14:27A capela do Palácio

A propósito da reabertura, ontem, da Capela do Palácio Iguaçu, o historiador Jair Elias dos Santos Junior enviou a história do local, publicada em seu livro “Palácio Iguaçu: coragem de realizar de Bento Munhoz da Rocha Neto”. Confiram:

A Capela do Palácio Iguaçu foi inaugurada em 29 de março de 1955, com a introdução da imagem de Nossa Senhora do Rocio. A solenidade foi marcada com um cortejo saindo da Basílica Menor Nossa Senhora da Luz (na época Catedral) até ao Palácio, com a presença de autoridades eclesiásticas, civis e militares, centenas de Marianos e Filhas de Maria, com seu uniforme branco, suas bandeiras e fita azul.

Ao adentrarem no saguão, o arcebispo metropolitano Dom Manuel da Silveira D’Elboux fez a benção do Palácio e entregou, na Capela, a imagem de Nossa Senhora do Rocio ao casal Flora e Bento Munhoz da Rocha Netto, que foi introduzida ao altar com “as ovações dos fieis presentes”.

O primeiro batismo na Capela foi realizado no dia 1º de maio de 1955, às 17 horas, pelo arcebispo Dom Manuel da Silveira D’Elboux. Foram batizados os bebês: Marcos Munhoz da Rocha Berenguer César e Afonso Camargo Netto.

A celebração realizada antes da cerimônia de batismo com a presença do governador Antônio Anibelli, foi para render graças “pelo êxito alcançado pelo governo do Sr. Munhoz da Rocha”.

Em 24 de fevereiro de 1962, presente o governador Ney Braga e o Embaixador da Espanha foi realizado a primeira cerimônia de casamento que uniu o casal Affonso Celso de Ouro Preto e Marília Beatriz Lacerda Carneiro.

O Papa João Paulo II esteve na Capela em 6 de julho de 1980, paramentando para celebrar a missa campal no Centro Cívico. A celebração de João Paulo II reuniu uma multidão por toda a extensão da Avenida Cândido de Abreu, em concentração popular jamais vista na História do Paraná. O Patriarca da Igreja Apostólica Ortodoxa Antioquina, Dom Ignatius IV, em visita pastoral ao Paraná, visitou a Capela na data de 1º de outubro de 1984.

Por determinação do governador José Richa, a Capela passou por profundas reformas e restauração, sendo concluídas no governo de João Elísio Ferraz de Campos. Para celebrar a conclusão das reformas foi celebrada Missa de Ação de Graças às nove horas do dia 4 de novembro de 1986.

Responsável pela decoração do Palácio Iguaçu, a escritora Flora Camargo Munhoz da Rocha lembra que foi seu esposo, o governador Munhoz da Rocha, que determinou a construção da Capela do prédio do Palácio. “Bento era muito religioso, tanto que se celebrava missas todos os domingos e ele fazia questão de comparecer”.

Compartilhe

4 ideias sobre “A capela do Palácio

  1. Coronel Perseu Jacutingassa

    Legal !
    Mas onde ficam os espaços destinados aos evangélicos, espíritas, umbandistas, hinduístas, muçulmanos e agnósticos dentro do Palácio Iguaçú ? Ah, não tem ? Mas não está escrito no livrinho verde que o Estado é laico, logo não pode favorecer nem proibir nenhum tipo de manifestação religiosa ? Uma capela católica mantida com dinheiro público ? Isso é bem coisa de 1950 mesmo.
    Ou se transforma em “espaço ecumênico”, retirando a o permanente mobiliário do culto católico, ou fecha.
    Será que se um futuro Governador for muçulmano, o povo vai ficar feliz se ele transformar a “capela” em mesquita ? Pensem nisso antes de escrever “respostas” ao meu comentário…

  2. Calabar - O Cético

    Dom Manuel da Silveira D’Elboux / Flora e Bento Munhoz da Rocha Netto / Marcos Munhoz da Rocha Berenguer César / Afonso Camargo Netto – essas crianças gostaram tanto de ser batizadas lá, que até hoje não abandonaram o Centro Cívico -/Antônio Anibelli – esse então até hoje assombra a Alep, muitos vigias já viram ele passeando a noite por lá, pois de dia estão os descendentes da Capitania Hereditária de Clevelândia – / Affonso Celso de Ouro Preto e Marília Beatriz Lacerda Carneiro / João Elísio Ferraz de Campos / Flora Camargo Munhoz da Rocha e José Richa – refém de todos os demais, assim como o seu filho é hoje da elite milionária/assalariada do serviço público do Paraná.

    Será que não tinha para batizar para não ficar tão escrachada a elitização do Paraná; nenhum José Roberto/Luiz Inácio/Benedito Silva/ Joaquim dos Santos/ Jakcleison Arruda/
    Maria das Dores/ Paulo Cequinel/ Custódio da Silva/Derroso/Madalosso/Chupiski/Shaulbauer/Weiis…

    Vcs deixaram, eu não. Agora aguentem o PARANHÃO.

  3. Calabar - O Cético

    Zé!!! Esqueci. Bateu uma saudade do Manoel Ribas, do Barão do Serro Azul…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.