14:44Base do governo atropela Requião e presidente da ANTT deverá continuar no cargo

Da Folha.com, em reportagem de Marcio Falcão:

Base consegue marcar sabatina de diretor-geral da ANTT

A base governista atropelou nesta quinta-feira (9) o senador Roberto Requião (PMDB-PR) e conseguiu marcar para a próxima quarta-feira a sabatina para a recondução de Bernardo José Figueiredo ao cargo de diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A votação da indicação ainda é dúvida, mas também poderá ocorrer na quarta. O mandato do diretor vence dia 18 e a recondução é considerada uma prioridade para o governo, tendo em vista que sem a aprovação a agência ficará com dois diretores, sem poder se reunir para deliberar.

A indicação de Figueiredo foi encaminhada pela presidente Dilma Rousseff no final do ano passado. Desde dezembro, Requião disse que precisava de esclarecimentos a respeitos de suspeitas de irregularidades contra o diretor.

Ele afirmou que há informações do Ministério Público, de uma CPI da Assembleia de São Paulo que necessitam de explicações.

“A informação que eu tenho é que seu Bernardo tinha ações de quatro empresas privatizadas, que ele era presidente da associação das empresas ferroviárias privadas do Brasil. A informação que tenho é que suas ações foram vendidas para offshores. Coisa a se verificar.”

Outro ponto questionado é quanto a composição da Valec (estatal de ferrovias). “A Valec tem 370 funcionários, 250 são comissionados e a informação que tenho a ser verificada é que são indicados por empresas ferroviárias privatizadas, portanto, a serviço de suas empresas.”

Requião propôs que esses pontos fossem discutidos em uma audiência pública com representantes do Ministério Público e da CPI antes da sabatina. Ele recebeu apoio do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Com ampla maioria, a base governista rejeitou a ideia.

“Não é possível que a urgência da nomeação seja superior a inidoneidade do nomeado. Isso não pode se transformar numa brincadeira. Não e possível que seja atropelada a sabatina e imposta antes de uma investigação seria.”

O comando da comissão informou que solicitou informações ao Ministério Público sobre as suspeitas lançadas pelo peemedebista, mas que ainda não teve resposta.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.