14:04Ivan Lessa, adeus

da Folha.com

Jornalista e escritor Ivan Lessa morre aos 77 anos em Londres

O jornalista, cronista e escritor Ivan Lessa, 77, foi encontrado morto na noite de sexta-feira (8) em Londres.

O motivo da morte ainda não foi divulgado.

Lessa sofria de enfisema pulmonar e tinha problemas respiratórios graves.

Segundo a GloboNews, sua mulher, Elizabeth, ao chegar à noite em casa, encontrou Ivan Lessa morto em seu escritório

Ainda de acordo com a GloboNews, Elizabeth relatou que Lessa tinha dificuldades para sair de casa e que havia montado uma estrutura para não precisar ser hospitalizado, já que não queria ser internado no hospital.

Ivan era filho do também escritor Orígenes Lessa.

Tinha três livros publicados: “Garotos da Fuzarca” (1986), “Ivan Vê o Mundo – Crônicas de Londres” (1999) e “O Luar e a Rainha” (2005).

Foi fundador e um dos principais colaboradores do jornal “O Pasquim”, durante a resistência à ditadura militar brasileira, junto de Sérgio Cabral, Paulo Francis, Tarso de Castro e Millôr Fernandes.

Criou, junto com o cartunista e amigo Jaguar, o ratinho Sig –inspirado no psicanalista Sigmund Freud–, baseada na anedota “Deus criou o Sexo, Freud criou a sacanagem”. O ratinho se tornou símbolo de “O Pasquim”.

Ele também trabalhou na TV Globo e foi colaborador de diversas publicações brasileiras, entre elas as revistas “Senhor”, “Veja” e “Playboy”, e os jornais “Folha de S.Paulo”, “O Estado de S.Paulo” e o “Jornal do Brasil”.

Ivan era colaborador da BBC Brasil desde janeiro de 1978, quando deixou o Brasil para morar na capital britânica.

Uma ideia sobre “Ivan Lessa, adeus

  1. chc

    Nossa!!! O mundo chora a perda de um jornalista de primeira grandeza, literato sagaz e refinado e crítico dos costumes que somente Roma conheceu(JUvenal).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>