9:35Os móveis no museu

Do jeito que veio:

Móveis de Bento Munhoz em Maringá integra acervo do Museu Paranaense

O mobiliário do escritório do ex-governador Bento Munhoz da Rocha Neto, hoje expostos na biblioteca de Maringá, que leva seu nome, foram tombados e incorporados ao acervo do Museu Paranaense. Os móveis poderão ser transferidos para Curitiba. Isso depende de um acordo entre a direção do Museu e a Prefeitura de Maringá. A decisão foi tomada pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural, em recente reunião, atendendo pedido do historiador Jair Elias dos Santos Júnior. Segundo o historiador o mobiliário de Bento Munhoz da Rocha Neto foi adquirido na década de 1940 e doado logo após sua morte (em novembro de 1973) pela esposa Flora Camargo Munhoz da Rocha. Era no ambiente deste mobiliário que ex-governador recebia em Curitiba personalidades ilustres, como presidentes, ministros, embaixadores e amigos.

Os mais de oito mil livros foram entregues para a Biblioteca Pública do Paraná e para a biblioteca da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Já os móveis foram entregues para a biblioteca de Maringá, cujo prédio estava em construção, sendo inaugurado em dezembro de 1975. Apesar de estar em bom estado de conservação, o conjunto de móveis necessita de restauro, tarefa que agora cabe ao Museu Paranaense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>