15:26Só um imbecil triunfa

Jamais consegui nada, nem mesmo me tornar malvado; não consegui ser belo, nem mau, nem canalha, nem herói, nem mesmo um inseto. E, agora, termino a existência no meu cantinho, onde tento impiedosamente me consolar, aliás sem sucesso, dizendo-me que um homem inteligente não consegue nunca se tornar alguma coisa, e que só um imbecil triunfa. Sim, meus senhores, o homem do século XIX tem o dever de ser essencialmente destituído de caráter; está moralmente obrigado a isso. O homem que possui caráter, o homem de ação, é um ser essencialmente medíocre. Tal é a convicção de meus quarenta anos de existência.

de Fiódor Dostoiévski em “Notas do Subsolo”

Compartilhe

2 ideias sobre “Só um imbecil triunfa

  1. luizaõ Camargo

    CONCORDO PLENAMENTE COM ESSA MATÉRIA, TENHO CASO CONCRETO EM CIDADE DO PARANA EX.GUARATUBA, ONDE O HOMEM INTELIGENTE NÃO CONSEGUE NUNCA SE TORNAR ALGUMA COISA. o IMBECIL, BEBADO, MENTIROSO E GATO SEM CARÁRATER, TEM APROVAÇÃO DA SUA MEDIOCRIDADE.

  2. Zangado

    “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”

    (Trecho do discurso “Requerimento de Informações sobre o Caso do Satélite – II”)

    do nosso Rui Barbosiski …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.