14:14GILMAR, MENTES?

Do site Carta Maior (http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm)

Um software de análise de voz da Truster Brasil dissecou três minutos da entrevista do ministro Gilmar Mendes veiculada na segunda-feira (28) pelo canal “GloboNews”. O relato feito pelo magistrado sobre o encontro com o ex-presidente Lula e o  ex-ministro Nelson Jobim, segundo a reportagem veiculada pela UOL, inclui 11 ocorrências de “alto risco”, cinco de “provável risco” e duas de “baixo risco”.”Alto risco é uma maneira de dizer que a pessoa está mentindo”, afirma o perito responsável pela análise, Mauro Nadvorny. A tecnologia da Truster detecta sinais de tensão, estresse, medo, embaraço e excitação em arquivos de voz que permitem estabelecer uma escala de veracidade da narrativa oral. No caso de Mendes, o laudo técnico de sua versão sobre o polêmico encontro registrou alto risco de fraude nos trechos em que o ele diz: a) que o mensalão “entrou na pauta das conversas”; b) que “o presidente Lula tocou várias vezes na questão da CPMI” e c) no trecho em que Mendes disse não ter “nenhuma relação, a não ser relação de conhecimento e de trabalho funcional com o senador Demóstenes”. A avaliação técnica foi reforçada nas últimas horas pelos ‘ajustes’ que o dono da voz vem introduzindo em aspectos centrais do relato original (Leia aqui ). A  julgar pela esmagadora maioria dos que respondem à enquete proposta pelo blog do Emir (leia ao lado) há também forte convergência entre o diagnóstico do software da Truster e o discernimento público.

Compartilhe

5 ideias sobre “GILMAR, MENTES?

  1. Pingback: GILMAR, MENTES? | Boca Maldita

  2. ana

    quem lê Mino Carta???? ainda há quem de credito a quem mantem sua revistinha patrocinada por propagandas do governo?

  3. Zangado

    Seria interessante que a tal Truster Brasil se interessasse em fazer o mesmo com os depoimentos de Jobim e Lula …

    Sempre é bom perguntar, nesses casos, a quem aproveita isso ou aquilo – o “cui prodest?” dos práticos jurisconsultos romanos.

    Muito do bom começo do entendimento aí começa.

  4. Apolinário Zarzuela

    Mino Carta assinava textos de louvação ao governo militar, tecendo loas à revolução redentora e aos generais heróicos. Seu solgan deveria ser: Hay gobierno, soy a favor desde siempre…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.