8:58Fuad Faraj: “Não cora de vergonha a Cúpula Diretiva do Tribunal de Justiça do Paraná ao exigir que o Povo arque com os gastos de saúde dos Juízes do Paraná?”

Carta enviada pelo promotor Fuad Faraj aos deputados estaduais do Paraná:

Excelentíssimos Senhores e Senhoras Representantes do Povo do Paraná:

Venho a ilustre presença de Vossas Excelências apresentar fatos e argumentos que não podem mais ser mantidos escondidos daqueles que tem a difícil e árdua missão de representar e legislar em nome de todos os paranaenses. Sobretudo, eles não podem mais ficar escondidos, sob o manto do silêncio obsequioso, do cidadão paranaense, a quem todos nós devemos lealdade e submissão a seus interesses.
Tramita na Assembléia Legislativa do Estado do Paraná o projeto de lei de iniciativa do Presidente do Tribunal de Justiça que foi registrado sob o nº 832/2001.

De sua leitura vê-se claramente que a cúpula diretiva do Tribunal de Justiça do Paraná resolveu inaugurar uma página constrangedora e vergonhosa de sua história, ao advogar, em defesa de interesses corporativos, a implantacão do auxílio-saúde em prol de todos os juizes do Paraná e em claro prejuízo ao interesse direto de todos os cidadãos do Paraná, em especial, de todos os usuários do sistema público de saúde(SUS).

Se chancelada for pelos eminentes deputados  a iniciativa do Tribunal de Justiça, todos os cidadãos paranaenses  e todos os usuáros do SUS, irão pagar gastos particulares de saúde dos juízes e seus dependentes, estendendo-se tal benefício a servidores que fazem parte do mais bem pago Poder do Estado e da República.

A cúpula diretiva do Tribunal de Justiça do Paraná propõe que recursos substanciosos do erário sejam desviados de necessidades vitais do Estado, tais como o atendimento aos usuários do SUS, em favor da elite estatal mais bem aquinhoada dentre todos os poderes do Estado do Paraná.

Não cora de vergonha a Cúpula Diretiva do Tribunal de Justiça do Paraná ao exigir que o Povo arque com os gastos de saúde dos Juízes do Paraná? É o Povo, usuário do SUS, que deve pagar a conta dos planos privados de sáude dos juízes do Paraná? É o Povo obrigado a esperar dois ou três anos nas intermináveis filas de cirurgia do SUS que deve pagar os gastos com hospitais e com médicos dos juízes do Paraná? São os pais, cujos filhos morreram nas mãos assassinas de um sistema  de saúde que muito tarde descobriu e começou a tratar do câncer dessas pobres crianças, que devem pagar pelo plano de saúde vip destes nobres servidores da justiça? É o cidadão que deve pagar a consulta particular daquele juiz que lhe negou, em processo, o funcionamento de um serviço de saúde ou o acesso a medicamentos que lhe amenizariam as terríveis sequelas de uma grave doença?

Para isso o Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Justiça não nos dá resposta e, certamente, não a dará, porque sabe ou ao menos deveria saber, que o que propõe viola o Princípio da Universalidade do Sistema Público de Saúde. Viola o Princípio da Igualdade entre os cidadãos. Ora, bem se vê que se fosse possível instituir um benefício de tal natureza dentro do Estado do Paraná, o auxílio-saúde deveria beneficiar todo o servidor público do Estado, nos mesmos termos e no mesmo valor pago aos juízes. Neste termos, nossos professores e policiais militares mereceriam com muito mais justiça o auxílio-saúde pretendido pela Cúpula Diretiva do Tribunal de Justiça do Paraná. Aliás, seria direito de todo cidadão paranaense ter, e no mesmo valor, o mesmo benefício que é hoje demandado pelos juízes.
  Isso se chama igualdade e, acredito eu, trata-se de princípio fundamental de conhecimento obrigatório de todo aquele que anda pelo caminho da Justiça.

Deve-se reconhecer, e talvez um dia a cúpula diretiva do Tribunal de Justiça do Paraná reconheça, que tanto o juiz quanto o cidadão merecem o mesmo sistema público de saúde, porque o povo não faz parte de uma cidadania de 2ª classe e nem o Juiz integra uma cidadania de 1ª.

