8:21Lá como cá

Derrubaram Lugo da presidência do Paraguai em tempo recorde. Ele foi “impichado” pelo Congresso assim como o Fernando (Collor) no Brasil. A diferença é que a democracia chegou ao Paraguai em 1993, depois de um longo período de ditadura militar exercida pelo general Alfredo Stroessner (aqui cinco militares revezaram-se no comando). Aé Lugo, quatro presidentes assumiram o poder; aqui houve uma “transição”, com José Sarney, foi empossado com a morte de Tancredo Neves, “eleito” pelo Congresso. Aqui e, por enquanto, lá, os militares voltaram aos quarteis e estão respeitando a Constituição. Os dois países são do Sul do mundo.

2 ideias sobre “Lá como cá

  1. Francisco Alpendre

    Zé,

    Boa tarde. Acho que você se enganou. Paraguai tem eleições diretas para presidência desde 1990, com o sufrágio de Wasmosy, passando por Cubas e afins. Todos eleitos pelo voto popular. Logo, Lugo foi o quinto ou sexto eleito pós-ditadura oficial, o que enfraquece um pouco a nota.

    Um abraço e salve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>