12:06Pai Santana, adeus

Da Folha.com

Morre o ex-massagista do Vasco, Pai Santana

Morreu na manhã desta terça-feira o ex-massagista do Vasco Eduardo Santana, o Pai Santana, aos 77. As causas da morte não foram informadas pelo clube, mas há tempos ele aparecia em público debilitado em uma cadeira de rodas, desde que sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em 2006.

O corpo de Pai Santana começou a ser velado às 11h, na capela Nossa Senhora das Vitórias, em São Januário, no bairro de São Cristóvão, zona norte do Rio.

Em nota, o presidente do clube Roberto Dinamite afirma que o ex-massagista era “símbolo do Vasco”. Ele também aponta Santana como um dos precursores da massagem profissional no Brasil.

“Já era difícil falar dele sem me emocionar, quando ainda estava entre nós, por conta de sua dedicação profissional e amor ao clube. Não foram poucas as vezes que, quando lesionado, ele ia a minha casa me ajudar na recuperação. Mais do que um massagista dos bons, Pai Santana era um conselheiro. Principalmente para os mais jovens que, assim como eu, chegavam ao clube cheio de sonhos, mas ainda despreparados para aguentar todas as adversidades da carreira de jogador de futebol”, diz Dinamite.

Com mais de 50 anos de Vasco, Pai Santana visitou recentemente, em junho, o estádio São Januário e foi recebido por Roberto Dinamite e jogadores como Felipe e Juninho Pernambucano. Na ocasião, ele teve a mão eternizada no muro da Colina, como parte da campanha em homenagem aos “Camisas Negras”, campeões em 1923.

Massagista, pai de santo e ex-lutador de boxe, Santana chegou ao Vasco em 1953. Ele também passou pelo Botafogo, Fluminense, Bahia e Seleção Brasileira e participou de jogos importantes do Vasco nas décadas de 1970 e 80. A sala de musculação do futebol amador do Vasco, inaugurada no dia 29 de julho em São Januário, também leva o nome do ex-massagista do clube.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.