra, no Rio com o PMDB de Eduardo Paes, e em Salvador com o PT de Nelson Pellegrino. Em Curitiba, a legenda vai com o PSB de Luciano Ducci – mas está mesmo de olho na força eleitoral do tucano Beto Richa.

Transparência opaca

Depois de anunciarem com pompa que seguiriam o exemplo do Executivo federal e divulgariam os salários individualizados dos servidores, Câmara e Senado estão bem próximos de voltar atrás. A ideia é manter o sistema atual, pelo qual é possível saber conhecer parcialmente os salários por meio de um cruzamento de informações.

Deixa com “Ele”

Ferrenho defensor do ex-presidente paraguaio Fernando Lugo, o senador Roberto Requião esquivou-se dos ataques à conduta pessoal do ex-bispo durante reunião da Comissão Brasileira no Parlamento do Mercosul, semana passada. “Esse julgamento moral e religioso vamos deixar por conta do Senhor”, disse Requião.

Compartilhe

10 ideias sobre “O bônus e o ônus da máquina de Ducci

  1. Jones Goulart

    AS OBRAS JÁ SÃO MAIS QUE UMA PROPAGANDA. SABADO DO LADO SO SHOPNG CURITIBA NA MOTA JA TEVE OBRAS ATE O MEIO DIA, ATAPALHANDO OTRANSITO E A VIDA DE MORADORES COM OEU DA REGIAO.
    NEM PRECISA DE PROPAGANDA ELEITORAL O PREFEITO

  2. beto

    a típica prefeitura enrolada!!! o atual prefeito pensa muito em aparecer e pouco se dará conta do serviço…administrar obras, campanha, horários, além do vice que diz que não deixará a câmara para se dedicar à campanha!!! hahaha ééé ta ficando dificil hein ducci

  3. cleiton

    Fazer campanha política e ao mesmo tempo assumir o cargo, no caso de prefeito, é muito para Ducci. Gustavo Fruet, embora nao tenha se afastado da Câmara, com certeza terá mais preparo e mais tempo para organizar a campanha e planejar seus projetos. Meu voto é nele

  4. jessica

    Como vou votar num candidato que não tem o apoio do vice na campanha, nao tem tempo suficiente par construir uma boa campanha e escolhe seu vice precipitadamente sem pensar que não terá seu apoio? assim fica dificil

  5. HELENA

    O Gustavo Fruet em minha opinião é o prefeito da vez. Um candidato sério e honesto comparado as opções que temos de voto nas eleições deste ano.
    O que o Ducci está fazendo é aquilo que posso chamar de campanha desesperada. Agora vão começar as promessas e as obras, que de fato deveriam já estar terminadas.
    Mesmo que tenha o governo aliado, espero com um coração que ama curitiba que o Ducci não se reeleja.

  6. Alana

    É importante que todos fiquem atentos e percebam que o fato do não afastamento pode se tornar apenas uma manobra para usar a máquina pública como ferramenta para a eleição. Olhos abertos para o “comprometimento” dos candidatos com seus mandatos.

  7. antonio carlos

    O prefeito não está fazendo nada diferente do que os outros chefes de Executivo fazem, se valendo das benesses da chefia de um Executivo. O que fazer então? Acabar com esta maldição que são as reeleições, aí o cara, ou a cara, se obriga a governar bem. Aí talvez lá na frente tenha uma nova chance. Do jeito que está a coisa não vai mudar. E mudar pra quê? Pra quem está no poder, nada melhor do que do jeito que está. ACarlos

  8. Gianni Fran

    ler essa reportagem faz com que tantos sentimentos se manifestesm.. raiva, nojo, falta de esperança… Mas vamos combinar que essa história de que “Não dá pra desvincular o mandato da propaganda” é balela. Devia ser proibido um cara se candidatar a uma vaga, se ele tiver ocupando outro cargo.
    Bem, por enquanto o Gustavo Fruet é o único que não vai ter dinheiro público pelo jeito…

  9. F.s

    Agradeça ao Fernando Henrique e aos tucanos essa praga da reeleição. Foi ele que, para garantir o segundo mandato, distribuiu concessões de televisão e rádio a torto e a direito aos ‘probos’ congressistas.
    E ainda se acham no direito de falar do mensalão do PT. (que é uma praga, mas que eles não têm direito de criticar.)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.