15:04O início do SIM

A prefeitura de Curitiba informa:

O prefeito Luciano Ducci apresentou na manhã desta terça-feira (10) o Centro de Controle Operacional (CCO) que dá início à implantação do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) de Curitiba.

“Este é o início de um processo de transformação na área da mobilidade urbana. Curitiba está entrando em um novo patamar e terá avanços importantes a partir deste centro de operações”, destacou Luciano Ducci.

O novo Centro, um dos mais modernos do país, instalado na Urbs, reúne técnicos, fiscais, agentes e operadores do transporte coletivo e do trânsito que vão acompanhar em tempo real o que acontece nos ônibus e nas ruas, formando um núcleo de comando on line com comunicação direta com motoristas de ônibus e do trânsito em geral.

Os operadores do Centro de Controle Operacional dispõem de um painel de 7,20m por 1,80m, formado por 21 telas de LCD de 46 polegadas onde são projetadas as imagens captadas por câmeras de circuito fechado de televisão (CFTV), instaladas em pontos chave.

Os operadores têm também bancadas individuais com duas telas de computador, o que permite ações simultâneas, como receber e enviar mensagens, seja para os painéis de trânsito nas ruas seja para controladores de semáforos ou motoristas do transporte coletivo, através de computadores de bordo já instalados em todos os ônibus da frota operante e de reserva, num total de 2,3 mil veículos.

“É um processo em andamento e por isso fiz questão de apresentá-lo no seu início, para que a cidade possa acompanhar desde agora os avanços que vão acontecer na sequência”, afirmou o prefeito. O funcionamento do CCO, acrescentou, é um passo decisivo na modernização da cidade que passa a contar com tecnologia de ponta na gestão da mobilidade urbana.

O presidente da Urbs, Marcos Isfer, detalhou o funcionamento do CCO e destacou a importância deste processo no dia a dia dos curitibanos. “Trabalhamos todos para termos uma cidade cada vez melhor”, disse Isfer, destacando que o Centro vai ajudar o usuário do transporte coletivo e o trânsito da cidade. “O monitoramento em tempo real do trânsito e do transporte será fundamental no planejamento e na melhoria da mobilidade em Curitiba.

Transporte – Computadores de bordo, GPS e equipamentos acoplados à parte elétrica dos ônibus permitem que operadores e fiscais do transporte  saibam em tempo real a situação de cada ônibus – em que ponto do trajeto ele se encontra, se está no horário, se parou fora do ponto e em quanto tempo chegará à próxima parada.

Nos terminais, o usuário também será informado, em painéis luminosos no próprio ponto de parada, do tempo previsto para a chegada do próximo ônibus. Este sistema está em teste nos terminais Pinheirinho e Cabral, e a previsão é que esteja em todos os pontos de todos os terminais até o fim deste ano.

Todas as ações e a movimentação dos ônibus geram relatórios que vão ajudar no planejamento permitindo também readequar a operação do transporte coletivo a qualquer momento.

Através de um console, instalado no painel do ônibus, cujo acesso só é possível com o ônibus parado, o motorista poderá acionar o Centro de Controle e receber orientação do operador em casos de alteração de rota, readequação de horário e paradas não previstas, por exemplo.

O Controle Operacional do transporte é feito a partir de informações dos fiscais da Urbs que agora passam a contar com uma ferramenta decisiva que é o monitoramento em tempo real. Neste primeiro momento, o monitoramento é feito nas linhas expressas – biarticulados que só circulam nas canaletas – e a previsão é incluir todas as 355 linhas até o fim do ano.

Trânsito – O primeiro trecho da cidade monitorado pelo CCO será o anel viário – um conjunto de ruas que permite deslocamento em mão única entre os bairros sem passar pela área central da cidade. Câmeras captam imagens permitindo monitoramento do trânsito.  Painéis vão orientar os motoristas sobre as condições de tráfego à frente, avisando por exemplo em casos de congestionamentos e sugerindo vias alternativas.

O CCO também agiliza a chamada de socorro quando necessário em casos de acidentes, e permite uma análise permanente das condições de tráfego auxiliando no planejamento de obras e do trânsito.

No CCO também funciona a Central de Tráfego em Área (CTA), responsável pelo monitoramento e intervenções nos semáforos. No caso do anel viário serão 190 semáforos no sistema autoadaptativo que abrem e fecham de acordo com o volume do tráfego, evitando que o motorista fique parado quando não há trânsito na transversal.

Esse sistema será implantado gradativamente com softwares que serão desenvolvidos a partir da leitura do volume de tráfego do anel viário. Com o CCO, além do aviso de que há algum problema em semáforo, os técnicos terão também a imagem do local, facilitando e agilizando a solução do problema. Em geral, problemas em semáforos são provocados por acidentes, tempestades, queda de energia e outros.

