10:01Ken Russell, adeus

Do blog do jornalista Rubens Ewald Filho:

Ainda esta semana estava pensando como podia escrever alguma coisa resgatando a reputação de Ken Russell. Talvez aproveitando o lançamento apenas em DVD no Brasil de dois de seus filmes mais importantes: Mulheres Apaixonadas (provavelmente sua obra prima) e Delírio de Amor, a vida de Tchaickowsky contada de forma digamos delirante.

Ambos foram grandes sucessos aqui no Brasil e em todo mundo. Mas  por uma razão ou outra, Ken saiu de moda, está esquecido. É quando me chega a notícia de sua morte,  aos 84 anos, no domingo em Londres, depois de uma série de derrames.

A primeira notícia que lia dizia que era o “trash king”/rei do lixo. Credo, a que ponto chegamos. Na verdade, Russell foi um enfant terrible, um diretor que fez tudo para chocar e por vezes conseguiu. Explorou uma fórmula (basicamente edição frenética, cenas chocantes, despudor, alguma histeria, mas sempre com notável senso cinemático). Uma pena que controlou sua fúria criativa quando envelheceu, passou a fazer papéis como ator e trabalhos mais banais. Mas quem viu Tommy sabe que ele não brincava em serviço.  Que gente como Baz Luhrman e David Lynch deve bastante a ele. Rápido, uma retrospectiva dele. Sempre é tempo de reviver loucos geniais como Russell foi.

Russell, Ken
(1927- 2011). Diretor inglês, nascido em 3 de julho em Southahmpton, Hampshire. Foi o Enfant-terrible do cinema britânico nos anos 70, o diretor dos excessos, despudoradamente agressivo e cínico, fazendo filmes perturbadores, por vezes ruins, mas nunca indiferentes. Foi fotógrafo de cena e diretor de curtas.

Conseguiu projeção na BBC, realizando filmes, principalmente biografias de compositores famosos. Em 1969, conseguiu o sucesso mundial com Mulheres Apaixonadas (menos famoso pelo Oscar de Glenda Jackson do que pela cena de luta livre com os dois protagonistas desnudos), chocando depois com a homossexualidade de Tchaickovsky em Delírio de Amor, o demonismo de The Devils, (proibido por nossa censura), a nostálgica crítica de The Boy Friend.

Filmou também a ópera-rock (composta pelo The Who) Tommy. Depois de uma fase de crise (com biografias em tons exagerados), fez uma ficção científica que tinha mais efeitos do que ideias (Viagens Alucinantes) e que havia sido iniciada por Arthur Penn. Durante cinco anos afastado, retornou com um novo escândalo: Crimes de Paixão (que teve problemas com a censura americana). Tem feito também algumas participações como ator, mas seu melhor momento já tinha passado. Em 2006, dirigiu para Sarah Brightman os vídeos de Phantom of the Opera e Wishing You Were Somehow Here Again (para Sarah Brightman: diva).

Dir.: 1963 – French Dressing (Marisa Mell, Roy Kinnear)

1967 – O Cérebro de Um Bilhão de Dólares (The Billion Dollar Brain. Michael Caine, Françoise Dorléac). Dante’s Inferno (Oliver Reed, Iza Teller. TV)

1968 – Song of Summer (Christopher Gable, Max Adrian. TV)

1969 – Mulheres Apaixonadas (Women in Love. Alan Bates, Glenda Jackson)

1970 – Dance of the Seven Veils (TV)

1971 – Delírio de Amor (The Music Lovers. Richard Chamberlain, Glenda Jackson)

1972 – Os Demônios (The Devils. Vanessa Redgrave, Oliver Reed). O Namoradinho (The Boy Friend. Twiggy, Glenda Jackson)

1973 – O Messias Selvagem (Savage Messiah. Dorothy Tuttin,Helen Mirren)

1974 – Mahler, Uma Paixão Violenta (Mahler. Robert Powell, Georgina Hale)

1975 – Tommy (Idem. Roger Daltrey, Ann-Margret). Lisztomania (Idem. Roger Daltrey, Sara Kestleman)

1977 – Valentino, o Ídolo, o Homem (Valentino. Rudolph Nureyev, Leslie Caron)

1978 – Clouds of Glory: The Rime of the Ancient Mariner (David Hemmings, Kika Markham. TV). Clouds of Glory: William and Dorothy (David Warner, Felicity Kendal. TV)

1980 – Viagens Alucinantes (Altered States. William Hurt, Blair Brown)

1983 – The Planets (TV)

1984 – Crimes de Paixão (Crimes of Passion. Kathleen Turner, Anthony Perkins)

1986 – Vaughan Williams (Doc)

1987 – Ária (Aria. Epis. 8. Nessun Dorma). Gothic (Julian Sands, Natasha Richardson)

1988 – A Última Dança de Salomé (Salome’s Last Dance. Glenda Jackson, Stratford Johns). A Maldição da Serpente (The Lair of the White Worm. Hugh Grant, Amanda Donohoe)

1989 – O Despertar de uma Mulher Apaixonada (The Rainbow. Glenda Jackson, David Hemmings). A British Picture (Doc. TV). Méphistophélès (Adriana Morelli, Ottavio Garaventa. TV)

1990 – Homens & Mulheres – Histórias de Sedução (Women & Men: Stories of Seduction. Epis.). The Strange Affliction of Anton Bruckner (Peter Mackriel, Catherine Nielson. TV)

1991 – A Prostituta (Whore. Theresa Russell, John Diehl). Os Prisioneiros da Honra (Prisioner of Honor. Richard Dreyfuss, Oliver Reed. TV)

1992 – Lady Chatterley (Idem. Joely Richardson, Sean Bean. TV). Secret Life of Sir Arnold Bax (Glenda Jackson, Hetty Baynes. TV)

1993 – The Mystery of Doctor Martinu (Hannah King, Patrick Ryecart. TV)

1994 – Suspiros de Prazer (Erotic Tales. Epis. The Insatiable Mrs Kirsch. Hetty Haynes, Simon Shepherd)

1995 – Alice in Russialand (TV). Classic Windows (TV)

1996 – Mistérios da Mente (Mindbender. Terence Stamp, Ishai Golan)

1997 – Dogboys (Bryan Brown, Dean Cain. TV). Ken Russell’In Search of the English Folk Song (Doc)

2000 – Lion’s Mouth (Ken Russell, Diana Laurie)

2002 – The Fall of the Louse of Usher : A Gothic Tale for the 21st Century (James Johnson, Ken Russell). Elgar: Fantasy on a Composer on a Bicycle (Doc. Tv)

2004 – Revenge of the Elephant Man (CM)

2006 – Armadilha do Terror (Trapped Ashes .Co-d. Sean S. Cunningham, John Gaeta, Monte Hellman e Joe Dante. Lara Harris, Scott Heindl. Epis. Girl with the Golden Breasts)

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