15:09Jornalismo de risco: Tim Lopes, 10 anos depois

Do jeito que veio:

Ocorrerá, nos dias 31 de maio e 1.º de junho, o SEMINÁRIO JORNALISMO DE RISCO NO BRASIL: TIM LOPES, 10 ANOS. Realizado pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e pela Associação Brasil de Jornalismo Investigativo (Abraji), com apoio da Escola de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ), o seminário conta com Inscrições são gratuitas, que podem ser feitas no local (ESPM-RJ – Rua do Rosário, 90 – Centro do Rio de Janeiro) ou on-line pelohttps://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHBXd19WbEN0MV92d1Q0cnlDVnk3cWc6MQ#gid=0.

Quatro jornalistas assassinados no Brasil somente este ano

Há 10 anos, o jornalista Tim Lopes, da TV Globo, foi assassinado quando fazia uma reportagem sobre exploração sexual e tráfico de drogas em uma favela do Rio de Janeiro. Somente em 2012, quatro jornalistas foram assassinados no Brasil. Os crimes, cujos motivos estão sendo investigados, podem ter relação com sua atividade jornalística. Por que morrem os jornalistas no Brasil?  O que pode ser feito para evitar agressões e atentados à vida destes profissionais? Estas questões estarão em debate nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2012, no auditório da ESPM-RJ, durante o seminário JORNALISMO DE RISCO NO BRASIL: Tim Lopes, 10 anos depois.

O encontro será uma oportunidade de discutir a situação e apontar caminhos para que não aconteçam novas mortes ou agressões. Durante os dois dias, fotos da agência Imagens do Povo, do Observatório de Favelas da Maré, serão projetadas em uma televisão no salão de entrada da ESPM-RJ.  Para marcar a data, Bruno Quintella, filho de Tim, estará apresentando uma parte do filme “Histórias de Arcanjo – um documentário sobre Tim Lopes” no encerramento do seminário.

O evento é uma realização da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com apoio da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ). Tem o patrocínio da Fundação John S. & James L. Knight e faz parte do Projeto contra a Impunidade da SIP.

Estão convidados a participar profissionais da área, estudantes e demais interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online. Serão fornecidos certificados de participação a todos os inscritos. Vagas limitadas.

SEMINÁRIO “JORNALISMO DE RISCO NO BRASIL: Tim Lopes, 10 anos depois”

Local: ESPM-RJ – Rua do Rosário, 90 – Centro do Rio de Janeiro

Dias: 31 de maio e 1º de junho de 2012

Horário: 8h-12h30min

Mais informações: com Clarinha Glock da Unidade de Resposta Rápida da SIP pelo email [email protected]

Inscrições gratuitas online ou no local: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHBXd19WbEN0MV92d1Q0cnlDVnk3cWc6MQ#gid=0

PROGRAMA

DIA 31 de maio (quinta-feira)

8h- abertura com representantes da SIP, ABRAJI e ESPM-RJ

8h30min – 10h30min – Os diferentes tipos de riscos. Por que morrem os jornalistas no Brasil?

Questões éticas, falta de treinamento, pressão das empresas? Estratégias usadas para difamar ou ameaçar os jornalistas. Autocensura. Impunidade dos crimes.

– Vera Araújo (O GLOBO, Rio de Janeiro)

– Ruy Sposati (Altamira, Pará)

– Candido Figueiredo (Pedro Juan Caballero, Paraguai)

– Francisco Evanildo Queiroz (radialista da Rádio Vale do Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Ceará, que era do radialista Nicanor Linhares Batista, assassinado em 30 de junho de 2003)

MEDIADORA: ANGELINA NUNES (ABRAJI/RJ)

10h45min -12h30min – O que podem/devem fazer as empresas para prevenir os riscos a suas equipes?

– Suzana Blass – presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do RJ

– Marcelo Moreira – representante da ABRAJI e INSI

– Ricardo Trotti – Representante da SIP

MEDIADOR:  AUDÁLIO DANTAS (SP)

Apresentação: Modelos Jurídicos Interamericanos em Matéria de Prevenção, Proteção e Luta contra a Impunidade

Michael Camilleri – Relatoria especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH)

DIA 1º de junho de 2012 (sexta-feira)

8h30min-10h30min – O que podem/devem fazer os jornalistas para se proteger?

Atuação ética e com provas. Intercâmbio com jornalistas de outros Estados e países. Redes de apoio. Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos

– Candido Figueiredo  (Pedro Juan Caballero, Paraguai )

– João Antônio Silva  (O DIA, RJ)

– Ruy Sposati  (Altamira, Pará)

– Francisco Evanildo Queiroz  (Limoeiro do Norte, Ceará)

MEDIADORA: LUCIANA KRAEMER (RS) – autora do trabalho sobre Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos premiado pela SIP

10h45min-12h30min – Quais os limites para obter uma boa imagem? Uma conversa com repórteres fotográficos e cinematográficos

– Domingos Peixoto (O GLOBO, RJ)

– Daniel Andrade  (Globonews e Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro – ARFOC)

– Bira Carvalho  (Imagens do Povo/Observatório de Favelas)

– Guillermo Planel (documentarista, RJ)

MEDIADOR: ANTONIO SCORZA  (AFP-RJ)

Encerramento: Apresentação de trecho do filme “Histórias de Arcanjo – um documentário sobre Tim Lopes” feito por seu filho, o jornalista Bruno Quintella

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.