O CCO entrou em funcionamento com cinco câmeras e três painéis de trânsito. As câmeras estão instaladas nos cruzamentos das ruas e avenidas Ubadino do Amaral com Visconde de Guarapuava;  Campos Sales com Augusto Severo;  Vicente Machado com Brigadeiro Franco; Brigadeiro Franco com Padre Agostinho; e Lisymaco Ferreira da Costa com Cândido de Abreu.

Os painéis de trânsito estão nas ruas Desembargador Motta (perto da Padre Agostinho); Brigadeiro Franco (entre a Chile e a Baltazar Carrasco dos Reis); e Mauá (perto da Barão de Guaraúna).

SIM – A entrada em funcionamento do CCO é um passo decisivo para a implantação do Sistema Integrado de Mobilidade, uma das obras previstas no PAC da Copa, e significa que a fase de definição de tecnologias, equipamentos e desevolvimento de sistemas já foi vencida.

Até 2014, o CCO vai atuar com 711 câmeras e 80 painéis de trânsito, além de 694 painéis de informação aos usuários do transporte coletivo, instalados em todos os pontos de ônibus nos terminais e estações-tubo.

Fazem parte do SIM também o dispositivo que dá prioridade à passagem dos Ligeirão nas canaletas e o carregamento do cartão transporte diretamente na catraca dos ônibus, terminais e estações-tubo, sem necessidade de carregar o cartão em validadores que ficavam nos terminais, sujeitos à ação de vândalos.

Operação integrada – O controle operaciona integrado de trânsito e transporte é um dos diferenciais de Curitiba em relação a outros centros operacionais existentes no país.

Saiba como funciona o CCO:

Câmeras – Instaladas em pontos estratégicos, em postes de até 15 metros de altura, câmeras de circuito fechado de televisão (CFTV), com zoom de até 36 vezes a imagem real, registram o que acontece nas ruas. Atualmente 21 câmeras estão instaladas cobrindo os 25 quilômetros do anel viário. Cinco câmeras estão em operação e outras 16 serão ligadas até junho. O Sistema Integrado de Mobilidade, monitorado pelo CCO, prevê 711 câmeras até junho de 2014.

Telão – As imagens captadas pelas câmeras são acompanhadas no CCO em um telão de 7,20 m por 1,80m, formado por 21 telas de LCD de 46 polegadas e em telas individuais dos operadores que têm comunicação on line com o trânsito, através de painéis e com o transporte, através de computadores de bordo já instalados em todos os ônibus.

Computador de bordo
Um dispositivo acoplado na parte mecânica do ônibus, GPS e computador de bordo registram informações variadas, como velocidade, trajeto, localização e paradas feitas pelos ônibus, acompanhadas em tempo real no CCO. Com o ônibus parado, o motorista também tem possibilidade de comunicação direta com o CCO e é avisado quando há mensagem – que ele só vai ler com o ônibus parado. Em casos de emergência, o motorista pode emitir um alerta imediato ao CCO.  As informações emitidas ficam registradas em relatórios que são uma importante ferramenta no planejamento e operação do transporte coletivo.

Painéis do Transporte – horário on line
Como o sistema permite acompanhamento em tempo real da localização de cada ônibus, o usuário terá acesso à informação – nas estações tubo e terminais – do tempo previsto até a próxima parada, tempo de espera ou qualquer alteração de rota ou horário. A previsão é que até o fim do ano sejam instalados em todos os terminais e estações tubo,694 painéis de informação ao usuário do transporte

Painéis de trânsito
Instalados em pontos estratégicos, os painéis vão informar ao motorista que está em trânsito, as condições da via – por exemplo, se há acidente, obstáculo na pista

Infovia
A comuncação entre os diferentes equipamentos que compõem o CCO é feita por uma rede subterrânea de fibra ótica, implantada inicialmente nos 25 quilômetros do anel viário.

Semáforos adaptativos
Sistema composto por controladores semafóricos, detectores veiculares, rede e concentradores de comunicação com capacidade para transmissão de dados, vai permitir a implantação dos chamados semáforos adaptativos – que abrem ou fecham de acordo com o volume de tráfego.

Compartilhe

11 ideias sobre “O início do SIM

  1. josé

    É algum tipo de BBB do prefeito de Curitiba?
    Vão ficar monitorando o sofrimento que passamos todos os dias.

    No transporte público defasado
    Desta gestão que consegue piorar o transito com obras que não resolvem porcaria alguma.
    Na linha verde que deveria ser chamada de linha verde$$$.

