16:08Para o PT, Ducci desobedece a Justiça e continua se autopromovendo

Da assessoria de imprensa do PT de Curitiba:

Ducci desobedece Justiça e insiste em autopromoção

O prefeito Luciano Ducci (PSB) se recusa a cumprir a decisão da Justiça, que determinou a suspensão do uso da propaganda institucional do Município para autopromoção e fins eleitorais. Ducci foi notificado da decisão no último dia 9 e a Procuradoria Geral do Município no último dia 10. A Justiça considerou que a propaganda institucional da Prefeitura de Curitiba está violando os princípios da orientação e da publicidade – previstos no artigo 37 da Constituição Federal – e está sendo usada para promoção pessoal do prefeito.

Atendendo a ação proposta pela presidente do PT de Curitiba, Roseli Isidoro, o juiz da 5ª Vara da Fazenda Pública, Marcos Vinícius da Rocha Loures Demchuk, proibiu a veiculação dos comerciais “Operação Asfalto Novo”, “Criança é Prioridade 262 Creches”, “Orgulho de Ser Curitibano”, “Obras Viárias e Pavimentação” ou qualquer outro similar. Apesar da decisão, os sites “Prefeitura em Ação” e “Curitiba em Ação” não foram retirados do ar. Nestas páginas é possível inclusive visualizar todos os comerciais proibidos pela Justiça.

O magistrado condenou ainda o uso das cores do partido de Ducci nos comerciais da Prefeitura, proibindo “a utilização de cores que não sejam as oficiais, da bandeira do município, no que toca à publicidade institucional, ou slogans do município, assim como a suspenção da utilização do sítio eletrônicos www.prefeituraemacao.com.brwww.curitibaemacao.com.br”. As cores oficiais do PSB – vermelho e amarelo – continuam estampando material publicitário da Prefeitura espalhado no mobiliário urbano, ônibus e placas que informam sobre investimentos em obras.

A presidente do PT lembra que todo este material deveria ter sido retirado de circulação. “Mesmo com uma decisão da Justiça, o prefeito insiste em fazer campanha eleitoral com o dinheiro do povo. Ou seja, insistindo nesta conduta, ele está desrespeitando não só o Poder Judiciário, mas também o contribuinte”, afirma Roseli. “Como uma pessoa que tem o cargo de gestor público e quer continuar a exercê-lo, faz acintosa campanha com o dinheiro público e se nega a fazer o básico, que é acatar a decisão da Justiça e cumprir uma ordem judicial?”, questiona a autora da ação. “Essa atitude é um péssimo exemplo e um flagrante desrespeito. Quando o contribuinte ou o cidadão tem dívidas com o município ou comete alguma irregularidade, ele é prontamente acionado e sofre as sanções que lhe são imputadas. Para o prefeito, não vale o cumprimento da lei na mesma medida?”, completou.

O juiz confirma o uso eleitoral dos comerciais da Prefeitura. “É visível a avassaladora campanha de marketing diante do número elevado de inserções, nas principais redes de televisão, horários chamados nobres. Não só isso, o volume crescente destas inserções neste momento, diante da aproximação de campanha eleitoral. Não há que se negar que o atual mandatário do executivo municipal é virtual candidato ao mesmo cargo”, afirma.

Em outro trecho, Rocha Loures garante que os comerciais em nada atendem os interesses da população. “Ademais, o conteúdo dos programas nada tem de educativo ou orientador, é massiva propaganda de feitos, realizações, ampliação de aspectos positivos; constatação que se chega diante do seu conteúdo. Poder-se-ia entender que fosse informação, mas não é, eis que o que se deseja informar é tão-somente realizações, feitos; engrandecimento de aspectos positivos. Não há orientação ao cidadão diante de serviços públicos, providências de interesse público a serem observadas, etc”.

Para finalizar, o juiz condena os gastos excessivos. “Os valores envolvidos são elevados. Em relação aos valores liquidados no mês, para divulgação das ações, R$ 480.455,70, diante do ínfimo valor de R$ 16.669,94, destinado a campanhas informativas e educativas. O mensalmente realizado diante do orçamento anual previsto, para o primeiro, em torno de 4%, e, em relação ao segundo, aproximadamente 0,4%. Disso se conclui a preferência pela divulgação das ações em detrimento das orientações ao público, mais, o volume gasto neste período que antecede a campanha eleitoral”, finaliza.

Compartilhe

3 ideias sobre “Para o PT, Ducci desobedece a Justiça e continua se autopromovendo

  1. Lucas

    O PT em São Paulo já perdeu espaço na TV Globo por enviar o programa fora do prazo da Justiça.
    Em Curitiba ele (PT) vai perder as calças, e levar junto o guarda-roupa do ex-PSDB, Gustavo Fruet.

  2. Arruia

    Lucas, não… não vai não…o Ducci esta agindo do mesmo jeito que os outros prefeitos agiram….e vai perder a eleição…com certeza.

  3. Pedreiro

    Em Curitiba retroescavadeira parada em horário de almoço tem duas placas de “Curitiba em ação”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.