7:23Bom jornalismo é isso aí!

Do ombdusman:

O jornalismo está moribundo nos telejornais, principalmente nos da Globo. Na cobertura das enchentes no Rio, os bravos tele-repórteres mostram detalhes da região serrana, onde morreram 915 pessoas (240 delas ainda desaparecidas), em janeiro de 2011. Mas não há um pio, um piozinho para uma sessão memória sobre as declarações da dona Dilma e seus ministros, no ano passado. Nem sobre a roubalheira desavergonhada dos recursos enviados aos flagelados promovida pelos prefeitos da mesma região serrana. Dilma e seus ministros repetem as promessas agora. Ora, qualquer imbecil em jornalismo colocaria as declarações de hoje e as de janeiro passado, mostrando que não foi feito nada, absolutamente nada. No Jornal Hoje desta quinta durante 1 segundo (medido) foi “mostrada” uma faixa de protesto dos moradores da serra fluminense, onde os moradores “agradeciam as providências dos políticos”. Ah, sim, foi dito também que o governo estadual vai construir 3 mil e poucas casas para os atingidos… em 2011. Não há arquivo do governador Sergio Cabral prometendo isso 365 dias atrás.
Uma vergonha. E o elegante William Bonner não é o cara que fala em padrão de jornalismo, ética, jornalismo investigativo e etcteras, como editor-chefe do JN? Stop.

Compartilhe

15 ideias sobre “Bom jornalismo é isso aí!

  1. Fábio Ferrari

    O tal “padrão de jornalismo” da Rede Globo já acabou faz tempo…E como se não bastasse a apresentação de um jornalismo morno, recentemente em plena exibição do renomado Jornal Nacional, fizeram uma despedida para a Fátima Bernardes que mais parecia Domingão do Faustão. Sem esquecer da piadinha sem graça contada pelo Evaristo Costa em plena exibição do Jornal Hoje.
    Mas infelizmente é isso que o povo consome e é isso que o povo gosta. Ninguém quer saber se o cara perdeu tudo na enchente, se está recebendo o aluguel social, se tem uma habitação digna para morar ou então se estão metendo a mão no dinheiro público ao invés de investirem esse dinheiro em moradia, projetos contra deslizamento de encostas e prevenção a catástrofes naturais. O que o povo quer saber e de aprender receita de dieta ou então quem vai ganhar o BBB.

  2. Josi

    É isso aí, sem mudar um ponto ou virgula, agora, faz tempo que não perco meu precioso tempo com esta emissora!! Parabéns pela atitude. Abraços

  3. Frik

    Não só o jornalismo: a TV aberta como um todo – o objetivo final parece ser congelar todos os neurônios da nação, para que nós continuemos acreditando, entre outras mentiras, que “somos uma Democracia”

  4. Frik

    (ps: só para constar: o Canal Futura – que já se propôs a ser ‘cultural’, ou pelo menos ‘educativo’, agora é reduto do Padre Desafinaldo 🙄 ) Boa alternativa para os RR Soares, Plantões Pastorais, Pentecostais operando milagres ao vivo etc etc etc

  5. JANUÁRIA

    A RPC deve seguir nesse mesmo caminho ao qual o ombdusman sinalizou e mostrar o Beto Richa e a Fernanda dando aqueles celebres declarações em Antonina – quando do cataclisma -, já faz 10 meses e nada foi feito, quando eu digo nada é nada mesmo.

  6. Parreiras Rodrigues

    Um tsunami arregaçou cidades ano passado. Um mês depois, rodovias completamente reconstruidas e serviços básicos – luz, agua, gás e telefonia, funcionando normalmente.

    No Japão, gente, no Japão…

  7. Cajucy

    Os políticos malandros e a corrupção desenfreada geram este estado de coisas. O povo paga imposto e quando precisa do Estado, não tem assistência. São uns falastrões. Estão mais preocupados com os seus próprios interesses. Essa gente não vale a água do batismo!
    Muda Brasil.

  8. leitor

    gozado é que, quando a (cada vez melhor) gazeta do povo faz o que está pedindo acima (ou seja, jornalismo bem contextualizado), só que com personagens da província, o ombudsman chia, chia! pau só é bom no dos outros, afinal, né não?

  9. swissblue

    Enviei o link do seu blog para o JN.
    Em resposta:
    Swissblue

    Respeitamos sua opinião e crítica. Suas considerações serão levadas ao conhecimento da direção do programa.

    Cordialmente,
    Rede Globo.

  10. Nina

    Fábio Ferrari, deixe de ser preconceituoso e se julgar acima dos mortais. Esse negócio de dizer ‘é isso que o povo gosta…’ é uma visão totalmente elitista.
    Eu sou do povo, assim como você tambem deve ser, e não gosto de canalhas na política. Não gosto de BBB, nem dessa programação ralé das tevês abertas, principalmente da Globo. Acho as suas novelas um lixo.
    Você devia, antes, questionar a qualidade do que os canais de comunicação oferecem e ter sensibilidade suficiente para perceber que a maioria da população não tem outra opção, pois não pode pagar tevês a cabo. Cai na real, rapaz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.