12:06Raio X sobre emprego, trabalho e renda

Da assessoria de imprensa da Superintendência Regional do  Trabalho e Emprego  no Paraná:

SRTE/PR e DIEESE lançam anuário sobre sistema público de emprego, trabalho e renda 

A Superintendência Regional do  Trabalho e Emprego  no Paraná ( SRTE/PR)) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) lançaram nesta segunda-feira ( 31), em Curitiba, o Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, que traz informações sobre o mercado de trabalho brasileiro,  ocupação, postos de trabalho gerados e renda.

Para o superintendente regional Neivo Beraldin, o anuário é uma ferramenta extremamente importante para a construção das políticas públicas de trabalho, emprego e renda. “Os dados nos revelam que, no Paraná, das 5,5 milhões de pessoas ocupadas no Estado, em 2009, 2,2 milhões trabalharam com carteira assinada. A taxa de desocupação foi de 6,3%, o que mostra que o número de desocupados caiu num ritmo maior do que o aumento da população ativa mas a inserção ocupacional e, especialmente, a formalização, ainda são precárias. Com a análise desses números, poderemos aprimorar nossas políticas públicas e direcionar nossos esforços para iniciativas que resultem no aumento da formalização do trabalho e qualificação profissional”, afirmou.

Segundo o supervisor técnico do Dieese no Paraná, Cid Cordeiro, os dados do Anuário revelaram que, em 2010, 754 mil pessoas se inscreveram no SINE, dos quais 173 mil foram colocadas,  sendo 3.740 pessoas com deficiência. “O dado revela que a inserção de pessoas com deficiência está aquém do necessário. O mesmo se dá em relação à qualificação profissional. Em 2010, estavam inscritos em cursos de qualificação no Paraná  2.265 educandos, equivalente a 1,2% do total do país, o que revela a necessidade de mais investimentos na promoção de cursos porque há demanda e grande potencial de crescimento”, analisa. .Em relação à qualificação de mão-de-obra no Estado, o superintendente Neivo Beraldin revelou que a intenção da SRTE/PR é oferecer mais cursos que atendam às demandas do mercado de trabalho. “ Tenho dialogado com os dirigentes do sistema S ( entidades como SESI, Senai,  Senac, SESC), com lideranças da Federação das Indústrias ( Fiep) e da Organização de Cooperativas do Estado ( Ocepar) para construirmos juntos um modelo de qualificação que efetivamente possa inserir os jovens, especialmente aprendizes e os que buscam o primeiro emprego. Nossa meta é passar de 12 mil jovens aprendizes para 50 mil. O Paraná precisa oferecer cursos de qualidade, de acordo com o perfil sócio-econômico regional do Estado, para que esses jovens tenham mais oportunidades de emprego ”, diz.Participaram do lançamento do Anuário, o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia solidária, Luiz Claudio Romanelli; o secretário municipal de Trabalho e Emprego de Curitiba, Paulo Bracarense e técnicos de várias secretarias estaduais, municipais e da SRTE/PR.
Anuário – Disponível em seis volumes, contém dados relacionados às políticas públicas de emprego, trabalho e renda. Cada livro trata sobre um tema diferente, como mercado de trabalho, intermediação de mão-de-obra, qualificação social e profissional, seguro desemprego, economia solidária e o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (Proger) e nesta edição um específico sobre o mercado de trabalho para a Juventude.
A publicação retrata a heterogeneidade estrutural do mercado de trabalho brasileiro, refletida na diversidade de ocupações; indicadores sobre programas e políticas públicas voltadas para a disseminação das informações sobre mercado de trabalho, intermediação de mão de obra, seguro desemprego, qualificação profissional, economia solidária e programa de geração de emprego e renda.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.