7:09Brasil esquece a lição de casa

por André Gonçalves, na coluna Conexão Brasília, do jornal Gazeta do Povo

O ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mostrou o lado B do “Brasil Maravilha” tão louvado pelos últimos governantes. Os indicadores sociais do país realmente melhoraram. A questão é que essa evolução está abaixo da média, em especial na comparação com os demais Brics – Rússia, Índia, China e África do Sul.

Há outros dados relevantes (e discrepantes). Da lista de 187 nações, o Brasil ficou em 84.º lugar e subiu uma colocação em relação ao levantamento anterior. Em compensação, é o 11.º da América Latina (atrás de Chile, Argentina, Uruguai, Cuba, México, Panamá, Costa Rica, Venezuela, Peru e Equador).

Bem pior que isso foi ficar no top ten dos países com mais desigualdade. Serve como um banho de realidade. Parece que o bonde da história passou e o brasileiro entrou, mas deixou um braço para fora da porta.

Em linhas gerais, o IDH é uma composição de dados sobre saúde, escolaridade e renda. Nessa salada, fica evidente um dos motivos para o país avançar com o freio de mão puxado. Enquanto os programas de transferência de renda como o Bolsa Família funcionam, a educação impede que o crescimento deslanche.

Entre 2005 e 2011, a renda média do brasileiro subiu de 8.260 para 10.162 dólares (18,7%). Já o número médio de anos de escolaridade aumentou de 6,6 para 7,2 anos (8,3%). Ou seja, a porcentagem de crescimento da renda foi mais que o dobro do aumento de escolaridade.

Claro que não é possível melhorar a educação num passe de mágica. Isso leva décadas, gerações. O medo é perceber que, numa economia aquecida e com pleno emprego, o brasileiro médio não chega nem a completar o ensino fundamental.

Nessa linha, há outro temor: se o Brasil ficou abaixo da média em uma onda positiva para o mundo inteiro, como é que vai ser quando a maré virar? A presidente Dilma Rousseff vem batendo na tecla de que o país está preparado para o aprofundamento da crise financeira mundial, mas os números do IDH não colaboram para essa tese. O país construiu uma economia interna capaz de suportar parte dos tremores externos, porém incompetente para competir em termos de inovação e conhecimento.

Por coincidência, a divulgação do IDH de 2011, na quarta-feira, ocorre na mesma semana da reunião de cúpula do G-20 na França. Enquanto os europeus quebravam o pau discutindo uma possível expulsão da Grécia da zona do euro, Dilma chegou ao evento criticando a forma como os países desenvolvidos têm tratado a crise. A presidente tem sim o direito de falar, assim como os colegas têm o direito de ignorar.

Os ora apedrejados gregos, por exemplo, ocupam o 29.º lugar no ranking de IDH. Outros países que também estão com a corda no pescoço, como Irlanda e Espanha, têm colocações ainda melhores – 7.ª e 23.ª, respectivamente. E o mesmo Brasil que corre para se instalar entre as cinco maiores economias do mundo anda devagar para resolver seus problemas internos.

Em meio a tantos dados e comparações, fica o dilema entre ser uma potência econômica internacional ou um bom país para todos os brasileiros. O ideal é que uma coisa leve a outra. Para que isso ocorra, no entanto, é preciso fazer a lição de casa.

Tarefa acumulada é o que não falta.

Compartilhe

2 ideias sobre “Brasil esquece a lição de casa

  1. pedro

    Com os bancos mandando no país essa é a realidade. Precisamos tomar as ruas e rediscutir os lucros do bancos nacionais. Exemplos como o Itaú e o Bradesco demonstram como a economia desvasta o povo brasileiro.
    Falta comprometimento do governo federal com a população brasileira, que adota medidas paliativas para enganar a todos.
    Curitibanos, uni-vos contra o lucro dos bancos.

  2. tony

    Por quê é difícil entender que o crescimento da renda foi muito maior do que o aumento da escolaridade? É fácil, foi por causa do Bolsa-Família, o povo recebe e os filhos não vão pra escola. Simples assim. Tony

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.