7:52Leonel Magalhães Junior, adeus

Do blog do cartunista Solda*:

Morre o iluminador do Paiol

Leonel Magalhães Júnior tinha duas casas: a que morava com a família e o Teatro do Paiol. O iluminador que durante 25 anos trabalhou em peças e shows nesse palco com características tão peculiares morreu no final da manhã de ontem , 22, vítima de hemorragia ocorrida depois de uma cirurgia de coração. Uma pessoa dedicada, organizada. Esses são adjetivos que surgem quando os colegas, amigos e parceiros de trabalho se referem a Leonel: “trabalhar com ele era uma tranquilidade. Era uma exemplo de dedicação e competência”, descreve o premiado iluminador Beto Bruel, que conheceu Leonel  na década de 1970, época em que ele fazia sonoplastia para um trabalho do Grupo Margem, dirigido pelo memorável Manoel Carlos Karam e do qual faziam parte os cartunistas Dante Mendonça e Solda.

A versatilidade e a vontade de aprender eram a marca de Leonel. Quando morava em Londrina, cidade onde nasceu, foi o primeiro baixista da banda de Arrigo Barnabé. Leonel chegou a cursar filosofia na USP, mas deixou a faculdade para vir morar em Curitiba, onde fez curso de teatro e alguns semestres de direito.  “Ele lia muito sobre teatro, era um verdadeiro artista, e, muitas vezes, assinava a iluminação durante o espetáculo. Afinava o refletor e não deixava o artista no palco fora da luz”, elogia a iluminadora, atriz e diretora de teatro Nadja Naira, referindo-se a forma como Leonel aproveitava as possibilidades que o Paiol oferece de mudar a iluminação na hora do show por ter em sua planta adaptada uma “varanda” próxima à vara de iluminação. A coordenadora do Paiol, Lílian Ribas, acompanhava de perto o trabalho de Leonel. “Ele primava pela qualidade, independentemente do tamanho ou importância do evento. Simplesmente queria fazer o melhor, sempre com gentileza e educação”, lembra Lílian.

O segredo para iluminar o antigo paiol de pólvora era desvendado por Leonel a cada show, a cada espetáculo. “Nós até podíamos tentar fazer alguma coisa diferente, mas a gente sabia que no Paiol a luz era do Leonel. Ele conhecia como ninguém a forma de iluminar cada lugar do teatro”, reconhece Nadja.

Aos 61 anos, Lionel, que sofria de diabetes, não queria se aposentar e tinha esperança de voltar a trabalhar depois da cirurgia do coração. O velório acontece na capela 5 do Cemitério Parque Iguaçu a  e o enterro será às 10h30 nesta quarta-feira.

*http://cartunistasolda.com.br/

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.