16:05COLUNA DA SERPENTE

 por Ruth Bolognese

Curitiba sem ônibus
O presidente da Urbs, Marcos Isfer, deu entrevistas para as rádios locais às 8h da matina, quando a cidade amanhecia vazia. Pelo jeito não sabia direito o que estava acontecendo porque disse que nem a Urbs nem a Prefeitura não haviam tido tempo ainda para entrar com liminar na Justiça para manter uma parcela dos coletivos circulando. Àquela altura a prefeitura informava que uma liminar tinha sido concedida pouco depois das duas da madrugada. Ora, que me desculpe o Isfer, mas o fato é que até os paralelepípedos que ainda restam pelas ruas sabiam que a greve era iminente há pelo menos uma semana e deveriam ter tudo preparado, principalmente as autorizações para as Vans. O mais provável é que não se esperava com adesão de 100% dos motoristas e cobradores. Deu no que deu.

A bomba-relógio
Vamos e venhamos, desde que o então vice-prefeito da Capital, Beto Richa, cancelou o aumento do preço da passagem dos ônibus que o então prefeito, Cássio Taniguchi, havia deixado prontinho, o transporte coletivo nunca mais foi o mesmo.Por causa dessa “rebeldia” Beto ganhou a eleição em Curitiba e foi mantendo o congelamento. E congelar o preço das passagens com um olho na urna é criar uma bomba relógio que acaba sempre explodindo. Tanto do lado patronal como do lado do trabalhador. Eis aí o nó da questão.

A luta de classes
Na verdade, com as greves pipocando em cada esquina nos serviços públicos, o governo do PT começa a enfrentar a luta de classes, pura e simples.O que prova que não há ideologia  nem bolsa-família que segure a síndrome do bolso vazio. 

Os Sem Tarifaços
E o Governo Beto Richa está vendo a vaca indo pro brejo no tarifaço do Detran. Bem feito! Começou errado, continuou errando e agora a Justiça do Paraná diz que o aumento de até 271%  em algumas taxas é inconstitucional. E mais do que o Governo Richa, quem deve explicações  por deixar passar uma tentativa de aumento dessa ordem é a maioria governista da Assembléia Legislativa, que abaixa a cabeça ao menor sinal do Palácio Iguaçu. As taxas do Detran eram imorais, ilegais e até engordavam. Engordavam os cofres do Governo, lógico.

O Destaque vem aí
É “Destaque” o nome do novo jornal  que chega em Curitiba para concorrer com o “Metro”. Vai repetir aqui o que já acontece em praças como São Paulo: ambos os jornais são oferecidos de graça aos motoristas.

Ao trabalho, no Carnaval
Volto para a telinha no Jornal da Massa, da rede Massa, exatamente às 7h da terça-feira gorda de Carnaval. Sem confete ou serpentina, mas com alegria.
E enquanto o Zebeto me garantir o Puxadinho da Notícia aqui, baterei ponto todos os dias.

Compartilhe

17 ideias sobre “COLUNA DA SERPENTE

  1. Fernando Henrique Dias

    Zé, por favor, deixe a Ruth por bastante tempo no “puxadinho”. Adoro ler a coluna dela.

  2. Antonio

    Como paranaense e curitibano não li na matéria acima nada de novidade quanto a inabilidade que impera nos nossos executivos.

  3. Iaco

    Ruth querida,
    Algumas informações pra vc sobre a tarifa do transporte de Curitiba:
    Desde maio de 2003 a tarifa era 1,65.
    Em 25 de janeiro de 2004, Cassio a atualizou para 1,90 e viajou…
    Seu vice, Beto Richa, como prefeito em exercício e em ano eleitoral mandou a caneta no dia 27 de janeiro de 2004 com o decreto de numero 64 e fez a tarifa voltar para 1,65. Dentre outros fatores, se elegeu por isso…
    Em 01/03/2004 Cassio a elevou para 1,70.
    Em 09/04/2004 Cassio a elevou para 1,90.
    Em outubro de 2004 Beto se elege em cima da tarifa baixa.
    Já prefeito, em 23/01/2005 Beto cria a domingueira a 1,00.
    Creia, em 27/06/2005 Beto baixa a tarifa para 1,80.
    A tarifa só volta para 1,90 em 23/04/2007
    Obviamente, essas manobras eleitoreiras destruiram o equilíbrio do sistema.

  4. Lukka

    Se aumenta a tarifa, o povo reclama….se diminiu, o povo reclama!!! hahaha

    Ruth, é uma pena mais uma colunista seguir o caminho daqueles da péssima GRPCOM ( Galindo, Celso Nascimento…) em apenas bater no governador. Td bem em criticar, mas não falar nunca, nehuma vez, nadica de nada das coisas boas que o GOVERNO (e não governador) vem fazendo! É de f*&$@!

  5. vivasvan prado

    Gostaria de agradecer ao zé beto por oferecer esse “puxadinho” pra Ruth…..quem ganha com isso são seus leitores..valeu!!!

  6. Beto

    LuKKa, T. Birn…, Kowalski…

    larguem os cargos em comissão e saiam as ruas. Andem pela cidade e pelo estado, ouçam as ruas…

    Ruth…será um prazer vê-la e escutá-la em 21 de fevereiro.

  7. Josi

    Dona serpente, no caso das tarifas do Detran, nao cantaria vitoria antes do tempo, pois a medida nao é inconstitucional e tem muita água passando por este rio!!!! Ah antes que eu me esqueça, vai achar coisa melhor pra fazer, porque com relação a informações, vc tá muito mal!!!!! Rfsrfsrfsrfs

  8. olavo

    Pode não ter nada de novo, e não tem mesmo.
    Só falta peito e talento pra falar com o humor da serpente.
    Manda ver, ruiva!

  9. GEDÍ RUI KERBER

    Ser educado, harmonioso, ter diálogo e ser democrático, não significa que não se deve trabalhar. Onde está aquele secretariado eclético, pensante e de conhecimentos profundos em causas do Paraná. Onde estão as obras, chega de culpar os governos anteriores, realmente o Paraná está em Passo Lento. Ruth que bom que você volta.

  10. cristina costa

    Ruth, parabéns pela volta.
    Na sua matéria só falta deixar claro que o Ducci, deveria sair debaixo do colchão importado de seu apto no Batel e explicar ao povão que ele não governa nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.