17:33É aniversário do Paranito!!!

por Sergio Brandão

O futebol é sempre capaz de nos surpreender. Muitas vezes pelo inesperado, pelas surpresas,
mas principalmente pelas suas manifestações emocionais.  Como hoje cedo, por exemplo. Eu voltava do meu treino de bike, tomando o caminho de casa,  quando me deparo com um grupo grande de torcedores uniformizados do Paraná Clube.  Logo me convenci que esta conversa de lotar uma Kombi é pura gozação.  Tinha gente ali pra lotar uma dez kombis, ainda dá pra dizer que muitos desceram de seus próprios veículos que não eram kombis.  Pequenos, é verdade, mas de cada um descia pelo menos umas três pessoas e foram se aglomerando na parte de trás do estádio, entre a Rodoferroviária e o Dorival de Brito. Se organizaram e alguém começou a puxar o coro.  Eram aquelas musiquinhas que toda torcida canta em estádio. Mas neste caso exaltavam o amor pelo clube.

Imaginei que não podia ser outra coisa se não um protesto da torcida organizada “Fúria Independente”,
contra os desastrosos tropeços do time e da atual diretoria nos campeonatos estadual e brasileiro.
Na minha inocência cheguei até a perguntar se lá dentro havia alguém da diretoria, ou algum jogador ou até quem sabe o atual presidente.  O cara disse que não. Que eles estavam assim, daquele jeito, todos olhando para um portão, comemorando o aniversário do Paraná Clube. Quem ficou com cara de aniversariante fui eu.

Cheguei até a achar que o cara estava me gozando, mas não. Rapidamente lembrei que de fato o Paraná foi fundado em dezembro. Eu tenho isso gravado na memória porque na época eu trabalhava no jornalismo esportivo e participei de todo o processo de fusão.  Mas também  lembrei que a data do aniversário não é hoje, 17 de dezembro, e sim 19 de dezembro. 19 de dezembro de 1989.

O Paraná completa na segunda-feira  22 anos. Ousei novamente. Ao mesmo menino fiz a pergunta.
Mas ao aniversário do Paraná não é no dia19, na segunda-feira?  Ele me olhou, deu um sorriso amarelo e fez a mesma pergunta para a menina que estava ao lado dele.  Ela também não soube responder. Pra não deixar a coisa mais complicada, caí fora. Aquilo não era da minha conta mesmo.

Um pouco mais adiante, ainda pela calçada apressadamente vinha um senhor com um menino se dirigindo ao grupo que ainda cantava em frente ao estádio. Resolvi fazer a minha última tentativa. Vou perguntar para este senhor, pensei. O que  é isso, meu senhor? A conversa foi a mesma que tive com o menino.  Quando falei que a data exata era segunda-feira, ele disse : “Ahhhh, deve ser porque a gente não comemora nada faz tanto tempo que resolvemos antecipar”.

Saí dali convencido que na segunda, na primeira ou em qualquer divisãona faltade títulos, o negócio é fazer festa.  Provavelmente não tinham nada mais interessante para fazer no fim de semana e resolveram antecipar a comemoração. O futebol é mesmo capaz de surpresas. O lado  emocional do futebol é o que mais gosto. Parabéns, Paranito! Volte logo!

Compartilhe

2 ideias sobre “É aniversário do Paranito!!!

  1. JOÃO M.C. FERREIRA

    MAS ALGUNS ELEMENTOS DA IMPRENSA ESPORTIVA DO PARANA, JUNTO COM AS ULTIMAS DIRETORIAS, FAZEM UMA FORÇA DANADA PRA ACABAR COM O PARANA, E ESSA QUE ASSUMIU COM O PAULÃO DE VICE, É MAIS DOIS ANOS NA SEGUNDONA E DOIS NA SERIE PRATA. MAS ACABAR NÃO ACABA, PODEM TER CERTERZA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.