11:14Fiscais mirins de trânsito

Pela causa:

Projeto para formar fiscais mirins de trânsito do IPTRAN tem primeiras atividades em escola de Curitiba

O IPTRAN (Instituto Paz no Trânsito) vai iniciar na tarde desta sexta-feira (4), às 16h30, as atividades do projeto para formar fiscais mirins de trânsito. A ação, batizada de “projeto Tatãozinho”, vai se concentrar no Colégio Cosmos, do bairro Alto da Glória, em Curitiba, na rua General Carneiro 1149. As crianças vão ser orientadas pelos próprios professores, que passam a receber treinamento da equipe de especialistas em psicologia e pedagogia do IPTRAN. A neuropsicóloga do IPTRAN Eva Cavalaro explica que a proposta visa “formar cidadãos e futuros motoristas conscientes”.

A filosofia da iniciativa é garantir um aprendizado de como se comportar no trânsito, além de criar multiplicadores dessas informações. O objetivo é que elas também sejam transmitidas e colocadas em prática por familiares e vizinhos dos alunos.  As atividades serão feitas dentro das disciplinas regulares em sala de aula e atividades extra-classe, como a realização de blitze educativas nos arredores da própria escola, palestras e passeatas pela comunidade.

Eva Cavalaro afirma que “o trânsito é um tema transversal e pode ser abordado de diversas maneiras dentro de todos os conteúdos, tornando-o interessante e motivador” na escola. Para a presidente do IPTRAN, Christiane Yared, se a escola é o local ideal para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres na sociedade, “nada melhor do que aproveitar esse espaço estratégico para garantir que os estudantes tenham um comportamento correto no trânsito para ajudar no desenvolvimento de sua cidade e na preservação de vidas”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.