12:37É brasileiro

Deus é brasileiro e acaba de pedir aos empresários que ajudem na luta contra a inflação. (Ivan Lessa)

Compartilhe

Uma ideia sobre “É brasileiro

  1. MÁRIO

    18/04/2012

    O Jornalismo rasteiro da Gazeta do Povo
    O mundo é feito de sutilezas. A maioria das pessoas não tem tempo ou interesse de ler jornais. Cabe a manchete e olha lá. Por isso o sucesso do jornalismo relâmpago do Metro, do Jornal do ônibus, dos jornais de bairro. De qualquer maneira, a manchete da Gazeta do Povo ontem (17 de abril) foi a seguinte: “Juro menor esbarra na desinformação”. Vamos aos seguintes dados:

    Tabela: Taxa anual real de juros total* sobre empréstimos pessoais em instituições bancárias em países selecionados na primeira semana de abril de 2009

    Como professor de estatística, recomendo aos meus alunos que procurem criticar os dados para não se transformarem em massa de manobra, de “Maria vai com as outras”…. O estudo acima mostra o que os bancos privados estupram o bolso do brasileiro e, a despeito dos juros menores, o BB manteve o lucro e até aumentou. Há espaço para avanços.

    Cabe à Gazeta do Povo ir até os bancos privados e fazer a pergunta central: Por que cobram juros tão altos? Por que não mandam seus repórteres fazer a mesma pergunta no HSBC, no Itaú, no Bradesco, No Safra, No Santander? Não o farão porque a honestidade jornalística é afogada pela ideologia escamoteada.

    Os bancos estatais (com seus defeitos também) tiraram o Brasil do Buraco em 2008-09. Naquela época, qual foi o papel dos bancos privados. Apenas especularam e a imprensa que publica MATÉRIAS PAGAS apenas se omitiu na crítica. Jornalismo rasteiro.

    Até a revista conservadora The Economist (Liberal e inglesa) deu o braço a torcer sobre o gigantesco setor bancário público brasileiro. O Robertinho do Itaú (o dono do programa AGIR – Ação Gananciosa do Itaú do Roberto) reclamou na época e “previu” (ou desejou?) que os bancos públicos teriam prejuízo. Enganou-se porque mentia, porque não estava com os pés no chão, assim como os juros que seu banco cobra.

    Os repórteres da Gazeta não obedeceram ao critério de confiabilidade de “amostragem” de 10% do total de agências da CEF e do BB em Curitiba (isso se ensina em qualquer escola de estatística séria). Logo, parece que temos problema no “furo” da Gazeta…

    Um “desafio” para os mesmos repórteres é fazer a pesquisa nos bancos privados (no HSBC, no Itaú, no Bradesco, no Safra, No Santander):

    1) Dá para emprestar dinheiro aqui sem abrir conta?
    2) Vocês cobram quanto mesmo o pacote de serviços?
    3) Qual é o juros que vocês cobram mesmo?
    4) O que vocês acham dos BANCOS PÚBLICOS REDUZIREM OS JUROS?

    Por: Pablo Diaz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.