6:27Tarifaço do governo Richa no Detran é “descabido, fora da realidade e ilegal”, diz Verri

Da assessoria de imprensa da Liderança da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná:

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Enio Verri (PT), fez duras críticas nesta segunda-feira, 7, ao “tarifaço” do governo Beto Richa (PSDB), que pretente aumentar os preços das tarifas do Detran (Departamento Estadual de Trânsito do Paraná) a partir do próximo ano. Verri afirmou que o reajuste é inconstitucional e que o governo Richa utiliza a medida como forma de aumentar a arrecadação, acumulando superávit neste ano para fazer investimentos em 2012, ano de eleições municipais.

De acordo com Verri, o reajuste que o governo pretente aplicar nos preços, de até 500% em algumas taxas, “é descabido, fora da realidade e ilegal”. O líder da oposição alega que o governo está tentando transformar o Detran em um instrumento arrecadador de recursos e entregando a conta para a população.

“A cobrança por um serviço público não pode ser para gerar lucro, mas apenas para cobrir o custeio deste serviço. As taxas do Detran não podem aumentar 100%, 200%, 500%, como quer o governo. Isto é um abuso”, criticou.

O parlamentar destacou que o reajuste vai prejudicar a população e a economia do Paraná. Segundo Verri, a intenção do governo com a medida é aumentar a arrecadação, fazendo caixa neste ano para realizar investimentos em 2012, ano de eleições municipais.
“Nestes dez meses o governo Richa não fez sequer um grande investimento, pelo contrário, cortou serviços básicos, paralisou o Paraná. Os anúncios feitos pelo governo estadual foram em grande parte investimentos do governo federal. Esta pressa toda em cortar gastos e aumentar a arrecadação é porque a gestão Richa está acumulando superávit, deixando o caixa redondo para poder gastar no que vem, que é ano eleitoral”, afirmou.
Verri também ironizou a justificativa dada pela bancada governista de que teria havido “erro de digitação” na redação do projeto. Os reajustes de algumas tarifas não seriam de 500%, como consta na proposta do Executivo. Para a bancada da oposição, o impacto negativo da medida fez com que o governo recuasse.
“Interessante que o governo não erra na digitação no reajuste dos professores ou do salário mínimo regional, mas erra no projeto que aumenta os preços das tarifas. É possível o governo errar na digitação de 20 taxas?”, questionou. Apesar da “desculpa”, o governo não apresentou a nova tabela com os valores sem “erros de digitação”.
Colocado em votação em primeira discussão, o projeto recebeu 38 votos favoráveis e 7 contrários. Votaram contra apenas os deputados da bancada petista. Amanhã o projeto deverá voltar ao plenário para a segunda discussão e redação final.
De acordo com Verri, a bancada de oposição irá estudar maneiras de barrar o projeto. “Vamos tentar todas as medidas possíveis para tentar derrubar o projeto que é muito prejudicial para o Paraná”.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.