por Célio Heitor Guimarães
Temos sido reféns dessas situações, neste velho mundo dominado pelos negócios e pelas espertezas, onde a palavra de ordem é explorar ao máximo o consumidor e dificultar-lhe ao extremo possíveis queixas e/ou a solução de necessidades.
O consolo é saber que haverá sempre alguém, do lado de cá, capaz de, comcriatividade e bom humor, enfrentar o capital dominante. E debochar dele. Ou usar contra ele o seu próprio veneno. Como fez um cidadão anônimo, no diálogo adiante, que é uma preciosa lição a ser seguida por todos nós. Com toda a gratidão ao autor, reproduzo o episódio:
Trimmmmm…….
– Alô.
– É o senhor Bighetti?
– Sim.
– Senhor Bighetti, aqui é da Telefônica. Estamos ligando para oferecer-lhe apromoção linha adicional, onde o sr. tem direito…
– Desculpe interromper, mas quem está falando?
– Aqui é a Rosicleide Judite, da Telefônica. Estamos ligando para…
– Rosicleide, me desculpe, mas, para nossa segurança, gostaria de conferiralguns dados. Pode ser?
– …bem, pode.
– De que telefone você está falando? O meu bina não identificou.
– Do 103.- Você trabalha em que área da Telefônica?
– Telemarketing Pró Ativo.
– Você tem número de matrícula na Telefônica?
– Senhor, desculpe, mas não creio que essa informação seja preciso.
– Então, terei de desligar, pois não posso ter segurança de que falo com alguém da Telefônica.
– Mas, posso garantir…
– Além disso, sou sempre obrigado a fornecer meus dados a uma legião deatendentes sempre que tento falar com alguém da Telefônica.
– Minha matrícula é 34591212.
– Só um momento, enquanto verifico.
Dois minutos depois:
– Só mais um momento.
Cinco minutos depois:
– Senhor?!
– Só mais um momento, por favor. Nossos sistemas estão lentos hoje.
– Mas senhor…
– Pronto, Rosicleide. Obrigado por ter aguardado. Qual é o assunto?
– Estamos ligando para oferecer-lhe a promoção linha adicional, na qual o sr.tem direito a uma linha adicional. Está interessado, sr. Bighetti?
– Rosicleide, eu vou transferir você para a minha esposa, pois é ela que decidesobre alteração e aquisição de plano de telefone. Por favor, não desligue, poisessa ligação é muito importante para nós.
O telefone é colocado em frente ao aparelho de som, onde está sendo tocada amúsica “Festa no Apê”, do Latino.
Quando acaba, a esposa atende:
– Alô. Pode me dizer o seu telefone, por favor
.- É o 103.- Com quem eu estou falando?
– Com a Rosicleide, da Telefônica
.- Qual a sua identificação na empresa?
– 34591212.
– Obrigada pelas suas informações. Em que posso ajudá-la?
– Estamos ligando para oferecer a promoção linha adicional, onde a senhora tem direito a uma linha adicional. A senhora está interessada?
– Um momento. Vou abrir um chamado e em alguns dias meu filho entrará emcontato para dar um parecer. Pode anotar o protocolo, por favor?
Tu-tu-tu-tu…
Use e abuse da lição, colega consumidor.
Ótimo. Se apenas alguns fizessem isso, certamente esses mala-direta não nos importunariam mais.
Abraço Grande Zé Beto