8:52Cinco anos em Brasília

por André Gonçalves, na coluna Conexão Brasília, do jornal Gazeta do Povo

Completo neste mês cinco anos como correspondente da Gazeta do Povo em Brasília. É muito pouco, quase nada, na política. Talvez apenas o suficiente para entender que na capital o tempo não corre linearmente, mas em círculos.

Primeiro exemplo. A manchete do jornal de 15 de abril de 2007 dizia que os 30 deputados federais do Paraná na época só haviam conseguido transformar em lei uma a cada 56 propostas que apresentaram. Em julho de 2011, já com uma nova bancada eleita, outra matéria tinha um gancho parecido: 40% da bancada do estado na Câmara não tinha apresentado sequer um projeto ao longo do primeiro semestre da legislatura

Mais um caso regional. Há cinco anos, o Paraná perdia feio para os dois vizinhos do Sul na execução das emendas de bancada. Em 2009, a comparação mais dramática: a cada R$ 1 reservado no orçamento da União em emendas coletivas para os paranaenses, havia R$ 15 para os gaúchos. Ao final de 2011, a surra orçamentária continuou a mesma – e deve se repetir em 2012.

Quando desembarquei no Distrito Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL) era o presidente do Senado. Caiu logo depois da divulgação de que um lobista pagava a pensão de uma filha que ele teve fora do casamento com uma jornalista. Agora ressurge como o nome mais forte para suceder José Sarney (PMDB-AP) no mesmo cargo em 2013.

Aliás, Sarney é o maior exemplo de como correm os dias na Praça dos Três Poderes. Em 2009, ele foi bombardeado por todos os lados – dos atos secretos (idênticos aos da Assembleia Legislativa do Paraná) à revelação de que o Senado mantinha inúteis 171 diretorias, como as de “garagem” e de “check-in” no aeroporto Juscelino Kubitscheck. Como resposta aos escândalos, tornou-se pai de uma “audaciosa” proposta de reforma administrativa do Senado, que já custou meio milhão em estudos privados. A aprovação do projeto está emperrada na Comissão de Constituição e Justiça desde o ano passado. Em 1995, ele também havia tentado algo do gênero, que também nunca saiu do papel.

No geral, o fato menos cíclico dos últimos cinco anos talvez tenha sido a eleição de uma mulher para a presidência da República. E, no âmbito paranaense, a escolha de uma curitibana para gerenciar o governo como ministra da Casa Civil. Dilma Rousseff e Gleisi Hoffmann são novidades históricas, porém só o tempo vai dizer se, na prática, elas não foram mais um evento circular da política nacional.

Estamos fadados a sermos reféns das mesmas práticas de sempre? Não. Há luz no fim do túnel. Os últimos cinco anos também foram marcados por acontecimentos extremamente interessantes. Aos trancos e barrancos, o Brasil vem conseguindo diminuir a desigualdade social. Além disso, a transparência aumentou enormemente, o que facilita o acesso à informação.

Uma sociedade menos desigual e mais bem informada tende a repelir a repetição de fatos políticos que só levam ao atraso. O desafio é fazer com que esse estágio de amadurecimento chegue o quanto antes. O Brasil “real” precisa andar para frente.

Fora de Brasília, um quadradinho no meio do Goiás de Carlinhos Cachoeira, há um país com sede de desenvolvimento. Onde cinco anos serão sempre tempo demais para se desperdiçar.

————————–

Nos corredores

Temer: distância de Greca

Vice-presidente da República e presidente licenciado do PMDB, Michel Temer tem evitado de todas as formas embarcar na campanha do correligionário Rafael Greca em Curitiba. Temer teria sido alertado de que a candidatura de Greca seria, na verdade, apenas uma jogada do grupo do senador Roberto Requião para apoiar Luciano Ducci (PSB) no segundo turno.

Medo do PSB

A cúpula do PMDB em Brasília tem radicalizado o discurso de que o partido deve evitar alianças com o PSB. O medo é que o adversário se fortaleça e consiga emplacar o governador pernambucano Eduardo Campos no lugar de Temer como vice-presidência na chapa de Dilma Rousseff (PT) em 2014. O presidente em exercício peemedebista, senador Valdir Raupp, já teria deixado claro que é mais cômodo para o partido ficar ao lado do PDT de Fruet em Curitiba, o que Requião não aceita.

Ducci com Requião

Luciano Ducci tem tentado há tempos um encontro com Requião para tentar costurar uma aliança ainda no primeiro turno. Já teria oferecido inclusive a vice para o PMDB. A reunião deve ocorrer nesta semana, em Brasília. Vale lembrar que, no primeiro turno da eleição para governador em 2006, Ducci era vice-prefeito de Beto Richa (PSDB) e levou o PSB para fazer campanha para Requião contra Osmar Dias (PDT).

Compartilhe

Uma ideia sobre “Cinco anos em Brasília

  1. Bom Senso

    Se qualquer pessoa paga por algo e não recebe, a empresa ou pessoa tem que devolver o que foi pago. Uma pessoa contratada para fazer um trabalho, não o faz, tem que obrigatoriamente restituir o que porventura tenha recebido. Isso é o Justo. Esses cidadãos que desde 2006 foram eleitos para representar o interesse do Parana e comprovadamente nada fizeram, devem RESTITUIR tudo que receberam em dobro, pois além da óbvia INUTILIDADE ainda tomaram o tempo de quem podia ou queria fazer algo e não puderam. Culpa dos PARTIDOS que além de não possuir um projeto em favor da sociedade, se organizam para benfícios de alguns por interesses egoístas. Culpa da Sociedade que não fiscaliza esses mandatãrios. O MINISTÉRIO PÚBLICO tinha a obrigação de entrar na justiça com uma ação civíl publica contra esses estelionatários que prometem e nada cumprem. O artigo é bem conhecido 171 do Cõdigo Penal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.