6:39O Vampiro de Curitiba vai ao museu

Do jeito que veio:

O Museu Guido Viaro, que abriga a obra do artista ítalo-brasileiro Guido Viaro (1897-1971), inaugura na próxima quarta-feira dia 16, uma sala dedicada ao escritor curitibano Dalton Trevisan, conhecido como O vampiro de Curitiba. O escritor, conhecido por não dar entrevistas, cedeu ao museu o material expositivo, composto pelos 56 livros editados no Brasil, além de traduções em vários idiomas, filmes baseados em sua obra, cartazes e programas de teatro.

Há também provas de próprio punho feitas pelo autor. Ele costuma lapidar as edições tornando o texto sempre mais conciso. Na mostra há também reproduções de críticas literárias do New York Times, Boston Globe, Los
Angeles Times e Le Monde. Dalton também fez questão de que fossem mostradas críticas pouco elogiosas, como a do escritor Otto Maria Carpeaux, que foi duro com seu livro de estréia Novelas nada exemplares.

O escritor também cedeu ao museu seis coleções com os 21 exemplares da revista literária Joaquim, fundada por ele em 1946, e que contava com colaboradores como Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, Murilo Mendes, Ledo Ivo, além de ser ilustrada por Guido Viaro e Poty Lazarotto.  Joaquim ainda hoje é considerada um marco no jornalismo literário brasileiro.

A ideia do espaço surgiu de conversas entre Constantino (filho de Guido Viaro) com Dalton, que além de ter um longo vínculo de amizade com a família, mora a três quarteirões do museu e costuma frequentá-lo.

Serviço:

Inauguração da Sala Dalton Trevisan
Local : Museu Guido Viaro
Data: 16 de maio,  a partir das 19:30 horas
Rua XV de novembro, 1348 – Centro
Curitiba – Paraná.

Compartilhe

2 ideias sobre “O Vampiro de Curitiba vai ao museu

  1. rodrigo

    Ouvi dizer que Dalton Trevisan estará presente ao evento, dará entrevistas, tirará fotos e autografará livros, embora ele mereça mais de uma sala, um andar, um prédio inteiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.