11:11Beto bate bola no ninho

Da Folha de São Paulo, em entrevista a Estelita Hass Carazzai

PSDB precisa de ‘juízo’, afirma governador
Paranaense critica disputa interna entre Serra e Aécio e diz que partido tem de parar de brigar para não encolher mais
Tucano se defende por nomear parentes e diz que primeiras-damas ganham cargos ‘desde que o Brasil é o Brasil’

O governador do Paraná, o tucano Beto Richa, disse em entrevista à Folha que o PSDB deve “ter juízo” e “parar com essa bobagem de briga”. “O partido encolheu nessa última eleição”, afirmou Richa. “Se não tiverem juízo, a coisa tende a se agravar.” Ele elogiou o senador Aécio Neves (MG) e o ex-governador José Serra (SP), que disputam a indicação de candidato do PSDB à Presidência em 2014, mas afirmou que o partido “tem um espectro enorme de pré-candidatos”.

Folha – No último dia 19, o senador Aécio Neves esteve no Paraná. Vocês conversaram sobre o futuro do PSDB?
Beto Richa – Ele sempre me cobra de estarmos juntos, [diz] que eu seria importante nesse processo de reestruturação, como uma liderança nova. Vive me convidando para eventos. Mas estou me dedicando, pelo menos esse ano, a recuperar o Estado. Ele [Aécio] é uma grande liderança do partido e tem tudo para se consolidar como candidato à Presidência da República. Isso vai depender do tempo, do trabalho interno dele. O [José] Serra já foi candidato, não sei se tem aspiração de novo, é um bom nome também.
O Geraldo [Alckmin], que governa o Estado mais populoso do país, é muito competente. O Marconi [Perillo, governador de Goiás] é uma liderança nova… Enfim, tem um espectro enorme de pré-candidatos.

E entre Aécio e Serra, qual é o melhor nome para disputar a Presidência em 2014?
O melhor é o PSDB parar com essa bobagem de briga, grupos disputando… O partido encolheu na última eleição. Se não tiverem juízo, a coisa tende a se agravar. Ou existe uma união, um desprendimento de todas as partes pensando no fortalecimento do partido, ou a situação tende a piorar. Existem grupos que querem o Aécio, que querem o Serra… Tem que ter um grupo só. No momento oportuno, vamos discutir candidatura. Mas não é agora.

O Aécio está querendo te chamar para a turma dele?
Não, ele sabe que eu não sou afeito com esse troço de turma. Me dou bem com todos, sei do quanto cada um é importante para o nosso partido. Se não estivermos unidos, o projeto de cada um, pode jogar no lixo.

O sr. defende a refundação do partido?
Acho que temos que repensar o PSDB. O partido [precisa] se atualizar com as demandas da sociedade, se aproximar mais de movimentos sociais, sindicatos. O PSDB não tem por que esconder o seu passado. Tudo que o PSDB fez pelo Brasil afora é motivo de orgulho. Claro, o problema grave do partido é a comunicação. A gente não soube se comunicar com a sociedade.
É um raciocínio semelhante ao do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Esse é o comentário geral do partido, há anos já. Esses anos todos: comunicação, comunicação é o nosso problema. E não conseguem achar o caminho.

O sr. tem recebido críticas por ter nomeado sua mulher e sua irmão como secretários, ao mesmo tempo que acusava o ex-governador Roberto Requião (PMDB) de nepotismo.
Ele empregou a família inteira. Até por conta do abuso cometido por ele é que veio a cobrança do nepotismo, depois. No meu caso, é diferente. É de praxe, histórico nesse país, que as primeiras-damas cuidem da área social do governo. Desde que o Brasil é o Brasil. E meu irmão tem aptidão para a gestão pública. Ele é um engenheiro, desempenha bem sua função na Secretaria de Infraestrutura e Logística.

Compartilhe

7 ideias sobre “Beto bate bola no ninho

  1. Rogério Piccoli

    O Senhor Governador oficializa o ditado ” faça o que eu digo e não faça o que eu faço”. Enquanto afirma que o tucanato tem um espectro enorme de pré-candidatos para futuras eleições, ele escanteia, a nível municipal, certamente o maior deles, provavelmente aquele mais capaz de aglutinar forças para sustentar a liderança do partido no âmbito estadual. O que o Sr. Governador fez? Ao escanteá-lo, não restou outra opção para Gustavo Fruet mudar de sigla partidária. Como a vitória municipal é uma questão de contagem de tempo até outubro próximo, restará ao Sr. Governador se conformar e, então, vivenciará a realidade de que, pelo fato de ter colocado seu projeto pessoal acima do objetivo do partido, o lixo, obviamente, será o destino do mesmo, colaborando, sobremaneira, para o encolhimento, cada vez maior, do partido dos tucanos.

  2. T. Birnbaum

    As declarações do governador lembram uma das GRANDES LEIS DE MARCO MACIEL [ex-vice-presidente], citado pelo jornalista Elio Gaspari: “Pode ser que aconteça uma coisa, pode ser que aconteça outra; ou pode ser que não aconteça nenhuma das duas!”

  3. Rock

    Como diria Odorico Paraguaçu grande personagem de Jorge Amado, esse Beto é Nepotista Juramentado e não que ver o proprio rabo, ainda bem que so tem dois bando de loucos um defende o Serra Pelada o outro o Aécio Pé de Cana, para complicar mais do que ja esta seria triste que se formasse outro em defesa do Beto Boy das Aracucarias.

  4. Rock

    O Beto Boy não joga limpo com a imprensa ele esqueceu de falar da boquinha que arrumou para o Brimo no Estado alem do filho em nepotismo cruzado que colocou na secretaria dos esportes na PMC sem a minima qualificação a não ser de ser filho do Governador.

  5. araruta jakobinski

    Quanta falsidade, cara de pau… So faltou rasgar o bacheiro e dizer…Olha eu aqui gente, sou legal, especialista em choque de gestão, nepotismo. Mas a modestia o impediu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.