16:09Donna Summer, adeus

Da Folha.com

Rainha da disco, Donna Summer morre aos 63

Conhecida como rainha da era das discotecas, a cantora Donna Summer morreu nesta quinta (17), aos 63, na Flórida (EUA). A notícia foi dada pelo site “TMZ” e confirmada pela família pouco depois. Segundo o “TMZ”, a cantora sofria de câncer de pulmão, mas não quis torná-lo público. Ela estava trabalhando em um novo álbum. Em comunicado, sua família disse que “está em paz, celebrando sua vida extraordinária e seu legado”. Donna Summer, que ganhou o Grammy cinco vezes, despontou na cena disco com hits como “Last Dance”, “Bad Girls” e “Hot Stuff” –que faz parte da trilha sonora da novela “Avenida Brasil”.

Donna, filha de um açougueiro e uma professora, nasceu como LaDonna Andrea Gaines. Cresceu ouvindo músicas de Dinah Washington, Supremes, Dionne Warwick e Janis Joplin.

No ensino médio, se juntou a um grupo chamado Crow. Mais tarde, trabalhou fazendo backing vocal para o grupo Three Dog Night.

Em 1971, como Donna Gaines, lançou seu primeiro single, uma cover de “Sally Go ‘Round the Roses”. Ela se casou em 1972 com o ator austríaco Helmuth Sommer, de quem adotou o sobrenome, modificado para “Summer”, e teve sua primeira filha em 1973. Pouco depois, se divorciou.

Summer também foi casada com o músico Bruce Sudano, com quem teve outras duas filhas.

Ainda no início dos anos 70, cantando como backing vocal, Summer conheceu os produtores Giorgio Moroder e Pete Bellotte, nomes que ajudaram a dar forma à era disco. Em 1974, lançou seu primeiro disco, “Lady of the Night”.

Em 1975, ela levou a Moroder algumas ideias para a canção que viria a se tornar seu primeiro grande hit, “Love to Love You”, lançado na Europa. A música alcançou as pistas dos EUA e do resto do mundo logo depois, como “Love to Love You Baby”, chegando à segunda posição na parada “Billboard” em 1976.

A partir daí, reinou absoluta e passou a movimentar as pistas de dança de todo o mundo até o início dos anos 80, quando tentou se lançar em outros estilos musicais. Em 1983, lançou o sucesso “She Works Hard for the Money”.

Summer investiu também na carreira de atriz e apareceu no filme “Até que Enfim é Sexta-Feira” em 1978.

O 17º e último álbum de Donna Summer, “Crayons”, foi lançado em 2008.

Numa de suas últimas vindas ao Brasil, Donna Summer fez shows em São Paulo e no Rio, em novembro de 2009.

Compartilhe

2 ideias sobre “Donna Summer, adeus

  1. Dilas

    Morreu Donna Summer. Rainha da Disco Music. No auge do sucesso, em 77, ela fez um disco chamado ‘I Remember Yesterday’. Nele esta faixa, hipnótica, com produção do mago dos teclados Giorgio Moroder.
    Era a ponte para o mainstream dos experimentos tecnológicos do Kraftwerk. Era o protótipo do techno. Era a primeira House Music da história.
    http://youtu.be/C2q2bis6eLE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.