19:33Crônica de um rebaixamento anunciado

A crônica do rebaixamento anunciado estava escrita há pelo menos três anos. Os fogos espoucados pela torcida do Coritiba só não estavam guardados durante este tempo porque o próprio amargou a mesma dor ao final do Campeonato Brasileiro de 2010 – e subiu de forma exuberante, para ganhar o Paranaense e só não ir melhor no campeonato que terminou hoje porque, talvez, não tenha acreditado demais na própria força, porque time tinha para chegar muito mais longe. O Atlético Paranaense está fazendo sua torcida sofrer desde 2008, e o quinto lugar do ano passado foi apenas uma daqueles milagres que só o futebol proporciona, pois até baixar o santo em Paulo Baier, era isso aí que foi visto neste ano: um time bisonho, apenas para utilizar um termo dos narradores e comentaristas esportivos dos tempos de antanho. A imagem do time pode ser resumida num lance do Atletiba de hoje, quando o argentino Nieto tentou dar uma bicicleta, ele, que a certa altura foi guindado a salvador da pátria, ele que se atrapalha com a bola nos pés, ele que é um dos grandes trunfos da diretoria do clube, essa mesmo cujo presidente, Marcos Malucelli, teve a pachorra de dizer antes do vexame contra o América Mineiro, no final de semana passado, que o rebaixamento seria uma mancha em seu currículo. Essa diretoria assumiu o clube puxando o tapete do ex-presidente e hoje completou sua atuação com chave de ouro, num ano em que colocou seis técnicos para dirigir um time sem capacidade técnica, apesar de ser regiamente pago. Hoje o estádio Joaquim Américo será fechado para as obras da Copa do Mundo de 2014. O templo dos torcedores atleticanos, que sabem que ser rebaixado faz parte do jogo, mesmo porque o clube não são seus jogadores ou dirigentes, este estádio não poderia mais abrigar tanta dor. Quem ama o futebol sabe que se o rubro-negro de Curitiba fosse rebaixado jogando bola, mas perdendo por mais capacidade dos adversários, isso seria normal. Não, o Atlético Paranaense foi rebaixado porque não jogou um tico de bola, perdeu para seus defeitos dentro de campo, para a incapacidade individual e coletiva dos seus jogadores, e pela patética administração, cujo mai0r feito foi comprar um jogador bichado por US$ 4 milhões e cujo nome deveria servir de inspiração para a lápide que caiu em cima destes cartolas e deveria ter escrita a fogo um “Morro de vergonha pelo que fizemos”. O Atlético já esteve na Segunda Divisão e retornou, como o Coritiba. Espera-se apenas que siga o exemplo do grande rival e forme um time que dê prazer de ver jogar. Um time que honre a tradição e corresponda a todo amor os torcedores lhe dedicam. Vida que segue, como dizia o grande João Saldanha.

Compartilhe

4 ideias sobre “Crônica de um rebaixamento anunciado

  1. Jose maria correia

    Pois é Xará uma série de erros , desmandos e irresponsabilidades. Contratações inexplicáveis a não ser por incompetência, burrice ou malandragem. O time na segunda divisão e quem paga ou será responsabilizado por tanta besteira ? Que dirá a diretoria ? No Japão pelo menos haveria o hara-kiri.

  2. sb

    De uma hora para outra o futebol passa a ser muito sério para alguns. Vira discussão profunda sobre administração, contratações erradas e um monte de assuntos que tentam justificar o fracasso. Para outros, os valores mudam com uma avalição apenas emocional, coisa que rege o futebol, mas que é conversa de torcedor, coisa que em alguns dias será superada. Para muitos, e estes são a maioria, só conseguem se expressar chorando o fracasso. Coisa que só torcedor explica. Estas coisas misturadas, emoção e razão, talvez expliquem uma segunda divisão estranhamente festejada. Vencer o Coritiba em qualquer circunstância parece ser maior que tudo, mesmo que a vitória não leve a nada. Ou é raiva do coração? Torcedor é assim mesmo. Este parece ser o saldo do atletiba que rotularam como ” CLÁSSICO DO SÉCULO. Será que o nosso vocabulário é tão pobre que não bastaria dizer que um atletiba com estas características ainda não tinha acontecido? Outra coisa, mesmo faltando 80 e tantos anos para acabar o século não será possível que Coritiba e Atlético não façam nada mais interessante do que fizeram hoje? Com os pés bem no chão acho que quem perdeu foi o futebol paranaense. O Coritiba que não vai disputar a liberadores e principalmente o Atlético que cai para a segunda divisão do brasileiro. O “clássico do século”, como trataram durante a semana, de repente ficou pobre, sem graça, público pequeno. Se contar diretinho o contingente policial deve ter sido maior que o público pagante. Que atletiba foi este que nada restou para ser festejado? Nos jornais e nos sites, ninguém mais trata do clássico como trataram durante a semana. Parece mulher usada, abandonada e largada. Talvez a imprensa esportiva também precise cair para a segunda divisão para poder tratar melhor o nosso futebol. Assim como o Coritiba fez ano retrasado quando caiu e parece que aprendeu. Voltou mais forte se profissionalizando definitivamente. Talvez seja isso que ainda falte ao Atlético e ao nosso jornalismo esportivo.

  3. Coronel Perseu Jacutingassa

    O pior é que a torcida não mostrou nenhuma indignação com o time que passou todo o campeonato na zona de rebaixamento…Ficaram satisfeitos em sacanear os coxas… Não entendi muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.