6:24O caubói abre o jogo

por Célio Heitor Guimarães

No princípio, Tex Willer era apenas um pistoleiro solitário que vagava sem rumo pelas pradarias e montanhas do Velho Oeste norte-americano. Bom de mira e rápido no gatilho, fazia justiça à sua moda. Era um cara a quem se podia chamar de fora-da-lei. Mas conquistou, desde logo, o gosto dos leitores. E – surpresa! – também o respeito e a admiração das autoridades oficiais. Resultado: não demorou a passar para o lado da lei, ingressando, inclusive, no Comando dos Rangers dos EUA – uma espécie de polícia montada da época.

Mas foi além: capturado pelos índios navajos, foi salvo da morte pela filha do chefe Flecha Vermelha. Acabou conquistando o território indígena, casou-se com a doce Lilyth, que lhe deu um filho, hoje seu parceiro de aventuras, e foi nomeado Chefe Branco dos Navajos, que lhe chamam de Águia da Noite.

Quis o destino que ele se tornasse viúvo, mas ganhou bons parceiros de aventuras – além do filho Kit, o lendário batedor Kit Carson, o pele-vermelha Jack Tigre e o inseparável corcel negro Dinamite – e disparou na preferência popular.

Hoje, Tex Willer é o caubói em atividade mais antigo do mundo dos quadrinhos, com mais de sessenta anos de absoluto sucesso. Foi criado em 1948, na Itália, pelo roteirista Gian Luigi Bonelli e pelo desenhista Aurelio Galleppini e ganhou o mundo graças a roteiros bem amarrados e o belo desenho de Galep. No Brasil, chegou em janeiro de 1951, passou por quatro editoras diferentes e seus vários títulos continuam sendo campeões de vendagem.

Agora, Tex resolveu contar a sua história. Revelará a sua origem, os encontros com os companheiros de jornada e as aventuras inesquecíveis. Conta, ainda, como, apesar de texano, lutou na Guerra Civil do lado do Norte. E narra a sua participação na luta pela independência do México, ao lado do amigo Montales.

O autor da “autobiografia” é Mauro Boselli, grande conhecedor do personagem e também roteirista, desde 1994, de várias das aventuras de Tex para a Sergio Bonelli Editore. As ilustrações são de Fábio Civitelli.

Tex Willer – A História da Minha Vida é um lançamento da Mythos Editora, que logo poderá ser encontrado nas principais casas do ramo, como, por exemplo, na Itiban Comics Shop, do Chico e da Mitie, na Rua Silva Jardim, 845, desta bela Vila de N.S. da Luz dos Pinhais.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.