  Os recursos públicos do Estado vinculados a gastos com saúde não podem privilegiar uma minoria abastada que tem emprego e renda alta, em prejuízo da esmagadora maioria dependente, única e exclusivamente, do Sistema Único de Saúde para se tratar. Não posso concordar que um Juiz valha mais do que qualquer ser humano deste Estado. O Estado e seus recursos não podem mais ser apropriados por aqueles que sempre  foram privilegiados ao longo de toda a história de nosso país, os quais são responsáveis, em última análise, pelo desenvolvimento anêmico de nossa economia, de nossa ciência, de nossa tecnologia, de nossa cultura e, principalmente, de nossas instituições republicanas e civilizatórias. Essas elites traiçoeiras de nosso país sempre se dedicaram, com afinco e esmero, à pilhagem e à depredação e nunca olharam em volta para se dar conta do mal que provocaram ao seu próximo ou ao seu País.

  Que tais palavras tenham sensibilizado os nobres Representantes do Povo do Paraná, que agora tem a difícil escolha entre ceder à força caprichosa de um Poder que está a afrontar a Constituição e a moralidade pública ou manter-se firme em defesa dos mais altos interesses do povo a quem prometeram defender e representar.

Abençoados sejam os Senhores e as Senhoras, Representantes do Povo do Paraná, e que possam olhar para um horizonte que se distancia, e muito, do interesse imediato e vulgar de uma elite estatal que se escuda na ideologia da segregação.
  Que Deus os ilumine.
 
Ponta Grossa, 07 de novembro de 2011.

Compartilhe

20 ideias sobre “Fuad Faraj: “Não cora de vergonha a Cúpula Diretiva do Tribunal de Justiça do Paraná ao exigir que o Povo arque com os gastos de saúde dos Juízes do Paraná?”

  1. Velho de Guerra

    Tomara que o grupo da Gazetona, dê ampla divulgação a mais este descalabro do poder judiciário. Vergonha que não abala aos ilustres “concursados intocáveis” e suas cada vez mais amplas prerrogativas de vantagens financeiras.
    Repito, não podemos mais nem nos indignarmos, apenas nos permitem resignar com as canalhices cometidas.
    Ao promotor, que mais uma vez levanta bandeiras éticas e morais, desejo que nunca se curve às forças corporativas e …

  2. Justiça

    Não é bem assim, esse auxílio ira beneficiar toda a categoria, desde as auxiliares de limpeza até os juízes, nada mais justo, se os bancários os funcionários do correios, entre outras empresas tem esse benefício, porque os funcionários do Tribunal, não podem ter?, Sem contar que é uma atividade de risco, trabalhamos diretamente com bandidos! Diariamente, no balcão do cartório, nas salas de audiências, estamos em contato direto, com estupradores, ladrões, traficantes… Não são todos os funcionários que ganham rios de dinheiro, aliás a minoria ganha salários exorbitantes, a maioria de nós, funcionários do tribunal somos da classe C, que pena o ano inteiro para pagar nossos impostos! E esse auxílio, como o nome ja diz, é apenas um auxílio, dependendo da faixa etária vai de R$112,00 a R$250,00.

  3. Velho de Guerra

    Justiça, vc demonstra que está bem integrado a este imoral conceito de “justiça”. Estes valores são muito maiores do aqueles que a maioria da população usuária do SUS ou até mesmo daqueles que as expensas de suas finanças pessoais pagam seus planos de saúde.
    Esta defesa corporativa é a mais clara demonstração de que se perdem a cada dia alguns valores éticos, morais e de justiça.
    Os funcionários dos Correios e a exemplo de outras empresas produzem serviços e produtos que são remunerados e geram lucros, portanto…Ao contrário deste poder que apenas a cada ano quer fatias maiores dos orçamentos públicos. Façam greve…como sempre.

