9:17Xisto e aquilo

Da assessoria da presidência da Assembleia Legislativa do Paraná:

Os deputados estaduais aprovaram ontem um requerimento para cobrar do Governo Federal o pagamentos dos royalties a que o estado do Paraná tem direito sobre a extração do xisto betuminoso pela Petrobras. O documento, assinado pelos líderes partidários, é dirigido aos ministros Gleisi Hoffmann e Edson Lobão, da Casa Civil e das Minas e Energia, respectivamente. Os deputados querem mobilizar a bancada federal nessa antiga reivindicação e pedir que os Ministérios tomem as devidas providências para alterar a legislação. “É preciso definitivamente regulamentar a questão para resolver uma distorção que prejudica muitos estados, entre eles o Paraná”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB).

Os deputados lembram que há uma determinação do próprio Ministério de Minas e Energia que recomenda este pagamento. O tema já havia sido cobrado pelo então deputado federal, Luiz Carlos Hauly, atual secretário de Estado da Fazenda do Paraná. Na época, o ministro Lobão, relatou que haveria a necessidade de uma alteração legal para regulamentar a questão.

Desde 1980 a Petrobras explora o mineral na cidade de São Mateus do Sul, região Sul do estado, sem que haja qualquer compensação ao município e ao estado.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.