10:25COLUNA DA SERPENTE

por Ruth Bolognese

Opinião contrária

O PSDB do governador Beto Richa e o PSB do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, estão mais alinhados do que nunca. Mas Gilberto Ribeiro (PSB), deputado estadual/apresentador da Rede  RIC/Record, bem cotado na audiência com seu programa popular “Balanço Geral”, não parece rezar pela mesma cartilha. Na entrevista ao Jornal do Juvevê, ele diz: “Em função da falta de diálogo entre bancada estadual e o Executivo, o governador já virou piada.” E arremata que “enquanto Requião era chamado de truculento, Beto Richa é o Turco Lento”.

A piada do Turco Lento é velha e denominava o pai de Beto. Agora, o que espanta nas críticas de Gilberto Ribeiro, além da voz discordante, é que o dono da RIC/Record, Leonardo Petrelli é um dos melhores amigos do governador Beto Richa. Uau!

Daltônica

No serviço de proteção ao consumidor a velhinha reclama, absolutamente indignada: “O pessoal foi lá em casa e instalou um “manga larga” no computador. Eu nem sei o que é isso, para que serve. Mas que aumentou a conta da TV, já aumentou, isso sim. E eu quero tirar logo esse tal de “manga larga”. ”.

Levou um tempo para o atendente descobrir que ela falava da Banda Larga.

Adeus dona Thalita

Hoje minha amiga Duca precisa de mim. Chora a perda da mãe, dona Tallita Clary Batiston, que morreu de manhã. A Duca e a dona Tallita viveram juntas nos últimos anos, cada uma num apartamento, mas com uma porta unindo as salas para que mãe e filha pudessem transitar livremente. Os amigos e filhos acompanharam a longa doença de dona Tallita e, algumas vezes, tentaram convencer a Duca que cuidasse um pouco de si mesma, pedisse ajuda para levá-la ao médico, acompanhar nas internações, dosar-lhe os remédios. Tudo inútil. A Duca nunca cedeu um milímetro, e correu como louca para atender as imensas demandas da imprensa sobre o transporte coletivo da Capital, enquanto conversava pelo telefone com a mãe sobre uma dor ou outra que surgia de repente. Já no fim, dona Tallita vivia quase que somente sob a vida da Duca. Ou seria vice-versa? Até que anteontem teve o derrame e foi para o hospital. A Duca nos disse que a casa tinha ficado vazia,  e nem sabia como ia enfrentar o silêncio a partir de agora. Dona Tallita, como todas as mães, vão embora e nos deixam aqui, nessa planeta tão imenso, sem saber para onde caminhar. É como se, enfim, cortassem o cordão. E aí é só silêncio.

A Duca, a nossa Duca, para quem não a conhece,  é Maria do Carmo Batiston, de tradicional família de Pato Branco,  jornalista responsável pela assessoria de imprensa da URBs. E quem não conhece a Duca, que me perdoe, não sabe direito o que é um ser humano verdadeiro, integral, solidário e raro.

Compartilhe

5 ideias sobre “COLUNA DA SERPENTE

  1. Alex

    A Duca é tudo isso e mais um pouco. Um espetáculo de pessoa. Desejo muita força a ela nessa hora difícil.
    Personal.

  2. guto

    O deputado Gilberto Ribeiro é o deputado dono de um Camaro branco 0km que fica estacionado na assembleia legislativa. O cara atropelou um cidadao, nao prestou socorro e ainda se acha no direito de colocar apelido nas pessoas.. o apelido desse deve ser ” ligeirinho”

  3. Ivan Schmidt

    Duca, querida amiga distante… na última vez em que trabalhamos juntos (na primeira campanha de Osmar Dias para o governo), você já se preocupava com o estado de saúde de sua mãe.
    Agora veio o desfecho… sei o quanto é duro suportar essa dor, porque meus pais também já partiram.
    Sem dúvida, você será confortada pela solidariedade de sua legião de amigos. Um forte abraço.

  4. Marcia

    Duca, porto seguro da mãe e, tantas vezes, nosso, nas improbabilidades da campanha. Não está sozinha, querida Duca! Todos – e são tantos! – amigos desejam agora unir a sala, a vida, à sua, por uma porta! Abraço, forte como você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.