  4. Coronel Perseu Jacutingassa

    Justiça: os policiais militares enfrentam no dia-a-dia toda essa corja que ALGUNS de vcs vêem depois de muito tempo de banho tomado, cabelo penteado, desarmados e advogadinho a tira-colo.
    e para a PM nosso governador oferece o hospital da PM, agora compartilhado com todos os demais funcionários do Estado…

    Não me venha de jurumelas para defender os almofadinhas parasitas do estado, esse poder judiciário que já é considerado um dos PIORES DO PAÍS.

    Quer plano de saúde : PAGUE e trabalhem.
    Além de SESSENTA DIAS DE FÉRIAS POR ANO, essa raça de funcionários dourados quer mais !

    CHEGA !

  5. Apolinário Zarzuela

    É o bolsa-saúde. Logo vai virar bolsa-Sírio-Libanês ou bolsa-Albert Einstein. Tudo para ficar longe do SUS. Êta trem bão, sô!

  6. Pingos nos "is"

    Só para esclarecer: o Poder Judiciário tem, constitucionalmente, um percentual de toda a arrecadação do Estado, que se não me falha a memória é de 9,5%. Esses recursos são utilizados pelo Poder Judiciário como ele bem entender, claro, não antes dos devidos estudos de impactos orçamentários, das adequações às leis de responsabilidade fiscal, de orçamento anual, etc. Da maneira como foi construído o texto, dá a impressão que esses recursos sairão direto da secretaria de saúde, ou do poder Executivo, e poderiam ser aplicados para toda a população, mas não é o caso, pois essa verba é destinada exclusivamente ao Poder Judiciário, que tem total autonomia para administrá-la. A aprovação pelos deputados na Asembléia é mera questão formal, pois no serviço público, até a reposição da inflação depende de projeto de lei. O Poder Judiciário não é uma empresa que gera lucros, mas presta serviços fundamentais para o funcionamento da democracia, é um dos pilares que sustenta a nossa sociedade. Para fazer isso de uma maneira satisfatória, é necessário melhorar a qualidade de vida de todos os que estão ali para servir, desde o mais simples dos servidores até o juiz. Essas conquistas tem que ser trabalhadas também por outras categorias, como policiais militares, professores, enfim, todo o funcionalismo de um modo geral, mas lembrando que cada um tem a sua fatia no bolo orçamentário. Se o governador, que é quem poderia destinar recursos “carimbados” para cada categoria, diz que não tem dinheiro, questionem porque não tem pra isso, mas pra publicidade e propaganda tem, pra aluguel de jatinho e helicóptero tem…

  7. Coronel Perseu Jacutingassa

    Pingos nos “is” : primeiro deixem de ser um dos PIORES JUDICIÁRIOS DO BRASIL, depois reclamem por mais benefícios.
    A propósito, para os cidadãos que pagam o salário de todos, TANTO FAZ qual o título burocrático/orçamentário que se dá ao DINHEIRO DO POVO. Grato.

  8. Velho de Guerra

    O Pingos nos “is”, e os cartórios ? E os trouxas da iniciativa privada que sustentam essas “autonomias”. Ter 9,5% do orçamento para utilizar como bem entender é demais ! Daí as obras disto e daquilo, os alugueres, frutas frescas, ajuda aí oh.

