12:50Um título para Paixão

Da assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba:

Cartunista Paixão recebe cidadania na sexta

O ilustrador e cartunista paranaense Ademir Vigiliato da Paixão, conhecido por suas charges, recebe o título de cidadão honorário de Curitiba nesta sexta-feira (11), na Câmara Municipal. Já na quinta (10), a Casa concede a homenagem a James Gilson Berlim. As sessões solenes serão realizadas às 20h, no plenário da Casa. Paixão recebe o título por proposição do vereador Caíque Ferrante (PRP), após ter o nome aprovado em plenário por unanimidade, em abril. Nascido em 1953 na cidade de Japira, norte do estado, ele já demonstrava talento para as artes desde a infância. Radicou-se em Curitiba em 1975, e foi um dos pioneiros na feirinha do Largo da Ordem, como retratista. Já o trabalho no jornal Gazeta do Povo, que o tornou conhecido na capital, começou em 1987.


Cidadão emérito de sua cidade natal, Paixão também marcou presença em projetos e causas sociais, como em trabalhos para o Hospital Pequeno Príncipe e o Instituto Pelé. Teve suas charges veiculadas no jornal O Estado de S. Paulo e na revista Veja, dentre outras publicações. Recebeu do Legislativo de Curitiba, em duas ocasiões, o prêmio Cultura e Divulgação.
Já Berlim será cidadão honorário por iniciativa do vereador Jair Cézar (PSDB). Nascido em Brusque (SC), ele preside a Fundação de Cultura de Paranaguá e o Centro Paranaguense Cultural de Curitiba, entidade que possui atividades filantrópicas e presta homenagens a parnanguaras de destaque em áreas diversas.
O homenageado é cidadão honorário de Paranaguá e já recebeu da Câmara Municipal, em 1997, reconhecimento por serviços prestados à cultura do estado. Foi mentor do dia de Paranaguá em Curitiba, em 2006. Comemorada em julho, na Praça Osório, e considerada pela Assembleia Legislativa evento cultural e turístico do Paraná, a data apresenta à população da capital, anualmente, mostras da cultura da cidade portuária.

Compartilhe

2 ideias sobre “Um título para Paixão

  1. waldir konofal

    Tive o prazer de compartilhar uma amizade fraterna com este grande cartunista.
    Como é gratificante ver esse amigo que uma dia dividia o pão com banana la na pensão da clotario portugal, ser reconhecido pelo carater e profissionalismo.
    Esse cara merece.
    Parabéns CAMPEÃO!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.