6:51Sobre um fragmento da guerra

Depois do bombardeio de luz na guerra abaixo fui ao pai gugo e como no samba do doido joguei no liquidificardor o Arthur Shopenhauer com o Ludwig von Mises para tentar beber uma explicação. “Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os gênios, os iluminadores do mundo e os promotores do gênero humano são aqueles que leram diretamente no livro do mundo”, me cantou o primeiro. O segundo entrou de sola e tascou: “Um gênio criativo não pode ser treinado. Não existem escolas para criatividade. Um gênio é precisamente um homem que desafia todas as escolas e regras, que se desvia dos caminhos tradicionais da rotina e abre novos caminhos através de terras inacessíveis antes. Um gênio é sempre um professor, nunca um aluno; ele é sempre feito por si mesmo”. Como sou da vila e o alimento sempre foi feijão, arroz e farinha, carne uma vez por semana, mamadeira de leite moça, uma raspa de tijolo e um pouquinho de terra, me deu um treco e mandei um troço lá para quem merece e acompanhou na vida de companheira com quantas canoas o senhor Manoel navegou a vida:

estou acachapado. é assim que se escreve? achatado é melhor. expremido, como disse a sonia outro dia. o textão. final ou começo? vou ter de dormir para sonhar e escrever algo. ou sonhar de dormir? sonhar que escrevo? como? me conte. quando o sr. manoel carlos escreveu essa iluminagem? te contou na hora ?era de madrugada? demorou cinco segundos ou cinco séculos? quantas voltas deu no centro da terra e do céu? quantas nuvens bebeu? surfou no arco-iris? chutou o pote para ver estrelas? andou pelo jardim da dona zefa? tomou raspadinha de cogumelo?

Como resposta da dona katia a informação de que recebia fragmentos dos taedos de 15 em 15 dias e que o senhor manoel nunca varava a noite, nunca se trancava para escrever, apenas escrevia, e ela sempre quis entender como é que vinham essas coisas na cabeça dele. Não vinham. Estavam lá. E ele dava um nó na curva do vento do tempo. E passeava nos subterrâneos dos delírios que esclarecem. E tudo baixava. E ele transformava em letrinhas, umas atrás das outras, para nos presentear para sempre.

Compartilhe

Uma ideia sobre “Sobre um fragmento da guerra

  1. Gerson Guelmann zs

    Só a genialidade de um Manoel, alimentada pelo amor de uma Katia, seria capaz de nos proporcionar momentos de encantamento como esses que voce vem nos concedendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.