  9. Pingos nos "is"

    Ao Coronel Perseu Jacutingassa: essa pecha de pior judiciário do Brasil está sendo corrigida desde a gestão do Desembargador Celso Rotoli de Macedo, e quase tudo o que o CNJ apontou como irregularidade está sendo corrigido sistematicamente. De novo afirmo: a forma como vocês colocam deixa parecer que o judiciário surrupia o povo. Você por exemplo sabe quantos processos um juiz, em qualquer instância, deve julgar por mês? Se não sabe acesse o site do TJ e veja no portal transparência a produtividade dos magistrados. Em um país em que jogador de futebol ganha milhares de reais por mês, gente como você dá chilique com o que se paga para juízes e servidores de um poder, cuja relevância na sociedade é bem maior do que futebol.
    Para o Velho de Guerra: o que tem contra “autonomia”? Já imaginou um poder sem autonomia, um judiciário dependente dos interesses de quem o financia, que você nomina de “trouxas da iniciativa privada”? Isso é terra sem lei. Verba de cartório não é pra pagar folha de pagamento de servidores e/ou juizes. Essa verba é carimbada e só pode ser gasta naquilo que a lei permite gastar (ver legislação FUNJUS E FUNREJUS).
    E para encerrar: sou servidor do TJ e quem paga o meu salário NÃO É O POVO, E SIM O MEU TRABALHO. ESTOU LÁ TODOS OS DIAS, CUMPRINDO COM MINHAS FUNÇÕES, RESPEITANDO O HORÁRIO DE EXPEDIENTE, DANDO O MELHOR DE MIM, E É JUSTO QUE SEJA ADEQUADAMENTE REMUNERADO E RECOMPENSADO COM AUXÍLIOS QUE VENHAM A MELHORAR MINHA QUALIDADE DE VIDA. ESTUDEI MUITO PRA PASSAR NUM CONCURSO PÚBLICO QUE QUALQUER UM PODERIA, SE TIVESSE SE DEDICADO, TER PASSADO TAMBÉM.
    E CHEGA DE HOPOCRISIA E FALSO MORALISMO.
    QUEM É SANGUESSUGA NESSE PAÍS? UM JUIZ OU UM SERVIDOR QUE TEM UMA RESPONSABILIDADE ENORME E DESEMPENHA UM PAPEL DE EXTREMA RELEVÂNCIA SOCIAL, OU UM CLUBE DE FUTEBOL QUE SE LOCUPLETA DE AÇÕES GOVERNAMENTAIS PARA CONSTRUIR UM ESTÁDIO PARA A COPA? OS “TROUXAS DA INICIATIVA PRIVADA” SE INCOMODAM QUE O “SUADO” DINHEIRINHO DOS IMPOSTOS SE DESTINE À REMUNERAÇÃO DE PESSOAS QUALIFICADAS QUE PRESTAM UM SERVIÇO FUNDAMENTAL PARA O FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS DA SOCIEDADE, MAS NÃO SE INCOMODAM NEM UM POUQUINHO EM GASTAR O QUE TEM E O QUE NÃO TEM PRA COMPRAR UM CAMISA DE TIME, PAGAR UM INGRESSO CARÍSSIMO OU TER ACESSO A UM PADRÃO DE CONSUMO DESMEDIDO. JUÍZO MINHA GENTE…

  10. Justiça

    Velho de Guerra,
    Me desculpe, mais essas funções típicas de Estado tem maior relevância do que gerar lucro, sem os professores, sem os policiais, sem o executivo, o judiciário e o legislativo, sem os funcionários dos Hospitais, sem os funcionários da educação, em fim, sem os funcionários do Estado que gera somente “ônus” ao governo, o Estado não funcionaria.

    Coronel Perseu Jacutingassa,
    Vc tem razão, acho que vcs também tem que lutar pelo direito de um auxílio saúde, pq é um absurdo como o Estado trata vcs, um dos serviços mais essências do Estado, concordo plenamente, é um absurdo o Estado querer enfiar guela abaixo de todos os servidores, ser atendido pelo Hospitar da PM, mas, não concordo com esse seu ponto de vista,que temos que pagar do nosso bolso, acho que todos temos direito à saude e de boa qualidade, Acho que deveria ser direito de todos os funcionários estaduais! Aliás, não temos sessenta dias de férias, vcs confunde, nós chão de fábrica, técnicos, analistas e auxiliares de limpeza, com os Juízes e Desembargadores! Tenho certeza que o teu salário é pelo menos o dobro do que o meu! E que nós estamos longe de ser almofadinhas.

    OBS: É de dar pena, pessoas se levarem e não ter opinião própria, vcs repetem que nem papagaio de pirata, a opinião imposta pela imprensa, em primeiro lugar, para se criticar algo é necessário ter conhecimento de causa!
    Não temos 60 dias de férias, não ganhamos salários exorbitantes e o nosso trabalho é de qualidade! O Judiciário Paranaense é ruim não por culpa de nós funcionários, mas sim pq vivemos na idade média, pq é essa mesma oligarquia paranaense que se reveza no poder! O problema não está no funcionalismo do estado, mas sim nessa corja que manda em nosso estado! É isso aí, e quem é funcionário público sabe, que a tal “xoque de gestão” do Beto Richa é o maior papo furado, eles tão interessado é socar esses funcionários comissionado, que não tem a minima qualificação profissional, para fazer caixa 2 para campanha dos prefeitos! E quem reclamava de Requião…já era ruim, mas tá ficando pior ainda! Agora é Beto!

