8:05Três em uma

Do jornal Gazeta do Povo, em reportagem de Rosana Félix:

Pesquisa indica disputa acirrada pela prefeitura entre três candidatos
Levantamento mostra leve vantagem de Fruet sobre Ratinho Júnior, que está pouco à frente de Ducci. Considerando a margem de erro, os três estão tecnicamente empatados 

A eleição para a prefeitura de Curitiba em 2012 deve ser muito acirrada. É o que mostra um levantamento de opinião feito pelo Instituto Paraná Pesquisas com exclusividade para a Gazeta do Povo. A pesquisa ouviu eleitores entre os dias 4 e 8 de dezembro.

O ex-deputado federal Gustavo Fruet, que em setembro trocou o PSDB pelo PDT, aparece na frente em todos os quatro cenários pesquisados, com variação de 20,3% a 28,5% das intenções de voto. Mas está praticamente empatado com o deputado federal Ratinho Júnior (PSC), com índices variando de 18,9% a 27,7%. O prefeito Luciano Ducci (PSB) está em ligeira desvantagem em relação aos outros dois. Tem entre 16,3% e 22,7%. Mas, considerando a margem de erro da pesquisa (3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos), os três estão tecnicamente empatados (veja os resultados ao lado).

Fruet apresenta um desempenho melhor entre os eleitores homens e os que tem ensino superior. Ratinho tem mais votos entre as mulheres e as pessoas que cursaram apenas o ensino fundamental. Ducci consegue mais destaque entre as mulheres e as pessoas com ensino médio completo.

O cenário em que os três menos teriam votos é aquele com políticos conhecidos que já disputaram a prefeitura: Angelo Vanhoni (PT), Rubens Bueno (PPS) e Rafael Greca (PMDB). O cenário em que mais teriam votos seria aquele sem candidato do PT, partido que pode vir a apoiar Fruet.

Crescimento

Da última pesquisa divulgada pela Gazeta do Povo, em maio, para a nova sondagem, quem mais cresceu na intenção de voto dos curitibanos foram os dois principais concorrentes de Fruet. Na ocasião, o ex-tucano aparecia com 25%, Ra­­­tinho com 16% e Ducci com 13%. No levantamento anterior, porém, a Paraná Pesquisas havia medido a intenção de voto num cenário incluindo a então senadora Gleisi Hoffmann (PT). Ela aparecia em segundo lugar, com 22%. A possibilidade de Gleisi concorrer à prefeitura se tornou nula depois que ela assumiu a Casa Civil do go­­­ver­­no de Dilma Rousseff, em junho.

Para o diretor da Paraná Pes­­­quisas, Murilo Hidalgo, o levantamento anterior mostrava uma força maior de Fruet. “Havia o re­­­call [lembrança] da eleição para o Senado [cargo ao qual Fruet concorreu]. Agora ele se mantém à frente. Mas Ratinho e o prefeito ganharam terreno”, avalia. Para Hidalgo, a atual pesquisa aponta para uma definição da eleição apenas no segundo turno.

Mas Hidalgo avalia que Ducci e Ratinho podem crescer mais daqui para frente. “O Ratinho, como é deputado e radialista, tem condições de se manter em evidência. O prefeito tem a visibilidade toda do cargo, para o bem e para o mal. Ele aparece, pode inaugurar obras. O Fruet está em desvantagem nesse quesito [já que não tem mandato].”

O cientista político Ricardo Oliveira, da UFPR, pondera que Fruet conseguiu manter um bom ín­­­dice ao longo destes meses, mesmo sem cargo. “A saída dele do PSDB para o PDT não alterou a grande popularidade que tem.”

O cientista político Luiz Domin­­­gos Costa, professor da Uninter, ressalta que Ducci conseguiu um crescimento expressivo, apesar das investigações envolvendo a Câmara Municipal e o presidente licenciado da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB). “A pesquisa mostra a exposição que ele está buscando e a blindagem que coneguiu contra qualquer crise na Câmara. As denúncias contra Derosso, que é do PSDB, até ajudam, pois não são contra o partido do Ducci.”

—-

No 2º turno, pedetista venceria

Em um eventual segundo turno para definir o próximo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) venceria os confrontos contra Luciano Ducci (PSB) e Ratinho Júnior (PSC). Se a eleição fosse hoje, o pedetista teria entre seis e oito pontos de vantagem, respectivamente. A possibilidade de a decisão ficar para a segunda etapa é grande, segundo o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo.

Se a disputa do segundo turno ocorresse entre Ratinho e Ducci, o vencedor seria decidido por uma diferença mínima de votos. Eles aparecem tecnicamente empatados: 42,7% para o atual deputado federal e 42,5% para o prefeito.

Na hipótese de Fruet disputar o segundo turno com Ducci, os eleitores de Ratinho se dividiriam, e tanto o pedetista como o prefeito receberiam votos. Mas, se Ratinho e Ducci protagonizassem a disputa final, Ducci receberia boa parte dos votos (50%) que no primeiro turno seriam de Fruet, mas uma parte menor (37,9%) iria para Ratinho.

Caso o prefeito ficasse de fora do segundo turno, o grande beneficiado seria Fruet, que abocanharia 56,5% dos eleitores de Ducci. Ratinho ficaria com 31%.

“Esses cenários mostram que o eleitor de Ducci e do Ratinho não são muito fiéis. Até a eleição, o voto dessas pessoas pode pular para um lado ou outro, e também vai depender do desempenho do prefeito durante a campanha”, observa o cientista político Luiz Domingos Costa, do Uninter. Segundo ele, Ducci ainda não enfrentou situações de debate ou confronto ou assuntos mais delicados. “O eleitor do Ratinho também tende a vê-lo como o político que providencia uma ambulância, ou alguma coisa de assistência. Mas é preciso vê-lo debatendo algum grande tema.”

Leia reportagem completa acessando o link abaixo:

http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1204491&tit=Pesquisa-indica-disputa-acirrada-pela-prefeitura-entre-3-candidatos

Compartilhe

4 ideias sobre “Três em uma

  1. Marcia

    Ou seja: GUSTAVO GANHA EM QUALQUER CENÁRIO! Não são os manifestantes que tiram o sono dos “donos” do Centro Cívico…

  2. Fernando

    Pesquisas não vão influenciar meu voto. Estou com Rafael Greca. Excelente prefeito entre 1993-1996, fez muito pela cidade. Sou professor da rede municipal. A educação agradece as contribuições de Rafael Greca, que foi descontinuada pelos outros prefeitos.

    Curitiba precisa Rafael Greca mais uma vez, para transformar a educação da nossa capital.

  3. Valmor Stédile

    Da pesquisa acima (encomendada pela Gazeta do Povo ao Instituto Paraná Pesquisa), alguns pontos precisam ser considerados e devem continuar norteando os passos do Partido Democrático Trabalhista, na capital: 1. O pré-candidato do PDT, Gustavo Fruet, é franco favorito por suas qualidades pessoais que associam credibilidade e popularidade incomparáveis; 2. Seu desempenho melhor está nas faixas mais exigentes da população, politicamente, que podem ser implacáveis contra a precipitação do processo eleitoral (aliança antecipada, por exemplo); 3. A pesquisa confirma polarização da disputa entre o atual prefeito Luciano Ducci (PSB) e Fruet. Ratinho Júnior sendo ou não candidato não altera este quadro; 4. As conversas com demais partidos (não só com o PT) devem seguir até o mês de junho, para análise das circunstâncias/propostas e celebração da melhor aliança na convenção partidária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.