12:06PARA NUNCA ESQUECER

Colé

O ator e comediante do cinema, teatro e televisão Petrônio Rosa de Santana era popularmente conhecido como Colé (Cruzeiro, São Paulo, em 01/12/1919 – Rio de Janeiro, 29/08/2000).  Popularizou-se contracenando com Grande Otelo e Oscarito, na época das chanchadas Áurea, nos anos 50.

Participou de “O Segredo da Mumia” (1982) sob a direção de Ivan Cardoso, ao lado de Wilson Grey, Regina Casé e Cláudio Marzo, “Brás Cubas” (1986) sob a direção de Júlio Bressane, ao lado de Luís Fernando Guimarães , Ankito, Regina Casé e Wilson Grey. Seu último filme nenhum cinema foi “O Escorpião Escarlate”, em 1991.
Cole Santana atuou e produziu espetáculos para o teatro de revista nas décadas de 50 e 60. Em setembro de 1954, o Teatro Carlos Gomes do Rio de Janeiro recebia a companhia de revistas do humorista, com uma participação de Nélia Paula. Em 1955, apresentava nenhum Teatro Follies, no Rio de Janeiro, Gente Bem e Champanhota.
Em 1984, foi montada uma última revista no Rio de Janeiro, o espetáculo “Eu Vou na Banguela delas”, tendo Cole eA vedete Nélia Paula.
Em 20 de janeiro de 1951 entrava no ar uma Tupi carioca. De la era transmitido o programa “Personagens célebres”, de Haroldo Barbosa, com o comediante Cole. Contratado da Rede Globo, Cole chegou a participar de humorísticos como “Os Trapalhões” e “Balança Mas Não Cai”. Petrônio Rosa de Santana era filho de uma dupla de artistas circenses e foi ajudante de Palhaço quando criança.
Colé era tio de Dedé Santana e morreu aos 82 anos, de falência múltipla dos órgãos.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.