  11. Pedro

    Não entendo essa indignação, afinal a Justiça Paranaense funciona tão bem??? Não existem processos conclusos com mais de 10 anos nas Varas Cíveis. Nem processos tramitando a mais de 6 anos nos Juizados Especiais. Em que Estado injusto vocês vivem? Imagine um processo demorar mais do que 2 anos no Paraná? Nunca!!!!!

  12. Velho de Guerra

    Pingos nos “is” e JUstiça, desnecessário vcs salientarem aonde prestam seus labores. Ainda bem que o CNJ existe e tem “vigiado” este Judiciário tão isento, tão autônomo e tão próximo do cidadão comum brasileiro. A hipocrisia é destes que tentam justificar preceitos da democracia e da nossa Constinuição, para utilidade próprias e corporativas. Aliás, tudo se justifica para este poder pelo concurso público, exceto claro os “cargos de confioança”. Nosso judiciário merce ter uma àrvoe genealógica e outras dos Q.I. . Trabalhar é um atributo de todos, trabalhar bem é que tem sido uma prática de poucos. Nada geraria ônus se houvesse de fato uma valorização (não apenas financeira) mas de respeito pelo professores, policiais e pelos demais funcionários necessários ao funcionamento da máquina do Estado. Mas, o que há anos sofremos é com a total disparidae nas prioridades. Opinião própria é um direito de todos, mas um exercício permito à poucos. Para terminar quem paga a sua REMUNERAÇÃO é sim o povo, como contrapartida deste seu TRABALHO (?). Se está insatisfeito com o que ganha, sai vá para o mercado e demonstre que tem competência para GANHAR mais, Viva como 70% da população trabalhadora da iniciativa privada. Saia desta ZONA de conforto. Mas, ainda Vc tem uma alternativa segura e intocável – FAÇA GREVE – . De mais, boa sorte !

  13. Coronel Perseu Jacutingassa

    Justiça e pingos nos is: eu sei a diferença entre magistrados e servidores, bem como os respectivos regimes jurídicos . O que se esta analisando aqui, prioritariamente, é a quatrocentesima oitava adição de prebendas aos nobres magistrados e similares, que, contam com 60 dias e ferias e reclamam de excesso de trabalho. Não questiono servidores concursados do “chão de fabrica” do judiciário, eu já vi as toneladas de papel e a insalubridade do TJ. Mas esses juízes …ah esses juízes..Talvez as novas gerações mereçam credito, pois estranhamente diminuíram muito as aprovações de agregados e aparentados nos concursos para a magistratura…muitos que posam de sábios jurisconsultos hoje, fazem questão esquecer como entraram na carreira…O talento jurídico era hereditário .(ainda é?). Os juízes …Ah os juízes….

  14. Jeferson

    Acredito que o que está em questão não é a competencia de uma classe ou o quanto ela trabalha (apesar de achar que o judiciário está devendo e muito para a sociedade). Mas sim a administração do dinheiro publico. Pingos nos is, se 9,5% que é destinado ao judiciario sobra para auxilio doença, auxilio fruta e sei lá mais o que, enquanto vc mesmo reclama que tem muito trabalho, então que se melhore a divisão desse recurso. Utilizem para contratar mais gente e otimizar o trabalho. Toda a classe seja ela gari, ou juiz, (idenpendente de quanto estudou ou não, e considero uma hipocrisia vc achar que deve ter privilegios por isso) deve ter seu trabalo reconhecido e bem remunerado, desde que executem seu trabalho com competencia. A questão é que os magistrados (e outras classes políticas, como deputados) tem poder para concederem privilégios a si mesmos, poder que o restante da população não tem. Se não fossem tão hipocritas poderiam utilizar as verbas para otimizar o trabalho do judiciario, e não em beneficio próprio

