10:11COLUNA DA SERPENTE

por Ruth Bolognese

Operação Uruguai

Pelo furor causado e pela insistência em descobrir o dono da conta uruguaia, com depósito de quase U$4 milhões, que foi reproduzida aqui, tem muita gente do Paraná com contas no exterior. Interessados mais afoitos chegaram a comprar lupa para investigar as iniciais dos nomes rabiscados. Tragam os dólares, gente! Vão ajudar a economia do País.

As revelações de Scalco

Euclides Scalco gravou depoimento para o Centro de Pesquisa e Documentação Social Arquivo Jacinto Correia, mantido pela Secretaria de Trabalho do Paraná. Com memória invejável, às vésperas de completar 80 anos, ele fez  algumas revelações sobre o governo FHC, de quem foi ministro chefe da Secretaria Geral da Presidência:

-“Dois ministros de  ‘Fernando’ (como ele chama o ex-presidente FHC), foram contra o Plano Real. De um não vou dar o nome, porque já morreu. O outro é o José Serra”, disse.

– “O Plano Real só foi anunciado depois que conseguiram convencer o Dr. Roberto Marinho”.

– “FHC estava  nos N. York, voltando de uma viagem ao Japão (era ministro das Relações Exteriores), quando recebeu uma ligação do presidente Itamar Franco, que o convidou para ser Ministro da Fazenda.  ” Fernando explicou que aquela não era a praia dele, mas disse que iria pensar e conversariam depois. Às 6 da manhã, Dona Ruth ligou para o Fernando e perguntou se ele tinha ficado louco. Itamar não esperou a resposta e o nomeou”.

– “No ano passado, quando o Fernando completou 80 anos, a presidente Dilma enviou uma carta a ele, com elogios ao que ele tinha feito pelo Brasil. E só depois disso, do gesto da presidente, é que o PSDB resolveu homenageá-lo. Foi preciso a presidente lembrar. Nem Serra, em 2002, nem Alckmin, em 2006, nem Serra em 2010, nas campanhas eleitorais, lembraram do que o Fernando fez, do Plano Real, que depois disso não houve mais inflação – as grandes mudanças que deram base para o crescimento. O que o Fernando fez só daqui a algumas gerações vão reconhecer. O Brasil é antes e depois do Fernando”.

Sem participação

Afiadíssimo, como sempre, o ex-ministro Euclides Scalco está a quilômetros de distância do PSDB do Paraná. E mesmo torcedor de Gustavo Fruet na eleição desse ano, já deixou claro ao pupilo: ficará distante da campanha eleitoral.

Compartilhe

7 ideias sobre “COLUNA DA SERPENTE

  1. Velho de Guerra

    O sacristão das araucárias também faz revelações ? Coincidência com a recente entrevista dada pelo ex presidente FHC para documentário apresentado pela TV Câmara (deve estar ainda reprisando).

  2. Urtigão

    Se ainda exite polico serio, O Meu amigo Scalco é o primeiro da lista ( prá falar a verdade nos meus 30 anos no meio politico é o UNICO) Helião ta na hora d fazer um livro dele!!

  3. Paulo A. Fernandes

    O Euclides Scalco, é das poucas pessoas reta e distintas da política local. E se ele não quer aparecer na campanha do Fruet, é porque conhece com quem anda o moço.

  4. Ivan Schmidt

    O ministro de FHC que discordou do Plano Real e não foi citado por Euclides Scalco por já estar morto, só pode ser Sérgio Mota, na intimidade lá deles conhecido como “Trator”…

  5. Ivan Schmidt

    Faltou dizer: Euclides Scalco foi o maior intelectual orgânico da política paranaense, mentor do MDB, PMDB e PSDB… Homem forte do governo Richa pai (Casa Civil), teve capacidade para manter o equilíbrio político para que o então governador pudesse trabalhar, dominando o ânimo da esquerda (Garanhão, Nelton Friedrich, Claus Germer, Antenor Bonfim, Otto Bracarense e outros) que assanhavam o rancor dos representantes do centro (João Elíseo, Belmiro Valverde e Chico Simeão).

  6. Josimar Lascoski

    ELE FOI DESCOBERTO PELO ZÉ RICHA, ERA FARMACEUTICO, PRATICO SEM DIPLOMA, E DEU UM GRANDE POLITICO, ERA AMIGO PESSOAL E CONSELHEIRO DE BETO RICHA, PENSO QUE SAIU E TORCE PELO GUSTAVO, ELE VIU QUE O MENINO BETO É PERIGO POLITICO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.