15:18Rudimar Fedrigo ganha round na Justiça contra Anderson Silva

Da Folha de São Paulo, em reportagem de Estelita Hass Carazzai:

Juíza manda recolher livro de Anderson Silva

Ação foi movida pelo ex-treinador do lutador, que argumenta ter sido ofendido na obra

A Justiça do Paraná determinou o recolhimento, em todo o país, do livro “Anderson Spider Silva”, autobiografia do lutador e campeão do UFC (Ultimate Fighting Championship), lançado em abril pela editora Sextante.

O pedido foi feito pelo ex-treinador de Silva Rudimar Fedrigo, 49, dono da academia Chute Boxe -onde o atual campeão treinou por cerca de três anos, até 2003.

Na obra, um depoimento ao jornalista da Folha Eduardo Ohata, Silva afirma que Fedrigo prejudicou lutadores e que o considerava “uma pessoa do mal”. O jornalista não é réu na ação.

Para Fedrigo, o atleta ofendeu sua honra e cometeu injúria e difamação ao afirmar ainda que ele “nunca tomou um beliscão na vida” e ao colocar em dúvida a lisura de pagamentos da academia a lutadores. O ex-treinador também reivindica uma indenização por danos morais.

A Sextante agora terá dez dias, a partir da notificação, para cumprir a ordem, sob pena de multa de R$ 300 por livro não recolhido.

A editora terá ainda que excluir da obra todos os trechos que mencionam Rudimar Fedrigo, caso queira lançar uma nova edição da autobiografia do lutador.

A decisão, em caráter liminar (provisório), foi tomada no último dia 13 pela juíza Sibele Lustosa, da 14ª Vara Cível de Curitiba. A editora Sextante informou que não iria se manifestar por não ter sido notificada.

Para Fedrigo, que hoje é diretor-geral da Secretaria de Esportes do Estado do Paraná, o relato de Silva a seu respeito é “cinematográfico”.

“Eu fiquei revoltado. É um livro cheio de leviandades e mentiras”, afirmou o ex-treinador do campeão.

Na ação, protocolada na último dia 12, os advogados também sustentam que a retirada dos livros de circulação não ofende a liberdade de expressão prevista na Constituição federal.

Procurada, a assessoria de Anderson Silva afirmou que o atleta não comentaria o caso por estar focado nos treinamentos para a sua próxima luta, contra Chael Sonnen, no mês que vem.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.