  15. Pingos nos "is"

    ZONA DE CONFORTO ???? (sic)
    Deixa pra lá. Como argumentar contra a hipocrisia, se ela é justamente fundada na ausência de argumentos?
    Só para salientar: sou contra qualquer tipo de greve no serviço público, pois quando ela ocorre, é a população que sai mais prejudicada. Mas também sou contra o “chicote no lombo” que existe na iniciativa privada, onde não há estabilidade e a remuneração é pífia (desnecessária uma aula sobre o conceito de MAIS-VALIA de Marx, não é?). Processos demoram para ser julgados por: falta de juízes (o número que cada um precisa analisar é muito distante daquilo que um ser humano pode fazer satisfatoriamente, e com o nível de reponsabilidade exigido), excesso de demanda (vivemos numa cultura em que tudo passa a ser demandado de maneira litigiosa) e legislação que permite uma série de recursos que impedem o andamento mais rápido das decisões.
    Convido a todos a acompanharem diariamente as ações do Poder Judiciário no portal do TJ (www.tjpr.jus.br).
    Lá poderão conferir as inúmeras autorizações para construção de novos fóruns, ampliação dos que já existem, nomeação de concursados quase que diariamente, pois ainda com todos esses “privilégios” que falam, a rotatividade no tibunal é muito alta, o que inviabiliza de certa forma a prestação de serviços melhores à população uma vez que sempre se faz necessário o treinamento de novos servidores e nunca se tem um quadro que permaneça por um longo período e que esteja habituado com a rotina exigida.
    Quem tá de fora pode dizer o que quiser. Mas quem tá por dentro não tem esse direito. A realidade é essa.

  16. Sérgio

    Sabe qual é a verdade?

    É que todos que falam mal na verdade são invejosos. O promotor que enviou essa carta na realidade é frustrado por não conseguir ser juiz, e ter de se contentar em ser apenas um promotor. Se ele fosse juiz ele apoiaria este auxílio-saúde.

    Quem irá ganhar irá defende o seu lado, e quem não tem briga com quem vai receber, pois não quer ficar para trás.

    A realidade é que esse auxílio-saúde é justo, pois nem todos são juízes no TJ, sendo assim, não possuem este salário exorbitante, e nem muito menos são os mais bem pagos da República, como diz este promotor, que na verdade gosta mesmo é de se AUTO PROMOVER.

    Creio que não somente os funcionários do TJ, mas os professores, os policiais e todos aqueles que trabalham para a melhoria de nosso país deveriam receber tal benefício sim. É claro! Mas as conquistas vem aos poucos! Só porque um não está recebendo, não quer dizer que o outro também não mereça! Porque se não cada um justifica sua não concordância por mera inveja, e não por argumentos reais.

    Lembrando que até pouco tempo, éramos o TJ com os menores salários de todo o Brasil. Os técnicos judiciários passaram anos recebendo míseros R$ 1.000, salário este que sabemos que realmente é muito baixo para uma pessoa que se dedicou para estudar e passar num concurso. Não era à toa que vários não suportaram e saíram, pois nenhum tipo de assistência por risco de vida recebiam, tendo em vista que lidam com diversos tipos de pessoas no seu dia-a-dia.

    Enfim, tais funcionários merecem sim tal benefício, assim como outras classes também, mas tudo a seu tempo. Quem se revolta, é porque também queria estar recebendo isso, e por não receber quer boicotar os dos outros.

  17. Zé do Povo

    Antes de mais nada, leiam:

    “(…) Ademais, o financiamento de plano de saúde particular, com recursos do Município é inconstitucional, não importa se feito com o objetivo de manter situação pretérita.

    É fato que, os servidores não podem ter parte de seu plano de saúde custeado pelo Município. Têm a escolha de recorrer ao SUS, como todos os outros cidadãos, ou de financiar o seu próprio plano de saúde privado, como fazem tantas categorias de servidores públicos (…)”.

    Essas são palavras do próprio Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, mas em processo em que se estava decidindo o direito dos outros, dos outros servidores.

