8:19Os cavaleiros de Beto Richa

por Célio Heitor Guimarães

Na segunda-feira, o governador Beto Richa distribuiu condecorações da Ordem Estadual do Pinheiro, tida como a mais elevada comenda do Estado e destinada a pessoas que prestaram relevantes serviços ao Paraná. Ao todo, foram 46 “personalidades”. A razão do número quebrado, ninguém sabe. Poderia ter sido 40. Ou 50. Mas os alquimistas do Palácio das Araucárias encontraram 46. Tudo bem; são eles que escolhem.

Pois fui dar uma olhada na relação dos homenageados do aplicado governador e só não me surpreendi porque sei bem como funcionam e para que servem essas coisas. Com raríssimas exceções, tudo gente da casa ou quem precisa ser agradada. Políticos, ex-políticos, magistrados, esportistas, jornalistas, empresários, um músico, uma dupla sertaneja e até homens da comidinha. Outros, ninguém sabe quem são, nem mesmo recorrendo à wikipédia. Mas os palacianos sabem. E é o que basta para transformá-los em comendadores, cavaleiros, grã-oficiais e grã-cruzados. Poder-se-ia discutir o mérito das escolhas, mas isso pouco adiantaria. “Consummatum est” – como diria um outro personagem, este de indiscutível importância.

Contudo, justiça seja feita: a Ordem do Pinheiro assentou bem no peito do médico e cientista Ricardo Pasquini, do botânico Gert Hatschbach, dos jornalistas Mussa José Assis e Luiz Geraldo Mazza, do ex-senador e valoroso soldado na luta pela retomada da democracia no Brasil José Alencar Furtado, do escritor Laurentino Gomes, dos esportistas Emanuel, Anderson e Giba e até dos ex-governadores Pimentel, Canet, Emílio Gomes e Jaime Lerner. Faltou Álvaro Dias, a menos que ele já tenha sido agraciado anteriormente. E – por que não? – Roberto Requião, que, bem ou mal, governou o Paraná durante três mandatos e, na média, não foi pior que alguns de seus colegas laureados.

De tudo, porém, ficou-me uma dúvida, que eu gostaria que alguma bondosa alma esclarecesse: quais os relevantes serviços prestados ao Paraná pelo ex-governador mineiro, ex-garoto de Ipanema e namorador de carteirinha, ora senador da República, Aécio Neves; pelo ex-jurista e atual ministro da Justiça da companheira Dilma José Eduardo Cardoso; e pelo radialista e animador de TV Ratinho pai.

Ocorre que eu fiquei alguns dias fora desta província e os tais relevantes serviços devem ter sido prestados exatamente nesses dias de ausência. Respostas, por favor, aqui para o Zé Beto

Compartilhe

9 ideias sobre “Os cavaleiros de Beto Richa

  1. Marcelo Araújo

    Claro que essas ordens e coisas assim, quando distribuídas às dúzias, são apenas para agradar. Minha sugestão aos alquimistas palacianos. No ano que vem incluam essas baratas de fogão que, na falta do que fazer, escrevem longos artigos para blogs. Vocês vão ver: as críticas virarão elogios.

  2. Misturando

    Pelo número de “medalhados” e pelo merecimento de uns e outros, a Comenda logo, logo, vai ter o mesmo valor do título de Cavalheiro da Boca Maldita…

  3. Shirley M.B.Borges

    Os critérios de escolha deveriam ser amplamente divulgados, falta publicizar alguma coisas do Governo do Estado do Paraná.Garanto que se tivessem divulgado os nomes dos homenageados antecipadamente o povo teria uma reação de rejeição para alguns nomes, mas vergonhoso foi a do tucano mineiro que realmente nada fez pelo Paraná e pode-se contar em pouquíssimo dedo quantas vezes veio ao Paraná.

  4. Pinheiro

    Oque o Aécio fez pra ganhar o mimo eu não sei, mas sei que minha conta de luz, agua ou IPVA virá acrescida de alguns reis por conta dessa bobagem. E reclamavam do Bob req.

  5. ANTONIO SAVIO

    O ODORICO PARAGUASSU TAMBEM DAVA COMENDA NO BEM AMADO O BETO SO ESTA COPIANDO NEM AI A IDEIA E DELE

  6. Rogério Piccoli

    Prezado Zé Beto: Para esclarecer sua dúvida a respeito do senador Aécio Neves, que aliás acho que é a de todos, não existirá nenhuma bondosa alma que possa esclarecê-la, exceto o próprio governador Beto Richa. Tenho para mim que ele, Beto Richa, por ter escanteado o Gustavo Fruet e, assim, contribuído para que o PSDB baixe mais alguns degraus, deve estar se resguardando das críticas futuras que certamente virão, pois é quase certo que, com o Gustavo Fruet sendo prefeito de Curitiba, sombrio se apresentará o cenário das eleições de 2014 para os candidatos tucanos.

  7. Carlos Alberto - Betão

    Já começaram a distribuir “queijos” para alimentar os “Ratinhos”…………

  8. Zangado

    Esse foi mais um “cheque de gastão” do governador Beto, pois, o choque de gestão acabou em tragédia lá no Rio Grande do Sul …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.