  2. Guima

    Atenção viaturas, o painel de controle diz:
    Camera 1: congestionado,
    Camera 2: congestionado,
    Camera 3: congestionado…
    nem precisa de cãmera pra saber disso…

  3. Iaco

    SIM, inicialmente significava Sistema Integrado de Monitoramento e não de Mobilidade. No Pac da Copa foram destinados 48 milhões para o SIM que deveria INTEGRAR o controle semafórico, as câmeras de vigilância, a central dos bombeiros, da diretran, do SAMU, da Defesa Civil, da Guarda Municipal, etc… numa verdadeira Sala de Situação e tomada de decisão imediata, como já funciona há mais de 10 anos em Campinas – SP (o CIMCamp) e o moderníssimo do Rio de Janeiro, inaugurado há pouco tempo. Esses sim, são um SIM. Este de Curitiba, não passa de um humilde CCO. LAMENTÁVEL!

  4. Reclamando de barriga cheia

    Lamentável essa dor de cotovelo… Deviam ir lá e procurar e entender o tamanho da encrenca que governos e prefeitos anteriores deixaram.. E a Dilma que promete liberar dinheiro para o metrô e até hoje fica criando dificuldades?.. Assim fica difícil

  5. A Verdade

    reclamando de barriga VAZIA!!! qualquer um com um mínimo de inteligência sabe que estas “medidas” não passam de eleitoreiras… além do que, como bem disse alguém acima, isto é transformar curitiba numa verdadeira big brother da vida!!! george orwell deve estar se revirando no túmulo agora!!
    E enquanto os políticos ficam fazendo seus joguinhos de poder, o povo toma no c…

  6. Marina

    Prefeito, melhor verificar o que está acontecendo com o ICS, é inadmissível a situação!!!

    A revolta é geral ….

  7. LC

    É, agora ficou mesmo muito bom… o trânsito flui que é uma beleza e você já pode ir de carro pra qualquer lugar… o problema é que quando chegar lá, vai ter que voltar porque não tem mais onde estacionar! Os gênios pegaram uma rua larga, como a Brigadeiro Franco, que tinha 3 faixas para tráfego e uma para estacionamento e fizeram a mágica de desaparecer com a faixa de estacionamento mas continuar com apenas tres faixas para trânsito; belo truque, hein… Quem deve ter gostado (e talvez gastado algum $$$) são os donos de estacionamentos no centro. Além disso, Curitiba ainda não precisava de toda essa parafernália, mas sim de motoristas melhor preparados, que saibam fazer curva sem invadir a pista ao lado, que saibam não estacionar em fila dupla, sobre calçadas ou em vagas reservadas quando não têm direito a elas; que saibam respeitar semáforos, pedestres e ciclistas; que saibam sinalizar suas manobras (pisca parece acessório não fornecido com os carros vendidos aqui); que respeitem as normas de trânsito não apenas quendo estão sujeitos a multas. Curitiba precisa também de autoridades de trânsito que saibam mesmo o que fazer e não apenas onde se pode aplicar mais multas. Trânsito, na minha humilde opinião, não é um problema de segurança pública, mas sim de educação e cidadania. É impressionante que as pessoas reclamam do motorista ao lado (que, aliás, sempre que você olha está com o dedo no nariz…) mas esquecem de observar seu próprio comportamento no trânsito. Isso tudo sem falar no caos do transporte coletivo, que teve seu auge e suas glórias mas tem um modelo ultrapassado, que já não comporta mais as dimensões de Curitiba e, ainda assim, é reverenciado como se fosse a 1ª maravilha do mundo.

  8. Perfidio Maloio

    É vero, a congestão municipal sofre de auto-dor-de-cotovelo e perda de memória, pois é a mesma patota que esta aí desde os anos 80’s, né Sr.Reclamando de barriga cheia.

  9. Iaco

    Reclamando de barriga cheia,
    Só faltava essa de metrô.
    Por favor, o anteprojeto de metrô feito pelo mofado IPPUC é totalmente equivocado: em qualquer lugar do planeta, ao se introduzir um novo modal num sistema existente, este deverá ser, obrigatoriamente, complementar e jamais substitutivo, o que é exatamente o proposto.
    Além disso, o traçado não foi discutido com a população!!! alooouu!!!
    Mais ainda: o sistema “levenmente enterrado sob as canaletas” não é viavel na etapa centro-atuba, pois nenhuma composição férrea consegue qualquer das três subidas da Av. Paraná e, se estiver descendo, não consegue frear… então, meu camarada, melhor voltar pra escola ou para a prancheta…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.