11:24As estatísticas e a arte de bem governar

Do analista dos Planaltos: 

Existem dezenas de frases espirituosas sobre estatísticas. Por exemplo, “não ponha fé no que as estatísticas dizem até que você tenha considerado cuidadosamente oque elas não dizem”. 

Os aque é adequado para a última estatística, divulgada pelo IPEA, sobre o Paraná. Ela diz que aumentou o número de analfabetos e cresceu a taxa de homicídios. 

O aumento do índice de homicídios chegou a 62,2% no Paraná, enquanto no Brasil houve queda de 7%. “Esse aumento da violência ocorreu na Região Sul como um todo, mas no Paraná o quadro é de maior elevação. No Brasil, em geral, temocorrido o inverso”, diz Márcio Pochmann, presidente do IPEA. 

“Tudo que depende do governo estadual deteriorou nesse período, colocando o Paraná na contramão do Brasil”, reforça Gilmar Mendes, presidente do Ipardes. 

Quem ficou excitado politicamente com esses dados deve atentar para outra frases obre estatísticas. “As pessoas acreditam no que os economistas dizem sobre o futuro, mas não no que os estatísticos dizem sobre o passado”. 

As estatísticas divulgadas pelo IPEA se referem ao Paraná entre 2001 e 2009, período em que, durante grande parte do tempo, o Estado esteve sob o comando de Roberto Requião que,  feito um Júpiter tonitruante,  explicava ao mundo na Escolinha, especialmente no trecho compreendido entre o Canadá e a Patagônia, a arte de bem governar.

Compartilhe

3 ideias sobre “As estatísticas e a arte de bem governar

  1. tony

    Estou estranhando que até a esta hora o velho M e Silva ainda não desancou o Ipea e o seu presidente. ACarlos

  2. Diácono Manjuba

    Ainda bem que estamos na era do governador mais “gato”, como diria a Serpente Ruiva, e o que paga melhor os jornalistas também.

  3. Ivan Schmidt

    Melhor que a verborragia do Requião sobre a tv do Estado, só o apelo da Rádio Camanducaia: “Anunciem na Rádio Camanducaia, pelo amor de Deus!”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.