    Vide no site do TJPR o Processo Número: 409866-2, Apelação Cível, com a seguinte ementa:

    APELAÇÃO CÍVEL – AÇÃO CIVIL PÚBLICA – PLANO DE SAÚDE DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS – PREVIR-SAÚDE – REPASSE DE VERBAS PELO MUNICÍPIO PARA CUSTEIO DO PLANO DE SAÚDE – INCONSTITUCIONALIDADE DOS REPASSES – RECURSO DESPROVIDO.
    Não é possível que o Município custeie serviço particular de saúde, que beneficia apenas uma parcela dos munícipes. Isto claramente viola a Constituição Federal, em específico o princípio da universalidade da saúde pública.

    ESSE PROCESSO FOI JULGADO EM 17/06/2009.

    FAÇA O QUE EU MANDO, MAS NÃO O QUE EU FAÇO !!!!

    VERGONHA, VERGONHA!!!!

  18. Zé do Povo

    Se os caras querem plano de saúde, que paguem com o bolso e não com a verba pública. E depois ainda tem a “cara de pau” de julgar improcedente ações coletivas na área da saúde sob o argumento de que não há dinheiro público para atender tudo. Que BAITA privilégio. SUS com plano de saúde, sem fila, sem demora, afinal, é o povo que tá pagando … É prá acabá…! Enquanto isso ali no hospital, ali no centro, aqui pertinho, tem gente morrendo por falta de vaga em UTI. Poderia ter um Juiz lá, ocupando vaga de paciente do SUS, pagando através de plano de saúde com dinheiro público. O coitado do paciente SUS tava “fudido”!!! O Hospital claro, daro, daria preferência para atender convênio, só que ninguém saberia que aquele pagamento também é feito com verba pública, igualzinho o paciente que não é membro do Judiciário. A verba pública sendo usada pra pagá o atendimento dos dois. Um enfermaria, junto com um monte de gente, sem direito a acompanhante. Outro quarto com ar condicionado, frigobar, TV a cabo e de LCD. Só pra ficá nesse exemplo. Dinheiro público servindo para “acabá” com o princípio da equidade no SUS. Esse auxílio aqui, penso, é inconstitucional, muito inconstitucional … MUITO…! Se estão ganhando pouco, que busquem melhores salários, sem esses imoralismos. “O povo tá saindo da casinha”. Eu hein..! Isso tá parecendo aquela estória contada no livro “a revolução dos bichos”, pelo que minha memória fraca ainda é capaz de se lembrar. É o meu ponto de vista. Minhas escusas …

  19. Jmeri

    Parabéns Dr. que Deus çje mantenha firme, pra o senhor fazer a representação popular contra essas enfadonhas atitudes de terrorismo de segregação humana, Muito obrigado pela coragem em levantar essa bandeira. Obrigado.

  20. Indignado

    Para esse Sérgio…. Da onde que ouvisse isso que Promotor quer ser Juiz? Se fores analisar bem verás que vários Juízes sim que querem ser Promotores. Os estudantes de Direito, em sua maioria, querem ser Promotores. A instituição com maior credibilidade e retorno da sociedade é o MP. Quem ajuíza as ações, quem denuncia, quem está ao lado do povo é o Promotor. O Juiz? É inerte! Profere uma decisão que será revisada pelo TJ ou TRF ou STJ ou STF em recurso interposto pelo Promotor. Inveja do poder de decidir algo que será revisto e que tem como fundamento todo o raciocínio já lançado por uma das partes? Desse mesmo jeito, até Prefeito decide. Detran decide. Conselho de Contribuintes decide etc.
    Informe-se mais acerca das atribuições das instituições. Cada qual tem a sua importância, mas dizer que Promotor quer ser Juiz é uma demonstração de total desconhecimento acerca do papel de cada um. Entre as duas, fico com o Promotor. Sinto nas ações destes agentes públicos um verdadeiro compromisso com o interesse público e não um mero compromisso com uma escrita bonita e com a repetição das decisões dos tribunais. Não estão em uma atmosfera abstrata distante do mundo da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.