13:56Procuram-se pastores

Da coluna do jornalista Aroldo Murá (www.icnews.com.br):

Contratam-se pastores para atender filão da fé 

Quem não ouviu ainda pode ouvir o inacreditável diálogo mantido às 9h30 min de sexta-feira, 27, entre o comunicador Luiz Carlos Martins e um autoproclamado bispo de nova igreja pentecostal, a Global do Poder de Deus.  Basta acessar WWW.portal/radiobandab.com.br

O  radialista respondia a anúncio que a igreja publicara nos classificados da Gazeta do Povo pedindo pastores para atuarem na Região Metropolitana de Curitiba.

O bispo, que se identificou como Antonio José – e desconhecendo que a conversa estava sendo apresentada no ar pela poderosa emissora Rádio BandaB – fez perguntas ao candidato. Quis saber se ele (Luiz) tinha experiência no pastoreio de igrejas. Disse que dá preferência, na formação de seu plantel de pregadores  aos que  tenham  passado pelas Igrejas Universal e Mundial do Poder de Deus.

PASTORES DO POVÃO – 1

Essas duas igrejas, de perfil neopentecostal – a primeira com ênfase na Teologia da Prosperidade, e a segunda acentuando as curas de males físicos – são muito eficientes na arregimentação de massas de crentes, particularmente de populações da baixa renda (a Mundial) e populações carentes e de pequena classe média (Universal). As duas são também conhecidas pela eficiência com que conseguem que seus membros façam-se dizimistas das suas  igrejas.

A Universal pertence ao mesmo grupo da Rede Recorde, liderada por Edir Macedo.

PASTORES DO POVÃO – 2

Embora com pressa, pois disse estar com reunião em andamento, o bispo  José explicou que a Igreja é nova, tem origemem Ponta Grossae alguns templos no interior do Estado. O diálogo não permitiu aprofundamentos: o dono da igreja garantiu que a denominação está sendo instalada em São José dos Pinhais,  diante do que o radialista Luiz Carlos Martins deu um mote: “É, lá é uma cidade rica… cidade pobre não deve interessar”. O bispo respondeu: “Exatamente”.

PASTORES DO POVÃO – 3

As intenções do bispo e sua igreja são claras: instalar-se na Região Metropolitana de Curitiba, onde o filão da fé religiosa é evidente, sobretudo pela numerosa presença de novas igrejas, que não param de instalar-se na área. Fazem maior sucesso, naturalmente, as que prometem prosperidade material e curas. Na verdade, quase nada têm a ver com o protestantismo histórico, que se centra na chamada “ação de graças ao Senhor e na sua adoração”, como lembrou-me um pastor metodista de Curitiba, a quem consultei sobre as facilidades do chamado mercado religioso.  Ele me fez algumas preciosas observações sobre o chamado marketing religioso, e a disputa que se vai fazendo cada vez mais acirrada nesse mercado.

VOCAÇÃO RELIGIOSA?

Em nenhum momento o bispo AntonioJosé questionou o interessado sobre sua formaçãoescolar, nem a religiosa.

Luiz é que se adiantou: disse conhecer bem o Novo Testamento e pouco o Velho. Mas isso não parece  ter interessado ao dono da Igreja Global do Poder de Deus. As credenciais são: ter passado pelas igrejas Universal e Mundial que, é evidente, aparecem como escolas de pastores.

Quanto à remuneração, respondeu que “depende” das diversas situações: se o futuro pastor for casado, terá uma remuneração; se solteiro, outra; se precisar alugar moradia, a Igreja dará um jeito – garantiu.

Luiz Carlos Martins prometeu “ligar à tarde”, o que, naturalmente não fez. Mas tenho certeza de que conseguiu um bom feito jornalístico, deixando à mostra de como é frágil – e deve ser lucrativa – a montagem de novas igrejas, especialmente em áreas tidas como ricas, como a Região Metropolitana de Curitiba.

O conclusão é uma só: os novos ministros não precisam ser vocacionados nem conhecer bem o evangelho.

‘LAVAGEM’ PELA FÉ

No meio de tudo isso, fiquei a pensar numa recente informação da área: um rico proprietário de indústria de móveis e colchões resolveu, no Norte do Paraná, fundar sua própria igreja.

A pergunta possível é se essas facilidades “religiosas”, com todos os benefícios de isenção fiscal, não geram lavagem de dinheiro? Só para lembrar ainda sobre o filão neopentecostal:

A Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada há 10 anos pelo intitulado apóstolo Waldomiro Santiago é hoje um dos grandes fenômenos de massa. Dias atrás, um culto da igreja em Guarulhos, SP, trancou por mais de duas horas a Rodovia Presidente Dutra.

Waldomiro é egresso da Universal.

Compartilhe

4 ideias sobre “Procuram-se pastores

  1. marcio cruz

    jornalismo ainda se faz com “furos”. É bom que, às vezes, deixe suas salas refrigeradas, assépticas, e trabalhe a notícia, como fez o radialista luiz carlos martins. UP.

  2. tony

    Adorei, templo é mesmo dinheiro. Se tivesse vocação para canalha também fundava a minha, ms como não tenho, ficou como estou. ACarlos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.