6:42PARA NUNCA ESQUECER

Ricardo Silva, Josefa Maria da Silva e Roberto José da Silva

Nós somos ela – e isso é vida, na mais pura essência. Ela se foi e conversa com Ricardo diretamente no seu jardim, o da Dona Zefa, pelas planas e flores que deixou e pelos bichos que vão ali para conhecer e se encantar. Ele recebe as mensagens e grava em imagens de artista. Isso lá, na Palmeira dos Índios nas Alagoas dela e de seu homem, o José Antonio da Silva, que ela chamava de “Filhinho” porque também precisava ser cuidado. Ela e ele  nasceram no mesmo dia, no mesmo ano, vizinhos de sítio, e morreram na mesma UTI de hospital, com diferença de alguns anos. A milhares de quilômetros de distância olho para uma fotografia que fiz da Zefinha com meus três filhos (Yuri, Ticiana e Tarsila), principalmente nos momentos em que me atrapalho, em que mergulho no cinza, em que sinto o peso do existir, em que fantasio coisas ruins, em que acho que não vou conseguir, em que preciso me lançar em caminhos ainda desconhecidos – e por isso tenho medo Mas também olho agradeço nos momentos de alegria, naqueles em que sinto ter criado algo, por mais simples que seja. Então aquela imagem em preto e branco, onde ela ri, assim como seus primeiros netos (depois veio a Carol, do Ricardo, e Manuela, bisneta que ela não conheceu), faz acontecer, sempre, o que não é explicável em palavras – e sigo em frente. Assim, tenho certeza, como para meu único irmão na hora em que captura na máquina a mensagem do jardim. Nós somos ela – e isso atenua até a dor da saudade, o gosto amargo de não ter feito o que ela merecia, porque nos atrapalhamos por muito tempo no caminho da vida. Mas sobrevivemos, com ela em vida. E, talvez, essa tenha sido a melhor declaração de amor que lhe fizemos. Nós, seus filhos – porque ela somos nós.

Compartilhe

5 ideias sobre “PARA NUNCA ESQUECER

  1. Emerson Paranhos

    O amor que temos por nossas mães só perde para aquele amor incondicional que elas tem por nós, em qualquer dimensão que elas estiverem.
    Lí uma vez uma frase de uma criança que sofria de câncer, em fase terminal , que dizia: “Saudade é a dor que fica”. A saudade de nossas mães é proporcional a todo o amor infinito que elas nos derma sem pedir nada em troca.
    Um feliz dias das mães as que aqui ainda estão e a aquelas que nos amam de outras lugares.

  2. Thea Tavares

    Muito lindo, Zé! Emocionante e carregado de uma saudade boa, daquelas que dá vontade de subir nas árvores, escalar as paredes de casa feito aranha – e o primeiro que pisar no chão, perde… Sua foto e suas palavras nos remetem para dentro dos seus sentimentos e lembranças, mas também para um contexto de Brasil e de infância que parecem só existir nos livros de literatura, nos clássicos e na cena de ouvir o som de um rádio de madeira ao lado de um fogão de lenha. Parabéns, Zé! Você diz sempre que faz o que seu coração manda e ele manda muuuito bem. Felicidades!

  3. hj é domingo !!!

    agora percebe-se o pq de um jardim tão lindo…..ta ai a explicação….pessoas de luz fazem toda uma difrença…

  4. Ivan Schmidt

    Caro Zebeto, lendo um texto dessa profundidade a gente se convence de que nem tudo está perdido e valeu a pena ter vivido tantos anos para compreender que a beleza (também) está nas coisas intangíveis como a saudade…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.