15:02COLUNA DA SERPENTE

por Ruth Bolognese

Termômetro Ducci

Um interlocutor boa cabeça teve uma longa conversa com o prefeito Luciano Ducci de ontem pra hoje. E, como boa cabeça, mediu  a temperatura  do prefeito e seu grupo no tocante as eleições de outubro. Eis um resumo das conclusões: Ducci está confiante e tranqüilo com o próprio potencial. Mas tem consciência que vai enfrentar um candidato forte, Gustavo Fruet, e uma máquina pública poderosa, a Federal. Para o combate, precisa  de um up grade, tipo aquele comercial  da Claúdia Leite, o do “ Extravasa”. E esse up grade atende pelo nome de Ratinho Jr, o deputado federal do PSC.

Os argumentos

Na verdade, os dois grupos mais fortes na disputa pela  prefeitura estão se aproximando daquela fase do “ou dá ou desce” em relação a Ratinho Jr. A vaga de vice é o canto da sereia. Ontem de manhã, o deputado André Vargas, do PT, disse, com aquela sutileza que lhe é peculiar, que uma chapa Fruet/Ratinho Jr seria imbatível em Curitiba. Ou seja, deu um chega pra lá nas intenções dos Veneris e Rosinhas da vida. À tarde o Ratinho pai foi ao palácio Iguaçu debater uma parceria sobre repovoamento dos rios do Paraná com ninguém menos do que o governador Beto Richa. Zero a zero no placar do “com quem eu vou”.

E o PT?

No pau da goiaba, se Ratinho Jr aceitar ser vice de Luciano Ducci, além de levar consigo o tão propalado voto da periferia, complica a vida de Fruet, que carece de vereadores e da máquina da prefeitura para alastrar-se. Mas se optar por Fruet, provoca um abalo no próprio grupo, que vive as contradições petistas. Seria a primeira vez na história que o PT vai para uma campanha eleitoral em Curitiba sem nem um candidato à vice pra chamar de seu. Água fria na militância.

Os bem abençoados

Quem convive com Ratinho Jr garante que ele , por enquanto, está lambendo os milhares de votos potenciais que as pesquisas lhe conferem e  trabalha com afinco para formar um grupo político com força extra para formalizar a candidatura a prefeito. Para convencer Ratinho Jr. a mudar de idéia, o prefeito Luciano Ducci tem dois argumentos. Um a favor: a própria história, que a condição de vice lhe deu a vaga de titular, e a história de Beto Richa, que também fez o mesmo caminho e hoje despacha no Palácio Iguaçu. E outro contra: a história de Algaci Túlio e Carlos Simões, que detinham grande popularidade e se perderam no meio do caminho.

Mas como diria aquele velho  líder: política é como nuvem, vai mudando,mudando…

Palavrão senatorial

O senador Alvaro Dias (PSDB) é um gentleman e se comporta publicamente como tal. Mas quando alguém toca no nome de Mario Celso Petraglia, o presidente do Club Atlético Paranaense perto dele, sai um palavrão que faria corar até a zona portuária em dia de folia.

De volta

A jornalista Fernanda Rocha assume a bancada do SBT Paraná na próxima segunda-feira. É muito bem vinda!

Compartilhe

6 ideias sobre “COLUNA DA SERPENTE

  1. CELIO RIBEIRO-SENGÉS PR.

    SE O RATINHO JR FOR ESPERTO. ACEITA SER VICE DE DUCCI, FATURA ESSA DE PRIMEIRA. SERA VICE SO POR 4 ANOS, DUCCI NAO PODE MAIS SER CANDIDATO. RATINHO JR TERIA A MAQUINA DA PREFEITURA E DO GOVERNO A SEU FAVOR PARA SER PREFEITO DAKI A 4 ANOS SEM GASTAR QUASE NADA. ESSA SERA O CAMINHO MAIS CERTO E MAIS FACIL. A AJEITA A VIDA DO BETO RICHA E DUCCI.

  2. Guilherme

    Desculpe, mas não sei aonde estão os votos do Ratinho Jr… Lanço um desafio nesse blog, façam as saus pesquisas eleitorais, perguntem para 10 pessoas de familias diferentes quem elas pretendem votar.

  3. Perfidio Maloio

    Se o Ratinho Jr. for esperto não sai vice do vice. O cara tá em segundo nas pesquisas e querem que sai de vice do terceiro. ka, ka,ka….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.