11:38Ondas desorientadoras

No final do ano passado apareceu uma baleia perto de Superagui – coisa rara. Agora, esta invasão de águas vivas nos balneários. Os pescadores daqui e de Santa Catarina estão reclamando que diminuiu a quantidade de peixe pescado nessa época do ano. Quem está ligado no assunto informa que alguns geólogos e biólogos estão apostando na causa: prospecção de petróleo no litoral de São Paulo, Paraná e Santa Catarina feita através de ondas magnéticas. Isso estaria desorientando os bichos.

Compartilhe

5 ideias sobre “Ondas desorientadoras

  1. Fernando

    Sidcarlos matou a pau. Vai ver é o esquentamento global. Mais um pouco os peixes já chegam cozidos ao litoral. É só servir…

  2. Fernando

    A própósito. Sou geólogo e duvido que algum colega com um mínimo de miolo na cachola emitisse tal opinião, sobre as águas vívas nadadoras…

  3. Fernando

    Mais uma que me ocorreu. A prospecção geofísica para petróleo é feita através de ondas sísmicas e não eletromagnéticas. É isso aí Sidcarlos.

  4. marcelo

    Fernando está parcialmente certo. Sou geólogo tb. E além de sísmica hoje eletromagnéticos estão sendo utilizandos principalmente na delimitação dos reservatórios na base do sal devido ao contraste significativos entre este ultimo e os sedimentos do rifte e pré rifte. Mas quanto a desorientação dos bichos marinhos é sem fundamento. O mais provável é variação térmica das águas e consequente variação nas correntes marinhas, o que não tem nada a ver com a prospecção de hidrocarbonetos em si. Mas pode ter haver com poluição somada as erupções vulcânicas que aconteceram no chile recentemente. Já que muitas cinzas foram lançadas na atmosfera reduzindo a penetração de raios e consequente redução de temperatura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.