7:19Depois de 13 anos de acampamento, 60 famílias serão assentadas em Mangueirinha

O Incra informa:

Incra vai assentar 60 famílias em duas áreas transferidas pelo governo do Paraná

A Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), autarquia vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), recebeu na última segunda (27) as matrículas de duas áreas em Mangueirinha, região Cento-Sul do estado do Paraná. As áreas – de 852,85 e 429,20 hectares – poderão abrigar juntas 60 famílias de agricultores sem terra acampados no município. As terras estavam em poder do governo do estado do Paraná e agora foram transferidas à autarquia. Após o recebimento da matrícula, a próxima etapa do processo é a criação dos projetos de assentamento e seleção das famílias. O assentamento das famílias é um exemplo de esforço coletivo. Tanto o município, como os  movimentos sociais e governo do Estado se empenharam para assentar as famílias acampadas há 13 anos.

O prefeito em exercício do município de Mangueirinha, Edenilson Palauro, elogiou a atuação do Incra. “Durante o processo para assentar estas famílias, o município se esforçou muito para que este assentamento acontecesse e pudemos perceber que o Incra e seus funcionários têm feito mais do que podem para fazer este assentamento acontecer”, disse.

O superintendente do Incra no Paraná, Nilton Guedes, classificou como um marco histórico o recebimento das matrículas. “Aqui resulta muita luta e esforço, foi um árduo trabalho para as famílias finalmente serem assentadas”, afirmou.

Portaria
O primeiro passo depois do recebimento da matrícula será baixar a portaria de criação dos dois assentamentos. O Projeto de Assentamento (PA) Anjo da Guarda I receberá cerca de 40 famílias e o PA Esperança Viva receberá 20 famílias.

Depois de assentada, cada família tem direito ao Crédito Apoio Inicial, no valor de R$ 3,2 mil, para iniciar sua produção. Enquanto isso, é realizado o Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA), que definirá, entre outras coisas, onde cada família será fixada e o tipo de atividade econômica mais adequada para a região.

Compartilhe

2 ideias sobre “Depois de 13 anos de acampamento, 60 famílias serão assentadas em Mangueirinha

  1. Velho de Guerra

    Saem as 60 e chegam 120 é sempre assim. Nunca acabará …o incentivo para que existam os “sem…vergonha !

  2. olavo

    não sei quem é mais sem vergonha, velho de guerra, esses caras ou a igreja e outros safados que reteem terrras e terras, sem nada fazer sobre elas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.