10:19Uma grande “Pedreira”

por Helinho Pimentel* (artigo publicado na Gazeta do Povo)

Era década de 90 quando recebo um telefonema do então prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, convocando-me para uma reunião. O local, uma antiga pedreira abandonada e que era alvo de mais um dos visionários projetos do nosso mais famoso urbanista. Ao nos encontrarmos, passeamos naquele local que parecia cenário de filme, rochas, mato, plantas e um ar de abandono. Quando subimos em um patamar mais alto, ao visualizar a cratera criada pelo homem na natureza, Jaime me disse: “O que você acha de transformarmos isso aqui numa arena de shows, você acha possível??” Sem pestanejar disse: – “É lógico, eu topo!”

Após uma reunião com todo o secretariado da época, fui extraoficialmente eleito o “prefeito da Pedreira” e tinha uma árdua missão: transformar aquele local no melhor e mais bonito cenário de shows do mundo. Arregacei as mangas e “toquei o barco”. Conseguimos em 90 dias terminar a empreitada. No meio do percurso, acabamos colocando ao palco um improvisado show do Perhappiness, uma homenagem ao poeta Paulo Leminski, que, com cerca de 2 mil pessoas e nenhuma infraestrutura, ficou marcado na memória da cultura curitibana como a pré-inauguração da Pedreira. O formato do projeto inicial tomou forma, mas ainda era preciso cumprir o compromisso de fazer um show inaugural com grandes nomes da música. Foi quando sensibilizamos o Gilberto Gil a nos ajudar nessa empreitada. E aí surgiu o Paralamas do Sucesso no auge da sua carreira e a força do The Wailers, a banda que revelou a história do reggae para o mundo.

Os anos se passaram e o que era um embrião passou a ser o propulsor cultural da cidade. Com o passar dos anos, a construção do palco definitivo e um pouco mais de infraestrutura, conseguimos o feito: colocar Curitiba no roteiro dos grandes shows. Os anos se passaram e o resto da história a maioria dos curitibanos conhece. Após ser palco de consagrados shows, como do ex Beatle Paul McCartney, dos tenores José Carreras, Plácido Domingos e Luciano Pavarotti, de estrelas do rock como AC/DC, Iron Maiden, o palco da Pedreira fechou suas cortinas e uma demanda judicial, que se arrastou durante anos, marcou o início da derrocada de nossa cidade no cenário cultural nacional.

Após muita discussão, a prefeitura de Curitiba conseguiu um acordo judicial marcante para a reabertura da Pedreira Paulo Leminski. Isso representa a possibilidade de a cidade voltar a brilhar no cenário cultural nacional, porém ainda existem obstáculos a serem superados. As exigências no acordo implicam investimentos significativos e extremamente elevados em comparação ao que nosso município tem disponível para esse setor.

Quando soube que a prefeitura decidiu lançar um edital de concorrência para a concessão da responsabilidade de gestão dos espaços culturais da Pedreira Paulo Leminski, da Ópera de Arame e do Parque Náutico do Iguaçu, procurei me informar. Deparei com uma realidade: precisamos de milhões de reais para adequar os espaços, não só às exigências do acordo judicial como também oferecer condições técnicas para os grandes shows. Não temos muitas saídas, pois o município precisa investir algo em torno de R$ 20 milhões para recuperação do sucateado parque. Sinto em perceber que as bandeiras políticas e a falta de informação podem inviabilizar e postergar a reabertura da saudosa Pedreira. É importante que todos reflitam e se informem sobre o conteúdo do que está proposto pelos gestores do município. Precisamos estar acima das discussões político-partidárias.
*Helinho Pimentel, diretor artístico e de operações do Lupaluna, é coordenador Artístico e de projetos especiais da Rádio Mundo Livre.

Compartilhe

7 ideias sobre “Uma grande “Pedreira”

  1. gustavo

    PARABÉNS PELA POSTURA HELINHO… apesar de ter tido pouco contato com vc nao poderia esperar outra posiçao q nao fosse essa, uma posiçao que independe da questao politica e sim do futuro da cidade,sem que isso prejudique a populaçao ….

  2. No muro

    Helinho. Sai do muro, rapaz. Diga logo a que veio. Seja claro: Você é contra ou a favor do processo, ou da forma como está sendo tocado, ou contestado?
    Eu acho que a prefeitura tem que fiscalizar, mas quem deve tocar a coisa é a iniciativa privada, que busque lucro, que faça o que for preciso e que traga os shows de volta. Eu pago, quando achar que vale.
    Quero médico nos postos de saúde, creches, vagas em escolas e polícia nas ruas.
    Mas também acho que transparência é fundamental.

  3. William

    Acho que No muro ficou muito tempo no muro e não entendeu o que leu. A opinião do Helinho é obviamente a favor de passar este investimento para a iniciativa privada. Assim o futuro prefeito,seja quem for , vai ter estes 20 milhoes para investir em todos os itens que voce acha priotário. Eu tambem acho . Porisso está na hora de entender que tem coisas que só funcionam na iniciativa pprivada.Petezada de plantão parem de reclamar das privatizações. O dinheiro que sobra no governo voces roubam !

  4. Rodrigo

    1. O contrato de gestão da Pedreira deve ser imediatamente desmembrado da gestão do Parque Iguaçú.
    2. Quanto a Prefeitura investirá na Copa do Mundo para 2 ou 3 jogos de coadjuvantes em um período de menos de 2 semanas????? O valor para adequar a Pedreira é troco perto disso e o legado é para um bom tempo…até depois da Copa.

  5. marcos

    o rodrigo burro. o parque iguaçu é a parte ruim. qquem quiser o filé mignom pedreira e opera tem que levar o iguaçu. ja ouviu falar em venda casada?

  6. Santo

    O que são 20 milhões para um governo que vai investir 140 milhões em um estádio de futebol particular.

    Beto e Ducci não combinam com cultura.

    O contrato de concessão da pedreira é de 25 anos. Se não der certo ou se for contrário aos interesses da população estaremos amarrados por mais de duas décadas..

    Lembrem-se do contrato dos pedágios…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.