10:29O caso da polícia

Quem está por dentro da polícia acha que o governo foi inábil ao anunciar os números de reajuste para as polícias. Primeiro porque, por um motivou ou por outro, depois de tanto tempo de negociações nos bastidores, criou-se uma expectativa falsa do tamanho do aumento. O fato de o governador Beto Richa ter anunciado o reajuste e fechado a porta da negociação afirmando que era o máximo que se poderia fazer, também azedou o ambiente. O comando da PM, é verdade, controla com mão de ferro a tropa, mas isso não evita o falatório. Na Polícia Civil, que vai cruzar os braços no final de semana, fazendo com que a população reze para que não haja fugas nas delegacias e que descambe o número de ocorrências violentas, haverá um mínimo de policiais em serviço. Hoje, por exemplo, a notícia de que Richa foi passar o carnaval em Salvador estava sendo comentada nos rádios das viaturas das duas corporações. Sabe-se que os sindicatos têm integrantes atuantes de partidos políticos que fazem oposição ao governo. Espalhou-se, por exemplo, a informação de que todo governo tucano não trata bem os policiais em particular e os servidores públicos em geral. O ano eleitoral como pano de fundo dessa confusão toda exarceba os ânimos e ações. Em princípio não há risco de acontecer aqui cenas de rebeldia explícita dos policiais. Mas o que eles esperam é que seja aberta novamente a porta da negociação para que o ambiente volte a ser tranquilo.

Compartilhe

6 ideias sobre “O caso da polícia

  1. carlos rocha

    A dita greve da polícia civil é um caso de oportunismo barato que desqualifica a reivindicação por mais justa que seja.

  2. Conde Edmundo Dantas

    Zé,

    Tua análise não está correta. Você não se informou antes de postar o tópico acima. O que o governo fez não tem paralelo na história do Paraná. Se você for nos detalhes da proposta de subsídios apresentada, verá que existe a concessão de um pequeno aumento para o iníco das careiras, tanto na PM quanto da PC, e a esmagadora maioria das duas corporações que já possuem algum tempo de serviço não só não estão recebendo nada de avanço remuneratório com em muitos casos os salários estão sendo diminuidos.

    Chego a imaginar que o Hauly, que sabidamente é um incompetente, juntamente com o outro incompetente chamado Sebastiani, ou engaram o Governador ou a incompetencia de ambos chegou a níveis inimagináveis.

    Os Delegados divulgaram uma nota à população que abaixo trancrevo:

    OS DELEGADOS DE POLÍCIA ESTÃO DE LUTO
    Os Delegados de Policia do Estado do Paraná estão de luto por não terem sido contemplados com a recomposição salarial prometida pela equipe de Governo.
    Conforme a tabela apresentada pelo Governo, que busca a transformação da remuneração dos chefes de polícia em subsídio, traduz praticamente 0% de correção em 2012, ficando muito distante do índice divulgado na imprensa oficial. Isto significa dizer, que sequer a correção inflacionária foi observada.
    Num momento em que se acreditava em soluções para a Segurança Pública, após exaustivas tentativas de negociação, que foram frustradas, estabeleceu-se um clima de tensão no âmbito da classe dos Delegados e no seio da Polícia Civil, o que certamente se traduzirá em prejuízo ainda maior a coletividade, que paga seus impostos e merece um serviço de qualidade no setor.
    Não é o desejo da Classe.
    Assim, os Delegados de Polícia, deliberaram integral apoio à base da polícia, desde que, é claro, as medidas sejam revestidas de legalidade.
    Os Delegados de Polícia do Estado do Paraná, não deixarão de cumprir seu dever legal, previsto pela Constituição da República, Código de Processo Penal e Estatuto da Polícia Civil, mas não hesitarão em defender seus direitos.

    JAIRO AMODIO ESTORILIO
    Presidente – SIDEPOL/PR

    KIYOSHI HATTANDA
    Presidente – ADEPOL/PR

  3. Marko Kzomba

    A polícia civil está com tudo!. Bolou uma ação “operação padrão” que deixou muita gente de orelha em pé. Em Carnaval canta-se a marchinha: Desbaratina, desbarantina esse cassino/ Desbaratina esse casa de prostituição/ Muita gente, muita gente bam bam bam vai dançar // Seguiu a risca a cartilha, ou seja, faz o que está na lei, não precarizando a mão-de-obra, na qual é obrigada a fazer, segundo relatos. Merece respeito pelo que é exigido. Se o governo beira o que o TC chama de “alerta” dos gastos com os gastos, como foi propagado numa rede de rádio, ajuste tal como o próprio TC mencionou: corta dos comissionados que sobra mais para o concursado. E cantemos no Carnaval…Beto Richa, Beto Richa não fica em Salvador não/ Resolve aqui, nem que tenha que cortar ali, a gorda comissão dos aspones…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.