14:14Saudade das antigas CPIs

Do blog de Ricardo Noblat:

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ou Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) é instrumento da minoria para atanazar a vida da maioria. Sempre foi assim e sempre será em qualquer parte onde haja democracia – para valer ou de mentirinha.

Então Lula, ainda sob o efeito dos remédios que tomou para se curar do câncer na laringe, trocou o sinal e inventou a CPI da maioria para incomodar uma minoria que não faz mal a ninguém – muito menos ao governo. Por incompetente, só faz mal a ela mesma.

Lula queria pegar Marconi Perillo (PSDB), governador de Goiás e seu desafeto pessoal; a VEJA, a quem acusa de ter inventado escândalos para derrubar o seu governo; e retardar o julgamento do mensalão.

Coberto de escoriações, Perillo pediu que a Justiça investigasse suas ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Ofereceu-se para depor na CPI. Sairá machucado. Mas como controla a Assembléia Legislativa do seu Estado, preservará o mandato.

Delegados da Polícia Federal disseram na CPI não ter encontrado nada demais nas conversas entre Cachoeira e Policarpo Jr., repórter da VEJA. O Partido da Imprensa Governista (PIG) na internet não se conformou com a palavra deles.

Se não desse para retardar o julgamento do mensalão, a CPI deveria servir pelo menos para dividir com ele a atenção do distinto e manipulável público. Era o que imaginava Lula. Deu errado. A CPI apressou o julgamento.

CPI de minoria é uma zorra atraente e tropical. Há muitas brigas e intensos debates. A maioria tenta liquidá-la de cara. E quando não consegue faz tudo para que avance aos tropeções.

Às vezes a CPI escapa do fracasso porque o acaso lhe presenteia com um motorista de boa memória, uma secretária das mais certinhas, a ex-mulher repleta de mágoas ou um documento comprometedor.

CPI da maioria, como esta do Cachoeira, é de um comportamento exemplar. E por isso chatíssima. Sem grandes emoções. Tudo segue sob o controle exclusivo do governo.

Do governo, não, que dona Dilma faz de conta que nada tem a ver com a CPI. Nega que tenha cedido ao apelo de Lula para vê-la instalada.

Para não irritar dona Dilma: tudo segue sob o controle exclusivo dos partidos que por “coincidência” apoiam o governo. Melhor assim?

Sem essa de permitir a divisão da CPI em sub-relatorias, como sugeriu a oposição. Pegaria mal para os partidos do governo indicar todos os sub-relatores. Fiquemos, portanto, apenas com um relator.

Sem essa de dividir com a oposição o comando da CPI, como no passado remoto. Bons tempos aqueles. O governo emplacava o presidente ou o relator da CPI. O cargo que sobrasse era da oposição.

Agora, não. O presidente é do PMDB chapa branca. A relatoria, do PT da confiança irrestrita de Dilma.

Bons tempos também foram aqueles onde as informações circulavam livremente entre os integrantes da CPI – e deles acabavam vazando para os jornalistas.

Antes que me esqueça: o direito à informação não é dos jornalistas, é do público. Que se tivesse consciência disso brigaria mais por ele.

Adiante. As informações recebidas pela CPI do Cachoeira são tratadas como segredos de Estado. Ou segredos nucleares. Ou algo do gênero.

O grosso do que uma CPI como essa teria de apurar já foi apurado pela Polícia Federal e o Ministério Público. Não se espere que ela progrida na base de confissões espontâneas ou forçadas. Nem por isso lhe faltará serviço se quiser pegar no pesado.

E a Delta, hein? Cachoeira era sócio do diretor da Delta no Centro-Oeste. E Fernando Cavendish, dono da Delta, levou um susto quando soube. Dá para acreditar?

A Delta está caindo de madura no colo da CPI. Bem como a verdade a respeito de uma eventual parceria entre Cachoeira e Cavendish.

De resto, por que um frigorífico onde o BNDES injetou dinheiro está para comprar sem desembolsar um tostão a empreiteira que mais cresceu no país nos últimos anos? Que tem obras em todos os Estados?

Cavendish conformou-se em perder o império que construiu?

Toda essa história cheira muito mal. Seria um prato cheio para CPIs ao estilo das de antigamente.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Saudade das antigas CPIs

  1. Parreiras Rodrigues

    E o Ministério Público complica a vida do prefeito de Terra Rica porque faoreceu parente numa empreitada.

    Centenas de prefeitos e vereadores sujaram suas fichas porque abusaram na contratação de cargos de confiança.

    Nas cadeias e penitenciárias, meliantes que roubaram um carro, um notebook, uma carreta-baú de transportadora ou traficaram alguns kilos de maconha, cocaína, crack.

    Diante do espetáculo comandado por Vacarezza, seria como num canto, a censura a um guri que acabava de dar uma estilingada numa rolinha e noutro, o cara que socou a peixeira no bucho da mãe, trocentas vezes, rindo.

    Quando Rui Barbosa deixará de ter razão?

    E ainda somos obrigados a encarar uns e outros no horário político obrigatório, a nos acenar com o mundo de Pangloss.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.